Pomba leva uma trança para Tonico

LAURA AVISA QUE VAI À CIDADE E quando voltar, se Raquel estiver na fazenda, ela vai embora. Chico sugere que Raquel se mude. Raquel aceita desde que permaneça em Passaperto e não no campo. Miguel mente que resolveram ficar para acompanhar a investigação sobre Ana, mas Escobar não acredita. Belinda faz ciúmes a Galileu, dando uma volta com Ciro. Chico leva Raquel para se hospedar temporariamente na pensão e busca uma casa para alugar. Florinda chora quando Ciro é ríspido com ela. Trajano não agüenta a recordação de Madalena e vai dormir na cela de Brasil, que precisa ir se deitar na praça. Henrique acorda e dá de cara com Miguel e Laura. Miguel pergunta se Ana está realmente viva. Henrique mais uma vez ameaça Ana, caso Laura não fique com ele e promete uma prova de que ela está viva. Madalena vai à delegacia e se depara com Trajano de pijama e despenteado. Brasil interrompe quando Trajano está prestes a se declarar. Henrique manda Germano vasculhar a gruta. Tonico encontra uma trança trazida da gruta por uma pomba branca. Doralice acha melhor jogar fora. Faustino sugere que seja deixada no rio.

Capítulo 78 de sábado, 2/2/2008

Laura exige que Raquel vá embora

CHICO SE ESQUIVA DE RESPONDER. Raquel diz que está apaixonada por ele, mas irá embora. Ele pede que ela fique, desde que não toque mais no nome de Ana. Raquel cisma que Ana está viva. Galileu sai. Magnólia garante a Belinda que Viriato está dormindo. Galileu pede que Edith mantenha segredo ao descobrir uma abóbora gigante em sua horta. Galileu diz a Belinda que conseguiu um grande feito, mas não o revela. Raquel manda um bilhete para Henrique por Valdenor. Tonha fica enciumada ao vê-los conversando. Raquel pede uma trégua para Henrique e afirma ter certeza de que Ana está viva, sendo mantida escondida por Chico. Guilhermina recebe uma carta com uma declaração de amor de Clemente. Teresa fala que ainda não namorou Clemente e Guilhermina reage, alertando que ela não pode magoá-lo. Henrique mostra o vestido vermelho de Ana, diz que ela está em seu poder e exige que Laura se case com ele para libertá-la. Miguel se desentende com Henrique, que avisa que caso Laura não concorde, Ana corre risco. Guará aconselha Belinda a dizer que tem outro homem em sua vida. Miguel quer procurar Trajano, mas Laura teme a ameaça de Henrique. Laura e Miguel avisam Inácio que vão ficar em Passaperto. Laura volta para a casa do pai e exige que Raquel vá embora.

Capítulo 77 de sexta, 1/2/2008

Raquel questiona Chico sobre Ana

CHICO DEFENDE RAQUEL. HENRIQUE diz que Raquel o traiu e é sua inimiga agora. Chico expulsa Henrique de sua casa. Viriato faz um discurso sobre a carta e ninguém presta atenção. Inácio diz a Cândida que Henrique insuflou um ataque contra a paróquia, incitou os romeiros e prendeu Laura e Miguel e que da próxima vez dará queixa. Ciro elogia Belinda. Galileu interrompe. Escobar teme que Henrique fique cada vez mais perigoso. Miguel diz que pretende mesmo ir embora com Laura, para evitar novos problemas. Miguel pede Laura em casamento. Ela aceita emocionada. Galileu reclama por Belinda aceitar os elogios de Ciro. Belinda o acusa de ter um caso com uma mulher ruiva. Inácio insiste para que Miguel, Laura e Iraci permaneçam na cidade. Laura responde que o melhor a fazer é ficar longe de Henrique. Chegam flores na casa de Belinda, que suspira. Chico sofre quando Laura afirma que pretende mesmo ir embora. Chico concede a mão de Laura a Miguel. Cândida reprime Henrique, que diz ter sido traído por todos e promete lutar para conseguir Laura. Raquel conta a Chico que o milagre de Henrique foi encenação. Raquel pergunta a Chico se Ana está viva.

Capítulo 76 de quinta, 31/1/2008

Henrique se enfurece com Raquel

HENRIQUE E MIGUEL SE desentendem. Germano e os romeiros correm para balsa ao ver que Miguel está levando a melhor. Lázaro vai buscar reforços. Os romeiros imobilizam Laura e Miguel e levam-nos para a gruta. Lázaro pede a Inácio ajuda para chamar a população. Henrique manda Laura ficar de joelhos e pedir perdão à Virgem. Laura se nega. Henrique incita os romeiros. Miguel pede que Henrique deixe Laura ir embora. Henrique exige que os dois jurem diante da Virgem que vão se separar. Inácio chega com algumas pessoas e intimida Henrique. Escobar se posta na frente de Inácio, quando os romeiros se aproximam. Inácio mostra a carta e diz que Miguel não é mais padre. Guará pede ajuda para colar cartazes com a reprodução do documento. Miguel diz aos romeiros que alguém deve ter forjado o desabamento. Inácio liberta Laura de sua promessa na frente de todos. Os romeiros se retiram. Ciro decide fazer uma reportagem sobre a carta de liberação. Chico diz a Valdenor que Henrique vai ter que se conformar. Henrique fica furioso com Raquel por não ter destruído a carta.

Capítulo 75 de quarta, 30/1/2008

Henrique impede fuga

HENRIQUE CHAMA GERMANO E garante que vai acabar com a alegria de Miguel. Purezinha se despede de Laura e Iraci. Henrique conclama os romeiros contra Laura e Miguel. Germano simula um desmoronamento na gruta.  Os romeiros, insuflados, se agitam e saem da gruta, com estardalhaço. Guará tenta entender o que está escrito na carta. Inácio chora e é consolado por Escobar. Eulália corre para se despedir de Laura e a convida para ser madrinha de seu casamento. Miguel insiste que devem partir logo. Galileu se recusa a ler a carta de Miguel. Inácio vibra ao ler que o pedido de Miguel foi atendido e pede para que espalhem a notícia. Guará pede que Dioclécio tire uma foto do documento. Raquel se instala na fazenda. Viriato flagra Ciro e Florinda juntos. Miguel, Laura e Iraci se aproximam da balsa e se assustam ao ver que Henrique é o barqueiro. Henrique avisa que veio buscar Laura.

Capítulo 74 de terça, 29/1/2008

Raquel avisa Henrique sobre a ida de Laura

MIGUEL DIZ QUE AINDA NÃO aprontou nada ainda e que só poderão embarcar no dia seguinte. Laura e Iraci ficam hospedadas na casa paroquial. Cândida manda Doralice servir o almoço de Raquel na cozinha e a enfermeira decide ir embora. Belinda pega as roupas de Diogo para lavar e pede que Purezinha não conte a Galileu. Ciro faz galanteios a Belinda. Raquel chora e se despede de Chico. Ele a convida para ficar na fazenda e conta que Laura foi viver com Miguel. Guará diz a Belinda que viu como Ciro a cortejou. Escobar faz questão que Miguel, Laura e Iraci fiquem em sua casa em São Paulo. Magú distrai Trajano para que Gaspar e Guilhermina namorem. Clemente diz a Gaspar que sempre gostou de Guilhermina. Cidinha reage ao abrir a janela e ver Brasil e a Euterpe em uma serenata. Cidinha e Brasil namoram na praça. Trajano aparece contando sobre a falta que sente de Madalena. Brasil resolve aconselhar o chefe e se esquece de Cidinha.  Brasil interrompe Clemente quando ele ia se declarar para Guilhermina. A carta enviada para Miguel, o liberando do sacerdócio, é encontrada na cadeira de rodas de Henrique por Nezinho e Guará. Miguel, Iraci e Laura se despedem e saem da casa paroquial. Raquel conta a Henrique que Laura está indo embora de Passaperto.

Capítulo 73 de segunda, 28/1/2008

Florinda e Escobar se beijam

LAURA PEDE A IRACI QUE PREPARE sua mala também e que chame Valdenor para levá-las à cidade. Argemiro desabafa com Madalena sobre o casamento com Eulália. Madalena sugere que ele termine o falso noivado. Argemiro confessa que acabou se apaixonando por Eulália sem querer. Florinda fica animada com os preparativos para o casamento. Eulália conta a Florinda o que combinou com Argemiro para a hora da cerimônia. Argemiro toma coragem para conversar com Eulália sobre o que está sentindo. Eulália se declara para ele. Argemiro aproveita para dizer que a ama também. Argemiro pede Eulália em casamento, desta vez de verdade. Os dois se beijam apaixonados. Padre Inácio pede a Miguel que espere uma decisão de Roma antes de ir embora com Laura. Miguel teme que padre Inácio perca a paróquia se ele esperar. Miguel pede perdão a padre Inácio por seus pecados. Chico ordena que Valdenor leve a mala de Laura de volta para o quarto. Laura convence Chico de seu amor por Miguel e explica que está fugindo para não prejudicar mais padre Inácio. Chico pede a Laura que volte quando tudo se acalmar. Laura e Chico se despedem. Viriato avisa Magnólia que eles irão viajar para a festa de aniversário do interventor. Cidinha os lembra que a festa será no mesmo dia do casamento de Eulália e Florinda. Viriato decide convidar o interventor para o casamento. Laura pede a Valdenor e Tonha que tomem conta de Chico em sua ausência. Florinda está preocupada com Escobar, que anda triste, e o procura. Durante a conversa, ela tenta consolá-lo e os dois se beijam. Laura avisa Miguel que já está com tudo pronto para partir.

Capítulo 72 de sábado, 26/1/2008

Laura começa a arrumar as malas

MIGUEL EXPLICA A PADRE INÁCIO que a única forma de acabar com as provocações de Henrique é ele ir embora de Passaperto. Padre Inácio lamenta. Elisa, Jacinto e Tonico perturbam Nezinho para que ele dê um nome para a mula. Laura quer saber o que Chico conversou com Henrique. Chico mente e diz que Henrique falou sobre a abertura de um laticínio. Nezinho pede a padre Inácio que batize sua mula. Padre Inácio avisa que o máximo que poderá fazer é abençoá-la. Miguel conta a Laura que padre Inácio corre o risco de perder a paróquia. Miguel e Laura combinam ir embora. Viriato quer saber o que Cândida conversou com o interventor. Cândida diz a Viriato que descobriu diversas coisas sobre ele. Laura e Miguel comunicam Iraci sobre sua decisão. Laura avisa Iraci que ela irá junto com eles. Florinda, Eulália, Ciro e Argemiro tentam chamar a atenção de Viriato, mas ele sequer repara neles. Viriato autoriza Cidinha a liberá-los para marcar o casamento para quando quiserem. Magnólia acha que se Cândida tinha algo contra Viriato para apresentar ao interventor é porque alguém o traiu. Florinda pede a Ciro que marque o casamento rápido. Miguel revela a Chico que pretende se casar com Laura e ir embora. Chico o expulsa de sua casa. Laura diz a Chico que ele não pode impedi-la de fazer o que deseja. Chico manda Valdenor vigiar a casa para evitar que Laura vá atrás de Miguel. Eulália diz a Argemiro que ele não precisa se preocupar com o falso casamento e que pode dizer que não a aceita como mulher na hora em que padre Inácio perguntar. Laura começa a arrumar suas malas.

Capítulo 71 de sexta, 25/1/2008

Miguel decide deixar Passaperto com Laura

HENRIQUE PROMETE DINHEIRO PARA os peões que conseguirem retirar o saco do meio das pedras. Guará oferece duas calças e um colete a Nezinho em troca de informações sobre o que Galileu e Viriato andam fazendo. Diogo convida Teresa para conhecer sua loja. Diogo tenta beijá-la, mas ela recua. Germano entrega a Henrique o saco que encontrou na gruta com o vestido vermelho de Ana. Henrique pede a Germano que esconda o vestido no porta-malas do carro de Cândida. Viriato prepara seu discurso para a inauguração da loja e do posto médico. Trajano proíbe Maria Augusta, Teresa e Guilhermina de ir à inauguração da loja de Diogo. Henrique leva o vestido de Ana para Chico e o acusa de tê-la enterrado na gruta. Após a discussão com o filho, Chico sente dores no peito. Madalena vai à delegacia levar o almoço para Trajano e tentar animá-lo. Trajano a despreza e ela sai furiosa. Brasil se aconselha com Madalena sobre como conquistar uma mulher. Madalena sugere que ele faça uma serenata para Cidinha. Laura desconfia que Chico e Henrique tenham descoberto algo sobre Ana. Galileu se oferece para ajudar Brasil a fazer uma serenata para Cidinha e finalmente ganhar um beijo. Laura pede a Iraci que fique de olho em Chico. Miguel dá as boas vindas a padre Inácio. O padrinho diz a Miguel que se não conseguir administrar os transtornos com os romeiros o cardeal irá transferi-lo para outra paróquia. Miguel avisa padre Inácio que ele não terá que sair da cidade, pois está disposto a ir embora de Passaperto com Laura.

Capítulo 70 de quinta, 24/1/2008

Germano encontra um saco na gruta

HENRIQUE TEM CERTEZA DE QUE Chico escondeu Ana entre as pedras da gruta. Magnólia e Belinda decidem investigar sobre a suposta amante de Viriato e Galileu. Guará promete ajudá-las a descobrir tudo. Magnólia sugere a Belinda que elas finjam que está tudo bem para que os maridos não desconfiem de nada. Cândida pede a Raquel que volte para São Paulo. Henrique enfrenta Cândida e ordena que Raquel continue morando com eles. Diogo encontra uma casa para abrir sua loja e negocia o aluguel com Nezinho. Chico fica furioso ao ver Germano e os peões cavando na gruta e os expulsa. Chico reza para a santa não deixar ninguém perturbar o sossego de Ana. Diogo pega o adiantamento do aluguel da loja com Ciro. Belinda fica animada com o novo negócio de Diogo, já Galileu condena a loja de Diogo. Gaspar, Guilhermina, Laura e Miguel comemoram o fim das obras no posto médico. Escobar desabafa com Florinda sobre a falta que sente de Ana. Henrique ordena que os peões voltem à gruta à noite. Os peões encontram um vão entre as pedras. Belinda e Dulcina ajudam Diogo a montar a loja. Miguel se prepara para celebrar a missa, mas a igreja está vazia. Miguel descobre que os romeiros estão impedindo as pessoas de entrar na igreja, mas se surpreende ao ver que Lázaro veio assistir sua missa. Madalena aparece para a missa também. Henrique pega um pedaço de pano vermelho entre o vão na gruta. Henrique reconhece o pano como parte de um vestido de Ana. Henrique dá uma desculpa para manter os romeiros afastados da gruta. Germano consegue mexer a pedra e encontra um saco.

Capítulo 69 de quarta, 23/1/2008

Henrique decide procurar Ana na gruta

MIGUEL SE ASSUSTA COM A   proposta de padre Inácio. Maria Augusta, Guilhermina e Teresa querem saber por que Trajano e Madalena não estão mais juntos. Trajano explica que Madalena traiu sua confiança. Madalena desabafa com Purezinha. Madalena explica a Maria Augusta que seu coração ficou dividido entre Trajano e João. Maria Augusta se oferece para ajudá-la a reconquistar Trajano. Madalena agradece e explica que precisa de um tempo para se decidir. Dioclécio conta a Trajano as dificuldades que Madalena passou com João. Laura vai tirar satisfações com Henrique sobre a confusão com os romeiros. Henrique promete não prejudicar mais padre Inácio se ela se casar com ele. Laura e Henrique discutem. Cândida pede a Laura que respeite Henrique, pois ele será o futuro prefeito. Henrique manda Raquel usar seu charme para descobrir com Chico o que aconteceu com Ana. Raquel posa de mulher rejeitada para se aproximar de Chico, que explica que não há lugar para outra mulher em sua vida. Brasil chama Miguel para depor. Laura o acompanha. Miguel revela a Trajano que Ana lhe entregou um bilhete pedindo para proteger Laura caso algo ruim acontecesse. Laura explica a Trajano que Ana queria que Miguel impedisse sua união com Henrique. Gemano perde Chico de vista dentro da gruta novamente. Guará ouve uma conversa entre Galileu e Viriato e desconfia que eles estejam falando de uma amante. Guará conta a sua versão da conversa a Magnólia e Belinda. Henrique decide vasculhar toda a gruta atrás de Ana. Henrique pede a Germano que comande os peões para que nenhuma pista passe despercebida.

Capítulo 68 de terça, 22/1/2008

Inácio pede que Miguel fique em seu lugar

MIGUEL PERCEBE QUE HENRIQUE quer apenas provocá-lo e vai embora. Belinda pede a Purezinha que negue abrigo a Diogo na pensão para que ele volte para casa. Viriato autoriza Ciro a liberar os carnês de contribuição provisória para o posto médico. Viriato instrui Ciro a começar a cobrar dos comerciantes. Purezinha avisa Diogo que a pensão está lotada. Ciro se oferece para dividir o quarto com Diogo. Os romeiros pedem a Laura que deixe Miguel e se case com Henrique. Miguel revela a Laura que foi Henrique quem os instigou contra eles. Henrique entrega dinheiro a Nestor para que ele continue provocando os romeiros contra Laura e Miguel. Trajano pressiona Galileu a revelar o responsável pelo sumiço dos vidros. Galileu se atrapalha e dá a entender que Diogo foi o culpado. Ciro escreve uma matéria sobre a revolta dos romeiros contra Miguel. Diogo avisa Belinda que irá morar com Ciro. Diogo humilha Galileu. Padre Inácio se recusa a pagar o imposto para Ciro. Cândida avisa Henrique que ele terá que se casar com Laura a qualquer custo. Cândida se surpreende com a recuperação de Henrique. Cândida revela a Henrique que já acertou tudo com o interventor para que ele seja o próximo prefeito. Trajano proíbe Diogo de entrar em sua casa. Padre Inácio encontra a fachada da igreja com pichações contra Miguel. Padre Inácio teme que a manifestação dos romeiros assuma proporções maiores. Padre Inácio recebe um telegrama do arcebispo para ir a São Paulo. Escobar teme que Padre Inácio receba uma advertência. Padre Inácio pede a Miguel que o substitua em sua ausência.

Capítulo 67 de segunda, 21/1/2008

Miguel confronta Henrique

PADRE INÁCIO TENTA ACALMAR OS romeiros. Nestor acusa Miguel de ser herege. Miguel apaga o fogo do boneco. Brasil tenta controlar os romeiros. Maria Augusta, Teresa e Guilhermina desconfiam que Madalena e Trajano estejam brigados. Laura desconfia que Henrique esteja por trás da confusão com os romeiros. Miguel fica furioso. Belinda culpa Galileu pelo mau comportamento de Diogo. Galileu tenta convencê-la que fazer Diogo reconhecer seu próprio erro é a melhor forma de educá-lo. Galileu e Belinda discutem. Ciro sugere a Florinda simular uma gravidez para adiantar o casamento. Viriato teme que Cândida o tire da prefeitura. Magnólia não sabe mais como animá-lo. Brasil leva flores para Cidinha. Cidinha se atrapalha na cozinha e Brasil não ganha nem um beijo. Galileu conta a Viriato que Lídio é inocente e o convence a contratá-lo novamente. Trajano decide continuar as investigações até descobrir quem foi o culpado. Galileu expulsa Diogo de casa. Belinda conforta Diogo. Germano vai atrás de Chico na gruta, mas o perde de vista. Henrique pede a Germano que continue vigiando Chico. Diogo avisa Ciro que foi expulso de casa e pede que ele arrume logo o dinheiro para abrirem a loja. Eulália vê os dois conversando e fica cismada. Ciro tenta convencer Viriato a investir em uma loja de produtos sagrados para conquistar mais eleitores e incentivar o turismo e o comércio na cidade. Viriato autoriza Ciro a fazer o requerimento de verba para abrir a loja. Miguel vai tirar satisfações com Henrique.

Capítulo 66 de sábado, 19/1/2008

Romeiros exigem que Miguel deixe a cidade

CHICO SE IRRITA COM A INSINUAÇÃO de Trajano de que teria sumido com Ana após saber que ela o traía. Magnólia pede ajuda a Florinda, Eulália e Cidinha para agilizar a inauguração do posto médico e deixar Viriato mais animado. Diogo confessa a Galileu que pegou os frascos dos remédios para vender água santa aos romeiros. Galileu não se conforma por Lídio ter sido demitido injustamente. Belinda convence Galileu a não entregar Diogo à polícia. Magnólia diz a Escobar que irá contribuir financeiramente para a inauguração do posto médico. Magnólia pede a Laura que avise Cândida que em breve Florinda irá se casar. Diogo pede dinheiro emprestado a Henrique para montar sua loja. Henrique alega que não pode se juntar a Ciro, já que ele será seu sócio. Henrique diz a Miguel que ele jamais poderá se casar com Laura, pois ele pretende pedir sua excomunhão. Raquel sugere que Henrique vá à gruta agradecer pelo suposto milagre na frente dos romeiros. Eulália revela a Laura que seu namoro com Argemiro é de mentira. Laura a aconselha a se aproveitar da situação para ser notada por ele. Eulália pede conselhos a Purezinha sobre como agradar Argemiro. Henrique diz aos romeiros que Laura não cumprirá a promessa para ficar com Miguel. Os romeiros protestam. Miguel diz a Laura que desconfia que seu berço tenha sido abandonado por um homem. Miguel promete ajudar Laura a descobrir a verdade sobre sua vida. Galileu pede desculpas a Lídio. Tonha desconfia que Diogo seja o culpado. Os romeiros queimam um boneco representando Miguel em frente à casa paroquial e exigem que ele deixe a cidade.

Capítulo 65 de sexta, 18/1/2008

Trajano decide interrogar Chico

CHICO FICA PASMO DIANTE DA acusação de Henrique. Chico e Henrique discutem. Chico passa mal. Laura ouve a discussão e expulsa Henrique. Chico desabafa com Laura sobre a falta que sente de Ana. Iraci diz a Tonha que ouviu a conversa entre Henrique e Chico, mas que tem certeza de que Ana está viva. Madalena conta a Trajano sobre seu romance com João. Trajano avisa a Madalena que a relação deles passará a ser de funcionária e patrão. Viriato desconfia que Lázaro tem alguma informação sobre a viagem de Cândida. Viriato pede a Ciro que suborne Lázaro até descobrir algo. Belinda diz a Magnólia que desconfia que Viriato e Galileu estejam saindo com outras mulheres. As duas decidem tirar a história a limpo. Raquel pergunta a Argemiro sobre a cadeira de rodas. Elisa, Jacinto e Nezinho doam a cadeira para o posto médico. Miguel e Escobar alertam Laura que Henrique pode mesmo saber algo que Chico tenha feito contra Ana. Escobar revela a Trajano que Ana fugiu para encontrá-lo em São Paulo e começar uma vida nova. Trajano acha que Chico pode ter feito algo ao descobrir a traição. Lázaro diz a Ciro que Cândida viajou em busca de um especialista para curar Henrique. Viriato fica aliviado ao saber o motivo da viagem. Tonha e Iraci revelam a Trajano que Cândida conversou com Chico no dia do desaparecimento de Ana. As duas explicam que Chico ficou furioso com a conversa e foi atrás de Ana. Trajano decide interrogar Chico. 

Capítulo 64 de quinta, 17/1/2008

Henrique acusa Chico de sumir com Ana

LAURA DIZ A HENRIQUE QUE TEM certeza de que o milagre foi forjado e que agora se sente livre para ficar com Miguel. Henrique fica descontrolado. Madalena descobre que dois soldados procuraram Trajano atrás de João. Henrique pensa em uma forma de encontrar Ana e reconquistar Laura. Henrique se certifica com Raquel se ela realmente destruiu a carta do Vaticano. Jacinto, Elisa e Nezinho brincam com a cadeira de rodas. Purezinha pede que eles tomem cuidado. João se despede de Madalena. Edith solicita a Galileu que chame Viriato para conversar com ela. João é surpreendido por dois soldados ao sair da pensão. Madalena não consegue alertá-lo. João é algemado. Trajano vê tudo. Laura conta a Miguel e padre Inácio sobre a conversa que teve com Henrique. Inácio teme que Henrique não desista de Laura tão facilmente. Trajano exige que Madalena o encontre para conversar sobre a prisão de João. Edith alerta Viriato sobre a visita de Ciro, mas o descreve como se fosse Henrique. Viriato acha que é Henrique quem está investigando sua vida. Viriato pede a Edith que redobre a vigilância com André. Miguel se declara para Laura. Magnólia repreende Viriato por chegar tarde em casa. Trajano interroga Henrique, que afirma que nunca se desentendeu gravemente com Ana. Henrique acusa Faustino e Doralice de traí-lo. Belinda fica com ciúmes das clientes de Galileu. Galileu aconselha Viriato a apresentar André como seu filho antes que seja desmoralizado durante a campanha eleitoral. Henrique acusa Chico de ter desaparecido com Ana. 

Capítulo 63 de quarta, 16/1/2008

Laura desmascara Henrique

VIRIATO DESCONFIA QUE CÂNDIDA esteja planejando algo para prejudicá-lo. Cidinha avisa Viriato e Magnólia sobre o milagre de Henrique. Henrique explica a Laura que sentiu uma força inexplicável quando a viu em apuros e, por isso, conseguiu se levantar. Nestor sugere que os romeiros o acompanhem à gruta para agradecer o milagre. Henrique convida Laura para comemorar a graça recebida em sua casa. Henrique avisa aos romeiros que não irá mais impedir a demolição da gruta. Doralice diz a Trajano que Ana lhe entregou um bilhete para Miguel. Doralice explica que logo após pegar o bilhete viu Ana discutindo com Henrique. Viriato pede conselhos a Cidinha sobre como agradar o povo. Dulcina visita Lídio na fazenda. Miguel e Padre Inácio desconfiam que Henrique tenha armado o milagre para ficar com Laura. Escobar explica a Laura que a recuperação de Henrique já era esperada e que ele pode ter forjado o milagre. Laura decide ir à casa de Henrique para ver até onde ele é capaz de mentir. Henrique e Raquel comemoram o golpe do milagre. Chico fica feliz com a recuperação de Henrique, sem desconfiar da armação. Padre Inácio pede a Escobar que explique aos romeiros que a recuperação de Henrique foi uma cura médica e não um milagre. Chico interfere e discorda de Escobar. Os romeiros o apóiam. Ciro vai à casa de Edith buscar informações sobre André. Edith manda André se esconder e finge não saber de nada. Viriato diz a Ciro que a única forma de desmascarar Henrique é provar que o milagre foi falso. Laura acusa Henrique de ter mentido apenas para se casar com ela.

Capítulo 62 de terça, 15/1/2008

Henrique forja milagre

CÂNDIDA NÃO REVELA A HENRIQUE o que descobriu sobre Viriato. Cândida fica confiante de que Henrique será o próximo prefeito. Purezinha repreende Madalena por ter deixado João se esconder em seu quarto. Madalena revela a Purezinha que ainda gosta de João. Lídio é demitido e decide trabalhar na fazenda. Laura pede a ajuda de Iraci para devolver os presentes de casamento. Chico volta abatido da gruta. Laura estranha ao ver que Lázaro a presenteou com um relógio escrito Regina. Eulália pede a Florinda que não conte a Ciro sobre a farsa de seu namoro com Argemiro. João avisa Madalena que irá partir ao anoitecer. Miguel desconfia que Lázaro quis dar uma pista a Laura sobre suas origens. Miguel aconselha Laura a conversar com Lázaro. Argemiro revela a Madalena que seu namoro com Eulália é apenas para que Florinda possa se casar logo. Argemiro confessa a Madalena que sempre foi apaixonado por Florinda. Lazáro conta a Laura que Regina era sua filha. Gaspar e Escobar ficam ansiosos para a inauguração do posto médico. Trajano pede a Brasil que traga Doralice o quanto antes para ser interrogada. Guará diz a Dioclécio que viu Brasil levando Doralice e Faustino para a delegacia. Henrique vai ao posto médico conversar com Laura. Viriato e Henrique discutem sobre a eleição. Henrique agradece as orações dos romeiros para sua recuperação. Raquel provoca os cavalos com um grampo e a carroça vai para cima de Laura. Henrique levanta da cadeira de rodas e salva Laura antes que ela seja atingida. Os romeiros ficam maravilhados com o milagre. 

Capítulo 61 de segunda, 14/1/2008

Purezinha flagra João no quarto de Madalena

HENRIQUE SE AFASTA       silenciosamente. Henrique agradece por Miguel ter feito companhia a Laura. Miguel vai embora e Henrique diz que estava sentindo muitas saudades de Laura. João conta que passou os cinco últimos anos fugindo e não pôde se comunicar com Madalena. Ela diz que continuou vivendo e agora está namorando. Madalena obriga que ele passe a noite no seu quarto para fugir de seus perseguidores. Henrique garante a Chico que em breve estará de pé para entrar com Laura na igreja. Ele conta para Raquel que viu Laura e Miguel se beijando e que vai arrumar um jeito de apressar o casamento. As famílias de Viriato e Purezinha e Ciro confraternizam. Brasil chega a convite de Cidinha. João dorme em um colchão ao lado da cama de Madalena e agradece o que ela está fazendo por ele. Iraci teme que Laura sofra por não cumprir a promessa. Raquel entra no quarto de Chico e o beija. Miguel diz a Escobar que viveu o dia mais feliz de sua vida. O médico pede que ele tome cuidado com Henrique, pois o rapaz pode ter visto o beijo e disfarçado. Henrique entra no quarto de Laura e a observa dormindo. Ele vê Chico entrando na gruta com um buquê de flores. Madalena avisa João que seus perseguidores estão na pensão e o tranca no quarto. João se esconde embaixo da cama, mas é descoberto por Purezinha. Cândida reclama porque Henrique dormiu na casa de Chico. Ela diz que vai se reunir com o interventor do estado porque descobriu algo grave contra Viriato.

Capítulo 60 de sábado, 12/1/2008

Henrique vê Laura e Miguel se beijando

JOÃO CONFESSA QUE ESTÁ SENDO procurado como desertor. Madalena diz que Trajano não pode saber de nada e marca um encontro com ele na pensão. Valdenor garante a Lídio que vai encontrar o culpado. Magnólia decide convidar Ciro e a família de Argemiro para um sarau. Purezinha adora o convite. Dulcina defende Lídio, enquanto Diogo o ataca. Inácio manda Galileu retirar a queixa, pois Lídio é honesto. Galileu não concorda. Chico e Iraci intercedem por Lídio e Trajano o liberta. Valdenor e Tonha se emocionam com a defesa feita pelos patrões. Brasil faz planos de continuar morando na delegacia depois de se casar com Cidinha. Eulália pega Ciro mexendo nos arquivos da prefeitura e ele disfarça que está interessado em comprar um terreno na beira do rio. Laura e Miguel se divertem juntos e fazem planos para o futuro. Germano observa escondido o casal namorando. Ciro diz a Cândida que as terras por onde a ponte deveria passar estão registradas no nome de André Palhares. Cândida fica tensa e manda Ciro parar de investigar isso. Diogo pede permissão para namorar Teresa e Gaspar pede autorização para namorar Guilhermina. Trajano concorda, mas garante que vai vigiar pessoalmente o namoro. Dioclécio e Guará incentivam Clemente a namorar Guilhermina. Raquel diz que Henrique precisa continuar com as sessões de fisioterapia para manter as aparências. Germano conta o que viu para Henrique e ele decide sair. Clemente vê Guilhermina beijando Gaspar e vai embora muito triste. Madalena reclama que Trajano não namora mais com ela, pois passa o tempo todo vigiando as filhas. João entra escondido no quarto de Madalena. Miguel e Laura se beijam. Henrique flagra o beijo sem ser visto.

Capítulo 59 de sexta, 11/1/2008

João Antônio surpreende Madalena

MIGUEL FICA ARRASADO POR CAUSA da promessa. Inácio diz que somente Laura poderá desfazer a promessa. Ela diz a Miguel que nada irá separá-los. Miguel desconfia quando Laura conta que Henrique fez a promessa diante de romeiros. Os dois chegam à conclusão que pode ser uma farsa. Miguel diz que não recebeu ainda a resposta do Vaticano e eles combinam de continuar se encontrando em segredo. Eulália fica feliz por namorar Argemiro. Ele se lamenta por não estar com Florinda. Lídio garante a Trajano que não roubou nada e abre sua gaveta para provar. Trajano encontra uma sacola com os remédios e prende Lídio. Laura guarda todo o equipamento para o posto médico na casa paroquial. Ciro e Diogo brindam à futura loja de objetos religiosos. Muitas pessoas ajudam na reforma do posto. Guilhermina avisa Gaspar que o pai deu permissão para os dois namorarem. Dulcina se emociona ao ver Lídio na cela. Diogo se faz de vítima por ter sido acusado por Galileu. Belinda bajula o filho. Laura e Miguel fazem um piquenique. Dulcina avisa Valdenor e Tonha sobre a prisão de Lídio. Miguel conta que não sabe nada sobre sua origem e que foi criado por Inácio no orfanato. Laura diz que eles têm este ponto em comum, pois ela também não sabe quem são seus pais verdadeiros. Lídio jura para os pais que é inocente. Viriato manda Eulália preparar a demissão de Lídio. Madalena se assusta quando João Antonio segura seu braço na rua. 

Capítulo 58 de quinta, 10/1/2008

Laura pede ajuda a Inácio

HENRIQUE PEDE QUE LAURA   prometa que vai se casar com ele se a Virgem fizer o milagre. Laura ameaça ir embora. Henrique e os romeiros insistem e ela faz a promessa à Virgem. Nezinho troca o colchão que estava com Nestor por um novo e o romeiro começa a achar que suas preces estão sendo atendidas. Miguel diz a Inácio que, mesmo que a Igreja não o dispense, ele largará a batina. Laura conta que fez a besteira de prometer se casar com Henrique. Iraci diz que ela jamais devia ter prometido isso à Virgem. Henrique garante a Raquel que em breve haverá casamento. Trajano considera Henrique o principal suspeito do desaparecimento de Ana, embora mantenha na lista Cândida, Germano, Valdenor, Faustino e Chico. Florinda confessa para a mãe que foi nadar na cachoeira com Ciro. Argemiro nem pega na mão de Eulália, ciente que o namoro é só fingimento. Madalena acaba o serviço para namorar Trajano. Teresa e Guilhermina declaram que são contra o casamento e só vão mudar de idéia quando puderem namorar também. Madalena defende as meninas e Trajano acaba concordando. Galileu diz a Belinda que sumiram muitos frascos de seu laboratório e Diogo acusa Lídio. Dulcina o defende, mas Galileu resolve dar queixa. Eulália beija Argemiro e ele gosta. Lídio diz a Trajano que ficou cuidando do balcão a pedido de Diogo e é inocente. Ciro decide colocar uma prova do crime nas coisas de Lídio. Laura pede que Inácio a liberte da promessa de se casar com Henrique.

Capítulo 57 de quarta, 9/1/2008

Henrique simula promessa para a Virgem de Pedra

EDITH LEVA ANDRÉ EMBORA. Magnólia tem uma crise de ciúmes ao ver Cândida e Viriato juntos. Cândida pergunta a Viriato por que ele não quer a ponte naquele lugar. Viriato pede que ela tenha piedade, pois André precisa de cuidados especiais. Cândida avisa que a ponte passará exatamente ali. Magnólia desconfia quando Florinda chega em casa com o cabelo molhado. Purezinha pega o colchão de Nezinho para colocar no sol e estranha o peso. Laura e Miguel se encontram na cachoeira, como no dia em que se conheceram. Ele diz que não adianta fugir do destino e beija Laura. Ela se sente culpada por Henrique. Cândida manda Ciro descobrir quem é o dono das terras por onde a ponte vai passar. Uma mula começa a mastigar o colchão de Nezinho. Escobar examina Henrique e diz que ele já está forte para voltar a andar. Henrique é colocado em pé e forja um tombo. Ele diz a Laura que está condenado à cadeira de rodas. Laura promete ir com ele rezar na gruta. Doralice conta para Escobar que Ana deu um tapa em Henrique uma vez. Purezinha dá o colchão de Nezinho para Nestor. Nezinho se descontrola quando descobre. Henrique reza na gruta e promete que, caso ele volte a andar, vai mandar rezer uma missa no dia do seu casamento com Laura. 

Capítulo 56 de terça, 8/1/2008

André chama Viriato de pai na frente de Cândida

HENRIQUE DIZ PARA RAQUEL QUE Miguel só vai saber que não é mais padre depois que do seu casamento com Laura. Raquel e Henrique tentam queimar a carta, mas Germano e Faustino batem na porta e eles apagam o fogo. Raquel esconde a carta ainda intacta na cadeira de rodas, sem que Henrique perceba. Miguel diz a Inácio que o amor que sente por Laura é mais forte do que a sua vocação. Raquel diz a Chico que não consegue parar de pensar nele. Cândida diz a Raquel que ela deve se comportar em sua casa, mas ela a enfrenta. Belinda implica com Lídio, mas Dulcina garante que a mãe terá que aceitar o namoro deles. Gaspar concorda em fazer a reforma da casa para virar posto médico. Viriato diz a Cândida que o novo lugar para ponte tinha problemas. Cândida exige verificar o local pessoalmente. Viriato manda Galileu pedir a Edith que ela se esconda. Henrique finge ter dificuldades para fazer os exercícios da terapia aquática e Laura olha penalizada. Raquel quase afoga Henrique quando ele diz que mulheres como ela não se apaixonam. Ciro ajuda Henrique a sair da água. Escobar e Miguel desconfiam que Henrique possa estar envolvido no desaparecimento de Ana. Nezinho, Guará e Brasil tentam descobrir a razão da obra que os dois estão envolvidos. Ciro e Florinda se divertem na cachoeira. Edith não encontra André em casa. Viriato e Cândida caminham pela mata. André encontra Viriato e corre para ele, o chamando de pai.

Capítulo 55 de segunda, 7/1/2008

Henrique descobre que Miguel não é mais padre

INÁCIO SE RECUSA A BENZER O    painel na inauguração. Inácio diz que vai largar a paróquia e deixá-la sob os cuidados de Miguel. O padre comenta com Escobar que Miguel ainda alimenta esperanças de se casar com Laura. Miguel chora lembrando do beijo de Laura. Ciro observa Diogo vendendo os vidrinhos com água para os romeiros e propõe sociedade e ampliação dos negócios. Diogo aceita. Gaspar dá uma flor para Guilhermina e conta que Trajano não deixou que falasse com ela. Brasil termina o encontro dos dois. Raquel janta com Chico na fazenda. Iraci diz a Tonha que desconfia da enfermeira e acha que ela só quer tirar proveito de Chico. Raquel pede que Chico ceda a casa para Escobar, como prova de que não é mais ligado ao passado. O coronel diz que só se importa com ela e a beija. João Antônio se esconde de dois soldados que estão à procura de alguém. Guilhermina, Magú e Teresa ficam felizes quando observam Trajano e Madalena se beijando. Diogo pega uma carta endereçada a Miguel. Laura se espanta ao ver Raquel tão íntima de Chico. A enfermeira diz que convenceu o coronel a ceder a casa. Chico explica que Raquel passou a noite na fazenda porque estava tarde para voltar. Laura pede a Escobar e Miguel para se unir a eles no futuro posto. Diogo entrega a carta de Miguel a Henrique. Inácio pede que Laura não se envolva com o posto médico, pois deve ficar afastada de Miguel. Henrique conta a Raquel que Miguel foi dispensado de seus votos e oficialmente não é mais padre.

Capítulo 54 de sábado, 5/1/2008

Inácio se enfurece com painel de Magnólia

ESCOBAR DIZ A LAURA QUE A AVE ter entrado na gruta não passou de coincidência. Miguel completa que nenhum milagre da Virgem foi comprovado ainda e Laura vai embora desanimada. Miguel a segue e ela o abraça, triste. Guará, Dioclécio e Nezinho só observam. Madalena desmaia quando Trajano chega em casa com João Antônio. Magú explica que Madalena é governanta de dia e também namorada de seu pai. As meninas tentam impedir, mas João Antônio acha melhor ir embora. Guará comenta com Brasil que foi João Antônio que prejudicou a vida de Madalena. Um romeiro pede um vidro de água santa para Dulcina na botica, mas ela diz que ele está no lugar errado. Galileu descobre Diogo enchendo vários vidros com água da bica. Diogo garante que estava só lavando os vidrinhos e o pai acredita. Noronha conta a Gaspar que o pedido de desapropriação das terras de Chico foi negado. Escobar diz que Madalena sofreu um abalo emocional e ela garante a Trajano que a causa do desmaio não foi João Antonio. Madalena diz a Purezinha que precisa conversar com o tenente. Guará diz a Purezinha que João Antônio já deixou a cidade. Lídio se declara para Dulcina e os dois se beijam. Galileu e a banda tocam na praça. Viriato inaugura o painel. Nezinho grita que a santa está com a cara de Magnólia. Inácio fica furioso.

Capítulo 53 de sexta, 4/1/2008

Laura avisa Escobar que Ana vai voltar

VIRIATO DIZ A MAGNÓLIA QUE O painel da Virgem é fundamental para sua carreira política. Pedrão cuida do cavalo de João Antônio, que acaba dormindo em um monte de feno. Magnólia sai, sorrateira, à noite e Viriato pensa que está sendo traído. Magnólia explica que saiu para terminar o painel e o prefeito vibra. Henrique incentiva Chico a levar Raquel para conhecer a sua fazenda. Inácio sugere que Escobar procure outra casa quando Laura conta a reação de Chico. Alcebíades vai à selaria e encontra com João Antônio. O jovem tenente garante que está só de passagem pela cidade. Alcebíades conta que Madalena está de casamento marcado. João Antônio pede que ele diga a Madalena que nunca a esqueceu, apesar da vida tê-los separado. Chico passeia com Raquel a cavalo. Purezinha manda Alcebíades não contar sobre o encontro com o tenente para Madalena. Trajano conhece João Antônio na barbearia e o convida para almoçar em sua casa. Iraci confessa a Laura que tem quase certeza de que Ana não está viva, por causa da falta de notícias da filha. Chico beija Raquel e ela pede que ele esqueça o  ocorrido, pois ela não pode sonhar com um homem casado. Laura pede que a Virgem mande um sinal que sua mãe está viva e uma ave branca entra voando na gruta. Raquel diz a Chico que vai rezar para a sua mulher voltar. Laura conta para Escobar que recebeu um aviso de que Ana vai voltar.

Capítulo 52 de quinta, 3/1/2008

João Antônio volta para Passaperto

HENRIQUE DIZ QUE NINGUÉM PODE saber que ele já consegue andar, principalmente Laura. Raquel deixa claro que quer uma recompensa pelo seu silêncio. Henrique promete ajudá-la no romance com Chico. Galileu visita André e pede para ir ao jardim, interessado naquelas plantas. Miguel vai à casa de Laura, que se arruma para recebê-lo. Ele pede que Laura interceda para que a casa se transforme em posto médico. Trajano procura Henrique. Cândida manda o neto ter cuidado com o que fala. Henrique diz a Trajano que estava ocupado caçando a onça e nem viu Ana no dia em que ela desapareceu. Cândida pega o pano vermelho que Germano lhe entregou na manhã seguinte ao desaparecimento de Ana. Trajano faz questão de falar com Germano na frente de Henrique. Argemiro pede a mão de Eulália para o prefeito, pensando em ajudar Florinda a se casar. Cidinha vigia na praça os dois casais: Eulália e Argemiro; Ciro e Florinda. Eulália fica triste quando Argemiro diz que não vai beijá-la, porque o namoro é só fingimento. Chico fica furioso quando Laura pede que ele ceda a casa para um posto, que será dirigido por Escobar. Magú, Teresa e Guilhermina aprovam o romance de Madalena e Trajano. Ele vai até a casa da família de Madalena para pedi-la em namoro, mas ela faz questão de continuar trabalhando. Madalena promete a Purezinha que vai esquecer João Antônio com o romance com Trajano. João Antônio volta à cidade e bate na selaria de Pedrão.

Capítulo 51 de quarta, 2/1/2008

Raquel flagra Henrique andando

HENRIQUE PEDE QUE A AVÓ PARE DE culpar Laura e garante que será um paciente aplicado e voltará a andar. Ao ver Raquel, Laura pergunta por Ana. Florinda diz a Escobar que se curou e não sonha mais. Viriato diz que vai abrir um posto médico e pergunta se Escobar gostaria de ser o responsável e ele aceita. Brasil ensina Trajano como beijar. Madalena chega na delegacia e Trajano a beija apaixonadamente. Brasil espia e comemora. Escobar pede ajuda a Miguel para fazer o posto funcionar. Ciro alerta que a prefeitura não tem verba para o posto. Então, Viriato resolve criar uma contribuição para a saúde. O prefeito bate na casa de Galileu no meio da noite e pede que o boticário vá ver André. Belinda quer saber o que eles escondem. Viriato mente que está com insônia. Galileu e Belinda se reconciliam. Chico conta a Henrique que Trajano está investigando o desaparecimento de Ana e o jovem garante que o delegado não descobrirá nada através dele. Chico não gosta de saber que Escobar vai tratar do filho. Escobar acusa Chico pelo desaparecimento de Ana e eles discutem. Escobar conversa com Henrique sobre os benefícios da terapia aquática e promete ensinar a nova técnica a Raquel. Cândida exige que Laura vá junto às sessões de terapia aquática. Escobar e Miguel se interessam por uma casa na cidade para o posto médico e Nezinho diz que a casa pertence a Chico. Laura diz que estará sempre ao lado de Henrique. Raquel surpreende Henrique dando alguns passos.

Capítulo 50 de terça, 1/1/2008

Laura vê Henrique em cadeira de rodas

VIRIATO DIZ A BELINDA QUE GALILEU foi socorrer uma eleitora. Cidinha observa que mulher não vota, mas o prefeito garante que isso mudará em breve. Belinda manda Galileu dormir na sala. Trajano conversa com Madalena sobre suas investigações e ela mostra muito interesse. Teresa aproveita para levar uns petiscos para o casal. Madalena e Trajano se beijam. O delegado, envergonhado, pede desculpas, mas Madalena garante que não ficou aborrecida. Laura fala para Tonha que ela e Miguel são apenas amigos. Miguel vai à delegacia pesquisar por casos de crianças abandonadas. Galileu diz a Viriato que André está bem e sugere que ele abra um posto médico em Passaperto. Trajano encontra o registro do aparecimento de um bebê no rio. Cândida se choca ao ver Henrique de volta em uma cadeira de rodas. Miguel descobre que o bebê abandonado foi deixado por um homem. Viriato reúne os ribeirinhos, avisa que não existe novo lugar para a ponte e que tudo foi um erro da companhia ferroviária. Gaspar e Noronha ficam indignados. Chico avisa Laura que Henrique quer vê-la. Noronha decide procurar o interventor do estado para pedir ajuda na construção da ponte. Viriato se adianta ao advogado e manda um telegrama para o interventor. Escobar aceita convite de Viriato para jantar. Laura pára chocada ao ver Henrique na cadeira de rodas. Cândida culpa Laura pelo estado do neto.

Capítulo 49 de segunda, 31/12/2007

Belinda confronta Viriato

LAURA DIZ A MIGUEL QUE PENSOU que ele era casado. Miguel justifica que foi a São Paulo pedir seu desligamento da Igreja para se casar com ela. Laura conclui que ambos fizeram tudo errado, mas que precisam pagar por isso. Miguel fala que está preso à batina e Laura, a Henrique. Os dois prometem ser amigos. Florinda pede desculpas à mãe. Galileu examina André. Edith conta que ele ficou nervoso com os homens que estiveram por ali. Viriato descobre que Noronha procurou Edith para falar sobre o novo local da ponte, que passará por onde fica a cabana. Viriato garante que ninguém vai desapropriar aquelas terras. Galileu avisa que André deve ir para o hospital. Florinda sugere que Eulália revele seu sentimento por Argemiro. Tavares dá alta para Henrique. Escobar diz a Cândida que logo Henrique estará de volta. Ela pede que Escobar trate de Henrique e o médico concorda. Escobar diz que ficará na cidade até descobrir o paradeiro de Ana. Cândida garante que ela fugiu como nas outras vezes. Viriato obriga Galileu a acompanhar André até o hospital. O prefeito avisa Ciro que a ponte não será mais construída no novo local e manda que ele invente uma desculpa para dar ao povo. Eulália procura Argemiro e conta que, para Florinda se casar com Ciro, ela precisa se casar antes. Argemiro pensa que ela está sugerindo que eles finjam que estão namorando para enganar Viriato e aceita. Belinda exige saber de Viriato onde ele foi com Galileu.

Capítulo 48 de sábado, 29/12/2007

Miguel exige falar com Laura

CHICO A RECEBE E, ENQUANTO ELE troca de roupa, Raquel olha o retrato de Ana na sua carteira. Teresa insiste que Madalena deve se casar com Trajano. Raquel conta a Chico que mentiu quando disse que Ana esteve no hospital porque Laura estava muito nervosa. Guilhermina, Magú e Teresa dizem a Trajano que foram conquistadas por Madalena. Magú pergunta por que Trajano não se casa com Madalena e deixa a governanta embaraçada. Trajano manda as filhas para o quarto. Madalena diz que ficou lisonjeada e Trajano sorri vaidoso. Chico afirma que também gostaria que Raquel fosse para Passaperto. Dom Duarte se despede de todos. Miguel acompanha Gaspar nas pesquisas perto da cabana. André alerta Edith que viu alguns homens. Noronha vai até a cabana. Edith sai para conversar com ele. Escobar conta a Miguel que Henrique vai voltar a andar. Miguel diz a Inácio que vai cumprir a sua promessa e proteger Laura. Edith pede que Pedrão leve a receita do remédio para Galileu. O boticário avisa Viriato que André está doente. Guará fofoca com Belinda ao ver Galileu na garupa do cavalo de Viriato. Belinda procura Magnólia que vai atrás de Ciro e o flagra com Florinda. Miguel exige que Laura tenha uma conversa com ele.

Capítulo 47 de sexta, 28/12/2007

Dom Duarte reza na gruta da santa

CHICO AMEAÇA ESCOBAR. RAQUEL diz a Chico que Ana esteve no hospital e ele fica preocupado. Viriato discursa e entrega a chave da cidade a Dom Duarte. Raquel conta a Henrique que Escobar quis ver o prontuário de Ana, mas ela não mostrou. Henrique convida Raquel para ir até Passaperto ajudá-lo em sua recuperação. Miguel diz ao arcebispo que não pode mais continuar com sua missão, pois sua identidade foi revelada. Inácio se entristece com a possibilidade de Miguel ir embora. Guilhermina cruza com Gaspar, mas desvia o olhar. O arcebispo diz ao povo que pediu a Miguel omitir sua condição de padre. Ciro promete descobrir onde será a nova ponte e informar Cândida. Todos votam a favor que Miguel permaneça investigando os milagres. Miguel pensa em recusar, mas olha para Laura, lembra da promessa que fez a Ana e decide ficar. Cândida e Viriato convidam o arcebispo para jantar, mas ele recusa os dois convites. Dom Duarte se emociona ao rezar na gruta. Inácio, Nezinho e Dom Duarte vão pescar. Miguel diz ao arcebispo que desistiu de deixar a batina. Dom Duarte explica que se seu pedido já tiver sido protocolado no Vaticano, ele não poderá voltar atrás. Raquel vai até o hotel de Chico.

Capítulo 46 de quinta, 27/12/2007

Escobar decide voltar a Passaperto

LAURA FICA MAIS TRANQUILA AO saber que Henrique chegou bem em São Paulo. Ciro se oferece para dar a Cândida notícias sobre o neto. Viriato diz a Ciro que o arcebispo chega em um dia. Miguel e Inácio avisam Viriato que o arcebispo não quer festejos e o prefeito promete fazer uma festa modesta. Magnólia diz que as damas da sociedade vão precisar virar a noite por causa dos preparativos da festa. Viriato manda que elas façam tudo parecer simples. Dr. Tavares diz que Henrique precisa fazer exames mais específicos. Chico se recusa a sair de perto do filho. Laura conta para Trajano que Ana fugiu para viver em São Paulo com Escobar. Iraci repreende a neta, pois Trajano pode suspeitar de Chico. Laura tem certeza que, se ele for culpado, terá que pagar. Tonha garante a Iraci que não comprometeu Chico. Ciro conta a Cândida que está noivo de Florinda e ela fica furiosa ao saber que Viriato se apossou da pesquisa do neto. Inácio não gosta de ver a cidade enfeitada para a chegada do arcebispo. Laura pede que Inácio fale com o arcebispo para ele rezar uma missa por Henrique. Dr. Tavares garante que Henrique voltará a andar. Cândida ameaça Viriato. Raquel faz exercícios de fisioterapia em Henrique. Viriato, Magnólia e o arcebispo passeiam em um carro aberto. Escobar diz a Chico que vai voltar a Passaperto para descobrir o paradeiro de Ana.

Capítulo 45 de quarta, 26/12/2007

Laura recebe telegrama de Chico

CÂNDIDA FICA INDIGNADA E    garante não estar envolvida com o desaparecimento de Ana. Laura diz a Iraci que prejudicou muito a vida de Henrique e teme que ele não resista à viagem. Magú ajuda Madalena na cozinha e diz que gostaria muito que ela se casasse com o pai, mas a governanta pede que a menina não toque mais neste assunto. Guilhermina diz a Trajano que ela e as irmãs gostariam que ele se casasse de novo. Germano jura que não tocou no nome da patroa em sua conversa com Trajano. Viriato manda Ciro descobrir quando o arcebispo chega. Lázaro leva os ribeirinhos para conversar com o prefeito. Viriato avisa que não vai mais desviar o rio e que encontrou novo lugar para a ponte. Miguel, Gaspar e Noronha entendem que o prefeito usou a pesquisa financiada por Henrique para se destacar entre seus eleitores. Miguel acusa o prefeito de estar roubando o mérito de Henrique e Viriato rebate que o progresso não pode esperar. Miguel tenta falar com Laura, mas ela o dispensa. Eulália diz que Viriato vai poder fazer as obras graças a Miguel. Ciro pede que Nezinho e Brasil descubram a data da chegada do arcebispo. Laura acusa Miguel de ter vendido a pesquisa financiada por Henrique para o prefeito. Miguel diz que também foi traído, mas ela não acredita. Laura fica na expectativa quando Eulália avisa que chegou telegrama de Chico.

Capítulo 44 de terça, 25/12/2007

Trajano pede para falar com Cândida

MIGUEL REAFIRMA QUE VAI   continuar sendo padre, pois não tem um motivo forte para abandonar a vida clerical. Laura reage, mas disfarça. Cândida pede a Miguel que deixe Laura de vez e ele garante que não se colocará mais entre Henrique e sua noiva. Cândida o acusa de ser petulante para um padre. Guilhermina fica decepcionada ao descobrir que Gaspar não era quem ela pensava. Clemente inventa uma desculpa para falar com Guilhermina, mas se enrola. Cidinha acompanha Ciro e Florinda em um passeio. Magú comenta com as irmãs que Trajano está interessado em Madalena e as três conspiram para juntar logo os dois. Escobar sugere que Trajano interrogue Cândida. Cidinha conversa com Brasil, enquanto Florinda e Ciro se beijam. Cidinha se irrita com Brasil, pois ele só fala em comida e decide não dar um beijo nele. As meninas perfumam Trajano, mas Madalena nem percebe porque está resfriada. Miguel diz a Inácio que Henrique o odeia ainda mais. Laura pede que Escobar acompanhe Henrique e Chico na viagem a São Paulo, o que irrita o coronel. Cândida reza na gruta e encontra Viriato. Noronha confirma a Miguel que existe outro lugar para a ponte. Viriato manda um bilhete para Lázaro, visando se antecipar à candidatura de Henrique. Cândida se espanta quando Trajano pede para conversar com ela sobre o desaparecimento de Ana.

Capítulo 43 de segunda, 24/12/2007

Henrique pressiona Laura

ESCOBAR DIZ A CÂNDIDA E  CHICO que Henrique sofreu um trauma na coluna e recomenda que eles consultem um especialista. Germano conta a Trajano que, na caçada à onça, seu lampião apagou e Henrique quase o atingiu. Henrique pergunta a Laura se foi mesmo Miguel que ajudou Faustino a tirá-lo da água e ela confirma. Laura diz que errou muito e pede perdão. Henrique implora que ela não fique com ele por piedade e pede para falar com Miguel. Cândida fica pasma ao saber que Faustino ajudou no resgate do neto. Viriato procura a melhor chave da cidade para entregar ao arcebispo. Laura arruma as malas e avisa Iraci que vai morar na casa de Cândida. Faustino se recusa a receber uma recompensa de Cândida. Laura fica confusa quando Inácio apresenta Mariana como sua sobrinha e Miguel diz que eles são como primos. Laura avisa Miguel que Henrique quer falar com ele. Chico fica apreensivo quando Trajano insiste em conversar com Valdenor, que conta ao delegado que eles atingiram um bezerro pensando ser a onça. Ele revela também que Chico não estava no grupo quando isto aconteceu. Cândida tenta impedir que Laura fique em sua casa, mas ela a enfrenta. Clemente confessa a Dioclécio que ama Guilhermina. Gaspar e Noronha voltam para Passaperto. Guilhermina vai atrás de Gaspar e Clemente a segue. Henrique agradece Miguel e pede que Laura decida se vai ficar ao lado do homem de quem não gosta ou seguir com Miguel, a quem ela realmente ama.

Capítulo 42 de sábado, 22/12/2007

Cândida culpa Laura pelo acidente de Henrique

MARIANA CONTA A NEZINHO QUE É sobrinha de Inácio. Inácio pede que a prefeitura seja aberta, pois precisa passar um telegrama para a capital. Cândida se desespera ao ver Henrique desacordado e Laura diz que já chamou um médico. Inácio passa um telegrama para Dom Duarte, arcebispo de São Paulo, pedindo que ele venha à Passaperto. Jacinto, Magu e Elisa pegam docinhos da festa e Brasil come com eles. Cândida pede que Laura não fale com ela. Chico se preocupa com o filho. Henrique acorda e diz que não está sentindo as pernas. Henrique pede para ficar a sós com Laura e se desculpa pelo que disse. Faustino chama Escobar para atender Henrique. No armazém, todos comentam o que aconteceu. Miguel fala com Inácio que houve um mal entendido e que Laura deve ter pensado que seu impedimento era outro. Inácio conta que chamou o arcebispo a Miguel, que diz que não se sente mais digno de usar a batina. Iraci, Tonha e Doralice rezam na gruta. Madalena comenta com Trajano que Ana pode ter sido atingida no lugar da onça. Chico e Cândida pedem que Escobar salve Henrique. Faustino pergunta por Henrique e Cândida reclama por ele ter saído da fazenda. Escobar testa a sensibilidade de Henrique, mas ele não sente as pernas. Laura sofre quando Henrique implora que Escobar diga que ele vai andar de novo. Viriato se empolga ao saber do convite para o arcebispo e manda Ciro começar a organizar uma solenidade. Chico e Cândida recriminam a atitude de Laura. A matriarca diz que a culpa será de Laura se Henrique não andar mais.

Capítulo 41 de sexta, 21/12/2007

Miguel e Faustino socorrem Henrique

LAURA FOGE DA IGREJA. OS convidados ficam atônitos. Chico e Henrique saem atrás de Laura, que foge pelo mato. Cândida fica inconformada com o escândalo. Guará diz para os outros convidados que esse era o vexame do século. Laura pede que Lázaro a leve embora de Passaperto. Iraci se incomoda com a conversa de Belinda, que fala mal da atitude de Laura. Dulcina repreende a mãe. Henrique grita por Laura na margem do rio. Lázaro pergunta se ela quer voltar, mas Laura reafirma que precisa fugir. Henrique persegue a balsa remando. Mariana diz que Laura fugiu ao ver Miguel como padre e Inácio fica pasmo. Escobar garante que Laura não sabia que Miguel era padre. Miguel se pergunta o que teria feito Laura rejeitá-lo. Miguel sai atrás de Laura e se dirige ao portinho. Viriato e Magnólia se divertem com o fracasso de Cândida e Eulália se revolta. Miguel pede que Lázaro o leve para o outro lado do rio. Lázaro avisa que Laura estava fugindo dele, mas Miguel insiste. Tonha diz a Iraci que foi melhor para Laura. Laura corre pela mata e só consegue parar quando chega à beira de um despenhadeiro. Henrique a alcança e pega Laura pelo braço, o que a assusta. Henrique diz que Laura terá que se casar com ele para limpar a sua honra. Laura dá um passo em falso e escorrega. Henrique consegue salvá-la, mas cai do despenhadeiro no rio e é levado pela correnteza. Miguel chega, percebe o que aconteceu e se joga no rio. Faustino e Miguel resgatam Henrique, que está desacordado. Laura chama Miguel de padre e diz que ele deve se redimir dos seus pecados, assim como ela precisará se redimir dos seus.

Capítulo 40 de quinta, 20/12/2007

Laura vê Miguel no altar

CHICO EXPULSA ESCOBAR DE SUA casa. Laura interrompe a discussão dos dois e reage ao saber que o pai não deu queixa. Escobar aconselha que Laura não se case. Trajano determina que Brasil seja o responsável pela segurança do casamento de Laura. Magnólia vibra com painel da Virgem e pensa em um nome artístico. Chico dá queixa do desaparecimento de Ana e manda Trajano começar a investigação por Escobar. Magnólia leva Florinda para conversar com o médico sobre seus sonhos e dá palpite em tudo. Florinda diz aos dois que já decidiu que vai se casar com Ciro. Mariana avisa Escobar que Inácio piorou. Todos na cidade se arrumam para o casamento. Purezinha acorda Alcebíades, que dorme embaixo de uma pilha de roupa. Laura diz a Iraci que está triste por se casar sem que Ana esteja na igreja. Iraci diz que a neta está triste por causa de Miguel. Laura reafirma que ama Henrique. Trajano elogia a beleza de Madalena. Cândida proíbe Faustino, Tonico e Doralice de irem ao casamento e os eles decidem pescar. Inácio faz questão de celebrar o casamento. Laura se prepara para entrar na igreja e Lázaro lhe dá um presente, que ela guarda no bolso do pai sem ele perceber. Inácio, já no altar, se sente mal e Miguel o leva para a sacristia. Laura entra na igreja. Miguel veste a batina e se posiciona no altar. Laura fica paralisada ao vê-lo paramentado.

Capítulo 39 de quarta, 19/12/2007

Escobar acusa Chico pelo sumiço de Ana

FLORINDA DIZ A ARGEMIRO QUE vai se casar com Ciro. Germano conta a Cândida que Escobar voltou. Florinda fica desconcertada ao esbarrar em Escobar. O médico proíbe Inácio de celebrar o casamento de Henrique e Laura no dia seguinte, mas o padre garante que estará bem. Miguel acusa Escobar de ter contado para Laura que ele é padre, mas o amigo nega. Iraci diz a Laura que ela ainda pode desistir do casamento. Laura afirma que Miguel é casado, tem dois filhos e trouxe até a mulher para Passaperto. Eulália sente pena de Argemiro. Cidinha conta para Magnólia que, depois da chegada de Escobar, Florinda voltou a ter dúvidas. Purezinha diz a Eulália que Argemiro ficou de coração partido. Nezinho leva Eulália até o refúgio de Argemiro. Escobar acha que Inácio deve ser internado. Viriato pergunta a Escobar porque Florinda sonha com ele. Escobar promete conversar com Florinda e Viriato exige que Magnólia participe. Eulália vê Argemiro no alto de um barranco na beira do rio e grita seu nome, pois teme que ele pule. Escobar pergunta a Trajano por que ele não investigou o desaparecimento de Ana. O delegado diz que Chico não deu queixa. Eulália afasta Argemiro do barranco e morre de vergonha ao descobrir que ele estava apenas pescando. Florinda diz a Ciro que está em dúvida de novo, mas ele a beija e ela gosta. Escobar acusa Chico de ser culpado pelo desaparecimento de Ana.

Capítulo 38 de terça, 18/12/2007

Laura se revolta ao ver Mariana e Miguel

EDITH CONTA PARA VIRIATO QUE André está tocando flauta muito bem. André toca uma modinha para Viriato, que se emociona. Depois de ouvir Purezinha fazer um comentário sobre homens mais jovens, Madalena se tranca no quarto, olha a foto de João e chora. Belinda quer saber onde está a tuba de Galileu e Cidinha a acha no escritório de Viriato. Henrique fica furioso quando Ciro diz que Viriato está fazendo a pesquisa sobre o novo local da ponte. Anacleto sugere que as terras de Chico sejam logo desapropriadas e o coronel reage. Magnólia interrompe a reunião de Viriato com os fazendeiros, pedindo satisfações do marido. Purezinha manda a família se arrumar quando Nezinho fofoca que Cândida está chegando para entregar os convites. Viriato garante que Galileu deixou a tuba em sua casa depois do ensaio. Todos se decepcionam quando é Germano que chega à casa de Purezinha para entregar os convites do casamento. Cândida vai à casa de Viriato para entregar o convite e se indispõe com Magnólia. Miguel fica triste ao receber o convite. Guará faz a última prova do vestido de noiva de Laura e Miguel chega para fazer a bainha na batina de Inácio. Ele vê pela porta entreaberta Laura vestida de noiva e chorando. Guará conta para ela que Miguel a viu. Mariana chega à cidade para cuidar de Inácio. Escobar volta à cidade e Lázaro garante que Ana não pegou a sua balsa. Florinda decide com quem vai se casar. Laura vê Miguel com Mariana e fica indignada.

Capítulo 37 de segunda, 17/12/2006

Magnólia e Belinda desconfiam de Viriato e Galileu

ARGEMIRO LEVA UNS DOCINHOS para Florinda. Ciro chega com flores. Os dois pedem Florinda em casamento. Ela não escolhe nenhum deles e pede um tempo para pensar. Eulália se desaponta ao descobrir que Argemiro está apaixonado por Florinda. Eulália confessa para Florinda que ama Argemiro. Florinda diz que a irmã pode ficar com ele. Ciro garante a Argemiro que sempre pensou que ele gostava de Eulália. Argemiro diz que vai continuar na disputa e não desistirá de Florinda. Henrique faz perguntas a Miguel sobre as pesquisas geológicas. Inácio diz que Miguel encontrará uma alternativa para a ponte. Henrique convida Miguel e sua família para o casamento. Miguel fica sem entender. Laura convida Eulália para ser sua madrinha. Eulália diz que não pode aceitar, porque ela só vai casar com Henrique para esquecer Miguel. Cândida recebe os convites de casamento de Henrique. Chico publica uma foto de Ana no jornal em São Paulo. Escobar pede informações a Raquel, que diz que o prontuário desapareceu. Argemiro conta a Eulália que ama Florinda desde pequeno. Viriato decide sair com Galileu e inventa que vai para o ensaio. Magnólia procura Belinda e diz que seus maridos estão mancomunados.

Capítulo 36 de sábado, 15/12/2006

Laura manda Miguel esquecê-la

MIGUEL DIZ QUE VOLTOU PARA pedir a mão de Laura em casamento. Laura diz que já sabe qual é o compromisso ao qual ele é preso. Miguel insiste que está disposto a tudo, mas Laura garante que não quer ser responsável pela sua decisão e que é melhor que eles se separem. Miguel fica estupefato quando Laura joga as flores no chão e manda que Miguel não a procure mais. Purezinha serve comida de dieta para Brasil, que sofre. Nezinho pede dinheiro para resolver o problema de Brasil. Madalena sugere ensinar passos novos de maxixe para as meninas. Trajano surpreende Nezinho levando um prato de torresmos para Brasil. Cândida e Chico discutem em qual das casas Laura e Henrique vão morar. Henrique diz que a decisão será de Laura. Laura decide continuar morando com Chico. Cândida diz que já escolheu a modista da capital para fazer o vestido de noiva. Laura insiste que a roupa seja feita por Guará. Cândida diz a Laura que convidou pessoas influentes. Laura faz questão de que as pessoas de Passaperto sejam convidadas. Henrique apóia a noiva. Miguel diz a Inácio que vai mandar um telegrama ao arcebispo para que ele interrompa seu processo de desligamento da igreja. Cândida diz a Henrique que não quer ser deixada de lado e exige que ele prometa que não irá abandoná-la. As filhas de Trajano mentem que estudaram francês a tarde inteira e deixam o pai feliz. Trajano passa perfume e Madalena repara. Miguel diz a Inácio que seu romance com Laura foi só um sonho, do qual agora ele acordou.

Capítulo 35 de sexta, 14/12/2007

Miguel acena para Laura

CIRO ACEITA SE CASAR COM   Florinda. Argemiro garante a Magnólia que se casa no mesmo dia, se ela quiser. Galileu procura os vidros coloridos com as essências de seus remédios. Cidinha promete cuidar de Brasil, quando Galileu insiste que ele não coma muita gordura. Uma romeira, com um dos vidros nas mãos, procura na botica pela água milagrosa. Galileu acusa Diogo, mas ele nega tudo. Diogo esconde melhor os vidros. Cândida mostra a Laura detalhes dos preparativos do casamento. Laura se lembra do beijo em Miguel. Cândida percebe que Laura está contrariada e ela diz que é cansaço da viagem. Florinda se assusta quando o pai diz que ela vai casar com Ciro e a mãe insiste que o noivo é Argemiro. Florinda garante que quer escolher o próprio noivo e que não está grávida. Henrique conta à avó que ele e Laura viram Miguel e sua família. Cidinha leva comida para Brasil, mas ele a joga fora. Viriato finge não saber de nada quando Ciro fala de seu casamento com Florinda. Guará comenta com Dioclécio que Clemente está apaixonado por Guilhermina e irá sofrer. Clemente se irrita ao ver os pais em seu quarto com as fotos de Guilhermina. Miguel volta e diz a Inácio que vai pedir a mão de Laura para Chico. Iraci cobra de Laura o término do noivado com Henrique. Laura diz que ele é casado. Laura sai a cavalo. Miguel vem em sua bicicleta e acena com um ramo de flores para Laura.

Capítulo 34 de quinta, 13/12/2007

Dois noivos para Florinda

TERESA, MARIA AUGUSTA E Guilhermina fingem estar com sono e se recolhem cedo. Viriato e Magnólia concluem que Florinda está grávida de Escobar. Viriato acha que a filha deve se casar com Ciro. Magnólia vota a favor de Argemiro. Teresa, ajudada pelas irmãs, foge pela janela. Diogo dá a jóia de novo para Teresa. Trajano descobre que Teresa não está na cama. Madalena ajuda Teresa a voltar para casa pela mesma janela. Trajano despede Madalena. Teresa pergunta se o pai a estava procurando e diz que estava no banheiro. Trajano pede desculpas a Madalena e revoga a demissão. Chico troca um olhar com Henrique quando Laura conta que a mãe deve voltar. Iraci percebe. Miguel diz ao arcebispo que decidiu largar a batina. O arcebispo diz que vai encaminhar o pedido de Miguel para o Vaticano e, enquanto a resposta não chegar, ele continua padre. Miguel diz que não chegou a uma conclusão sobre os milagres e o arcebispo pede que ele continue investigando. Maria Augusta, Teresa e Guilhermina agradecem a Madalena e as três se abraçam bem amigas. Florinda quer comer as empadinhas de Purezinha, o que agrava as suspeitas de gravidez levantada por Magnólia e Viriato. Henrique pergunta o que Laura tem de tão importante para conversar com ele. Laura diz que não é nada e que ele pode apressar os preparativos para o casamento. Eulália diz a Lídio que ama Argemiro e que acha que ele também está interessado nela. Viriato diz a Ciro que ele vai se casar com a sua filha. Magnólia avisa Purezinha que Argemiro e Florinda vão casar. Argemiro fica felicíssimo.

Capítulo 33 de quarta, 12/12/2007

Laura vê Miguel com Mariana e crianças

ARGEMIRO SE CONFUNDE COM   Florinda em seus braços. Magnólia e Argemiro levam Florinda para casa. Florinda se queixa com a mãe por ter três homens agora na sua cabeça. Guará fica indignada quando Purezinha conta que foi humilhada por Cândida. Magnólia insinua que Florinda pode estar grávida. Viriato insiste em saber o nome do responsável. Magnólia diz que Ciro, Escobar e Argemiro são suspeitos. Magnólia se concentra para começar a pintar o painel. Miguel diz a Inácio que tem certeza de que precisa seguir o seu coração. Inácio deseja-lhe uma boa viagem. Raquel mostra um prontuário falso para Laura e garante que Ana disse que iria voltar para o marido e para a filha. Escobar não acredita que Ana tenha desistido dele e nem mesmo saído de Passaperto. Henrique se aborrece quando Escobar diz que Chico deve ter impedido Ana de fugir e talvez até a tenha prejudicado. Laura decide voltar para Passaperto e esperar a mãe. Magnólia quer marcar o casamento de Florinda para o mesmo dia de Henrique e Laura. Inácio garante que a data foi marcada antes por Cândida. Nezinho entrega as flores de Argemiro e Eulália pensa que são para ela. Magnólia manda Cândida remarcar o casamento do neto, mas ela se recusa. Argemiro vibra quando Nezinho mente que entregou as flores para Florinda e ela adorou. Laura e Henrique vêem Miguel sendo recebido na estação por uma mulher chamada Mariana e duas crianças. Henrique insinua que é a família de Miguel e Laura fica arrasada.

Capítulo 32 de terça, 11/12/2007

Argemiro pede Florinda em namoro

MIGUEL JOGA O REMÉDIO NA BOCA de Tonico, que revive. Doralice diz que foi um milagre da Virgem de Pedra. Henrique pede que Laura volte para casa, enquanto ele procura por Ana nas delegacias. Miguel diz a Inácio que não aconteceu novo milagre, apenas Tonico foi medicado e se salvou. Miguel decide atrasar a sua viagem para investigar mais sobre o milagre de Laura. Cândida manda Henrique conseguir uma testemunha de que Ana está bem. Henrique paga a enfermeira Raquel para mentir para Laura. Germano despede Faustino e Doralice. Diogo apresenta as notas fiscais para Trajano, que devolve-lhe a jóia. Escobar diz a Laura que teme que Ana não tenha chegado a São Paulo. Chico se irrita quando ouve Miguel fazer perguntas a Iraci e garante que a Virgem é realmente milagrosa. Cândida manda Germano chamar Doralice e Faustino de volta. Germano mente que intercedeu a favor de Faustino. Ciro encoraja Argemiro a procurar a sua amada. Escobar diz a Laura que ela é muito corajosa por esperar Miguel ser dispensado do seu compromisso. Laura pergunta que compromisso prende Miguel. Henrique chega encerrando a conversa. Escobar desconfia que Chico é o responsável pelo desaparecimento de Ana. Argemiro pede para namorar Florinda e ela desmaia.

Capítulo 31 de segunda, 10/12/2007

A vida de Tonico por um fio

LAURA SE SENTE TRISTE AO SABER que Escobar não sabe onde Ana está. Alcebíades fica mal humorado com a chegada de Madalena. Trajano fica admirado com o comportamento jovem de Madalena. Florinda acha que traiu Ciro por causa do sonho. Henrique, Laura e Escobar decidem fazer uma busca pelos hospitais. Trajano vai até a casa de Diogo cobrar a nota fiscal da jóia e de suas roupas novas. Diogo mente que está trabalhando como intermediário na compra e venda de gado e Galileu fica desconfiado. Miguel diz a Inácio que vai a São Paulo entregar seu relatório e pedir o afastamento da igreja. Teresa, Maria Augusta e Guilhermina não recebem Madalena bem. Miguel deixa a sua mala na balsa e sai para socorrer Tonico. Doralice pede a Faustino para ir à gruta rezar por Tonico. Inácio reza pela cura do menino. Guará pergunta a Purezinha se Trajano sabe o que aconteceu com Madalena quando ela ainda morava em Passaperto. Purezinha responde que ele não sabe e nem saberá. Maria Augusta salga a comida preparada por Madalena. Purezinha oferece para fazer o bufê do casamento de Henrique e Cândida a esnoba. Trajano reage ao provar a comida. Madalena chora e ele garante a ela uma segunda chance. Argemiro suspira quando Florinda vai até o armazém. Viriato diz a Magnólia que Florinda só casa depois de Eulália e se preocupa ao saber que ela está sonhando com homens. Lázaro ensina a Miguel um remédio com ervas para Tonico. Galileu avisa que o coração de Tonico parou de bater.

Capítulo 30 de sábado, 8/12/2007

Henrique enfrenta Escobar

MIGUEL TEME TER DECEPCIONADO Inácio, mas ele garante que sempre se orgulhará dele, o abençoa e deseja que ele seja feliz. Guará vê que Clemente guarda várias fotos de Guilhermina e percebe que ele está apaixonado. Noronha se aproxima da jovem para dar um recado de Gaspar, mas é interrompido por Brasil. Guilhermina continua pensando que Noronha é Gaspar. Dioclécio fotografa os romeiros na gruta. Diogo vende a falsa água santa. Henrique garante a Chico que fará Ana voltar. Laura diz que a mãe só retorna se quiser. Viriato pega a idéia de Nezinho e sugere que Dioclécio coloque um painel do milagre da Virgem na barbearia e fotografe os romeiros lá mesmo. Viriato pede para Magnólia pintar o painel. Maria Augusta garante às irmãs que vai perturbar a vida da nova governanta. Guará fofoca ao ver Madalena. Diogo dá um colar a Teresa. Trajano fica furioso ao vê-los se beijando e manda Diogo apresentar a nota fiscal da jóia na delegacia. Purezinha e Madalena se abraçam emocionadas. Diogo diz a Belinda e Galileu que arrumou um trabalho. Madalena garante que não está interessada em casamento quando Purezinha insiste que Trajano é viúvo. Madalena confessa que amou muito João e que não se arrepende do que fez. Florinda sonha que está se casando com Escobar. Miguel quer se retirar, quando Cândida chega para discutir a cerimônia de casamento do neto e não deixa o jovem sair. Viriato diz a Cândida que vai ganhar a eleição. Escobar diz a Laura que Ana não está em sua casa. Henrique pergunta onde Ana está escondida.

Capítulo 29 de sexta, 7/12/2006