Carlota promete vingança

Timóteo fica furioso com Carlota e a humilha. Jesuíno e Dora estão esperançosos com o plano de retomar o palácio da prefeitura. Belarmino encontra Úrsula perdida na mata. Virtuosa teme pela segurança de Açucena. Úrsula aparece no acampamento dos cangaceiros e Herculano decide punir a duquesa. Timóteo afirma a Carlota que não vai se casar com ela e ainda sugere que Fausto assuma a criança. Carlota se desespera em seu quarto. Herculano deixa Úrsula sem comida e sem água. Bel procura Penélope e os dois se beijam. Bartira chora durante o jantar. Neusa exige que Patácio prenda Farid. Neusa vai ao encontro de Baldini na delegacia e os dois se beijam. Açucena torce para que Jesuíno a salve. Timóteo avisa que vai se casar com Açucena e anuncia que Carlota deve se casar com Fausto. Augusto pensa em uma forma de fugir da cadeia. Úrsula sofre no cativeiro. Belarmino revela a Herculano o paradeiro de Jesuíno. Timóteo promove Helena a cozinheira. Açucena se arrepende de suas decisões. Petrus pensa em Florinda. Maria Cesária tenta ajudar Úrsula, mas é impedida por Herculano. Carlota decide se vingar de Timóteo.

Capítulo 84 de sábado, 16/07/2011

Carlota revela a Timóteo que está grávida

Timóteo manda Baldini e Batoré levarem Augusto, Petrus, Felipe e Zenóbio para a delegacia. Dora e Florinda conseguem fugir do palácio. Petrus lembra-se de quando chegou a Brogodó, encontrou Timóteo na estrada e perdeu a memória depois de receber um golpe na cabeça. Farid finge passar mal para chamar a atenção de Neusa, Bartira e Penélope. Padre Joaquim se preocupa com Nidinho. Neusa, Bartira e Penélope levam Farid ao posto médico, mas o deixam sozinho assim que descobrem a farsa. Dora pede para Penélope levá-la ao acampamento dos cangaceiros. Herculano descobre que Jesuíno foi até Brogodó. Neusa se revolta por ter sido traída por Farid e decide mudar. Padre Joaquim se irrita ao saber que Farid tinha três mulheres. Florinda conta para Rosa, Téinha, Zig e Dulcina que Zenóbio foi preso. Dora convence Jesuíno a não ir até o palácio sem ter um plano de ataque. Padre Joaquim exige que Baldini e Batoré liberem Augusto e os outros prisioneiros. Úrsula pede para Zóio-Furado levá-la para ver Herculano e Nicolau ouve. Herculano conversa com Maria Cesária e descobre todas as maldades de Úrsula. Todo o povo de Vila da Cruz decide lutar ao lado de Jesuíno contra o coronel. Carlota anuncia sua gravidez a Timóteo para que ele solte Açucena.

Capítulo 83 de sexta, 15/07/2011

Timóteo invade o palácio da prefeitura

Todos no palácio se agitam ao saberem da aproximação do coronel. Zóio-Furado e Baldini se juntam a Timóteo. Neusa percebe que Farid saiu de casa e vai atrás do marido enfurecida. Penélope ouve a confusão na cidade e pega sua câmera para fotografar. Farid vai atrás de Salim no cinema e é seguido por Bartira, Neusa e Penélope. Jesuíno tenta impedir a entrada de Timóteo no palácio. Maria Cesária vai procurar as crianças. Jesuíno e Belarmino trocam tiros com Timóteo, Zóio-Furado e Badini. Patácio e Ternurinha tentam se proteger. Setembrino e Quiquiqui avisam padre Joaquim da invasão ao palácio da prefeitura. Neusa, Bartira e Penélope descobrem que foram enganadas por Farid e se revoltam contra ele. Herculano se coloca na frente de Jesuíno e é atingido por Zóio-Furado. Augusto afirma que eles não irão se render ao bando de Timóteo. Cândida e Maria Cesária cuidam de Herculano. Timóteo consegue invadir o palácio. Timóteo prende Augusto, Petrus, Felipe e Zenóbio e Açucena se apavora. Baldini liberta Úrsula e Batoré e avisa que o delegado agora é seu subalterno. Zóio-Furado prende Patácio e Fausto. Tibungo prende Carlota, Helena e Efigênia. Jesuíno sai do acampamento para ir atrás de Açucena. Timóteo determina que as mulheres da corte, Ternurinha, Florinda e Dora serão suas criadas, à exceção de Açucena.

Capítulo 82 de quinta, 14/07/2011

Carlota se revolta com Úrsula

Nicolau e Baldini descobrem que Úrsula é amante dos dois. Salim procura o pai pela cidade e conhece Nidinho. Setembrino e Quiquiqui veem o filho mais velho de Farid e avisam Filó. Augusto e Petrus pedem que Batoré prenda Úrsula, Baldini e Nicolau na fazenda de Timóteo. Antônia convence Batoré a ir à fazenda falar com Úrsula, Baldini e Nicolau. Nidinho leva Salim para o cinema. Belarmino observa Augusto e Petrus voltando para o palácio da prefeitura. Batoré tenta negociar a rendição de Úrsula, Baldini e Nicolau. Úrsula explica a seus cúmplices por que resolveu se render a Batoré. Augusto tenta se desculpar com Maria Cesária. Carlota se surpreende ao descobrir as armações de Úrsula. Batoré chega com Úrsula ao palácio. Baldini e Nicolau rendem Rufino e Paçoca na delegacia. Timóteo se prepara para invadir o palácio. Nicolau decide não ajudar na invasão ao palácio e se esconde na delegacia. Herculano resolve ir atrás de Jesuíno. Bartira vai procurar Salim em Brogodó. Carlota ouve Úrsula confessar sua vingança e se revolta com a mãe. Jesuíno observa Timóteo vindo para o palácio com seus jagunços e lembra da profecia de Miguézim.

Capítulo 81 de quarta, 13/07/2011

Baldini descobre as armações de Úrsula

Úrsula se desespera e pede ajuda a Timóteo. O médico faz um curativo em Damião. Batoré pede a Antônia que leia um poema para Neusa. Farid mente para acalmar Bartira. Carlota desmaia, e Efigênia e Helena a acodem. Açucena ouve Dora dizer que beijou Jesuíno. Nicolau passa para Baldini o recado de Úrsula e os dois decidem fazer as malas. Antônia chora e confessa que não sabe ler. Batoré diz a Antônia que vai ensiná-la a ler. Salim se esconde na carroça de Farid. O médico informa que Carlota está grávida. Açucena se revolta contra seu amor por Jesuíno. Miguézim avisa a Jesuíno que Açucena está em perigo. Petrus conta a Augusto a verdade sobre Úrsula. Augusto e Efigênia ficam estarrecidos com o que ouvem de Petrus e Zenóbio. Augusto, Petrus e Zenóbio tentam impedir Baldini e Nicolau de fugirem do palácio. Patácio e Ternurinha veem Nicolau e Baldini fugindo do palácio na carroça de Tibungo. Miguézim conta sua profecia a Jesuíno e Herculano o proíbe de sair do acampamento. Dora e Açucena se desentendem. Efigênia e Zenóbio contam para todos sobre a traição de Úrsula. Úrsula se preocupa com a fuga de Nicolau e Baldini. Petrus sente-se mal durante a perseguição a Baldini e Nicolau e Augusto decide levar o irmão de volta ao palácio. Baldini e Nicolau chegam à fazenda de Timóteo. Bel espanta o cavalo de Farid, que vai embora puxando sua carroça. Augusto e Petrus pedem para Batoré prender os criminosos de seu reino na fazenda de Timóteo. Baldini descobre que Úrsula foi a responsável pela morte de Cristina.

Capítulo 80 de terça, 12/07/2011

Antônia aceita fugir com Cícero

Jesuíno se arrepende da maldade que fez com Dora e decide se desculpar. Jesuíno envia um recado para Dora. Açucena reclama com Felipe por consolar a advogada e os dois acabam se beijando. Dora vai ao encontro de Jesuíno e os dois se beijam. Jesuíno afirma a Dora que não pode ficar com ela. Açucena fala para Felipe não ter esperanças de conquistá-la. Rosa dá o recado de Cícero para Antônia. Filó ouve Rosa falar para Antônia que Cícero está vivo. Herculano comenta com Cândida sobre Jesuíno. Augusto sofre e pensa em Cesária. Miguézim tem novamente uma visão com Açucena. Petrus revela a Zenóbio e Florinda que lembrou que Baldini é o outro cúmplice de Úrsula. Úrsula e Timóteo armam uma guerra contra Augusto. Petrus decide ir com Zenóbio ao palácio para desmascarar a duquesa. Antônia aceita fugir com Cícero. Carlota sente um forte enjoo e deixa Fausto falando sozinho. Cícero conta para Belarmino que fugirá com Antônia. Cândida e Herculano repreendem Jesuíno por ficar saindo do acampamento a todo momento. Augusto vai ao quarto vazio de Cesária. Damião se corta, e Tibungo leva o pai ao posto médico de Vila da Cruz. Petrus vai com Zenóbio e Florinda para Brogodó.

Capítulo 79 de segunda, 11/07/2011

Cesária reconhece Petrus no posto de saúde

Úrsula consegue escapar de Petrus e o atropela. Timóteo insiste em sentar à mesa da confeitaria com Açucena e Felipe. Jesuíno tira o disfarce de Dora na frente dos cangaceiros e ela vai embora humilhada. Úrsula chega ao palácio e pede para Nicolau chamar Baldini. Baldini dá mais dinheiro para Patácio. Úrsula conta a Nicolau e Baldini o que fez contra Petrus. Úrsula leva Baldini ao local onde deixara Petrus, mas eles não o encontram mais. Miguézim leva o duque para o posto de saúde de Vila da Cruz. Rosa chega com Penélope ao acampamento dos cangaceiros. Cícero conta para Rosa a verdade sobre sua suposta morte. Belarmino leva Penélope para passear e joga seu charme para ela. Herculano repreende Penélope por levar Rosa ao acampamento. Baldini pede para Nicolau pegar umas roupas para Úrsula. Úrsula decide fugir e se esconder na fazenda de Timóteo. Açucena fica admirada com Felipe. Augusto sente a ausência de Petrus. Antônia se entristece quando Batoré comenta que o casamento deles está próximo. Rosa dá o recado de Cícero para Antônia. Açucena não gosta de ver Felipe correr para ajudar Dora quando ela chega em casa chorando. Augusto sente saudades de Cesária. Cesária busca consolo com Amália. Cesária reconhece Petrus, e o duque pede que Inácio leve um recado seu para Zenóbio. Florinda e Zenóbio são surpreendidos pela visita de Inácio. Úrsula diz a Timóteo que sabe como tirar Petrus, Augusto e Felipe de seu caminho.

Capítulo 78 de sábado, 09/07/2011

Petrus dá o soro da verdade a Úrsula

Baldini quer saber quem ajudou Petrus a chegar a Brogodó. Florinda tem certeza que Úrsula vai tramar algo contra Petrus e se preocupa. Rosa garante para Téinha que viu Cícero. Belarmino pede para Penélope dizer que o ama. Batoré lê um livro para Antônia dormir. Farid diz a Neusa que desistiu de tocar no forró para levá-la ao baile e simula uma crise de ciúmes dela com Baldini. Augusto pensa em Cesária. Efigênia convence Augusto a procurar Maria Cesária. Petrus sonha com Úrsula e acredita que ela tenha tramado contra Cristina e Aurora. Ternurinha avisa Augusto que Cesária está indo embora do palácio. Augusto pede perdão a Cesária, mas ela não aceita e deixa o palácio. Ternurinha exige uma nova cozinheira. Os cangaceiros conversam sobre suas mulheres. Herculano promete uma punição pela desobediência do bando. Petrus encontra um frasco com soro da verdade e conta seu plano para Zenóbio e Florinda. Rosa pergunta se Filó também viu Cícero. Rosa pede que Penélope a leve ao acampamento dos cangaceiros. Carlota acusa Açucena de querer tudo o que é dela. Petrus convida Úrsula para um piquenique. Açucena diz a Dora que não vai mais ficar com Jesuíno. Úrsula pede que Nicolau seja o cozinheiro do palácio. Dora se veste como Fubá e, junto com Galego, afirma a Jesuíno que quer entrar para o cangaço. Felipe pede uma chance para conhecer Açucena. Petrus serve a Úrsula um drinque que foi batizado com o soro da verdade.

Capítulo 77 de sexta, 08/07/2011

Baldini é cúmplice de Úrsula

Jesuíno resgata Açucena e os dois se declaram um para o outro. Zenóbio conta como encontrou Petrus e questiona Baldini sobre a batalha em que o duque supostamente foi morto. Úrsula finge apoiar Petrus, que garante à esposa que os culpados pelo seu castigo serão punidos. Ternurinha marca de se encontrar com Zóio-Furado no gabinete do prefeito. Ternurinha coloca sal no chá de Fausto. Açucena e Jesuíno passam a noite juntos. Carlota percebe o sumiço de Timóteo. Jesuíno diz a Açucena que eles não vão poder ficar juntos. Cesária decide ir embora do palácio. Baldini tenta explicar a morte de Petrus e Zenóbio desconfia. Petrus pede paciência a Úrsula. A corte real se dá conta do sumiço de Açucena. Zenóbio fica enciumado com a preocupação de Florinda com Petrus. Augusto invade a fazenda de Timóteo à procura de Açucena. Baldini encontra a pulseira de Açucena no antigo quarto do coronel Januário. Farid não gosta de ver suas três mulheres dançando com outros homens. Bel beija Penélope. Rosa vai atrás de Cícero. Ternurinha e Zóio-Furado ficam juntos no gabinete do prefeito. Nicolau teme a presença de Petrus. Úrsula dá uma taça com o soro da verdade a Petrus. Açucena entra no palácio e revela que fugiu de Timóteo. Carlota se entristece ao constatar que Timóteo não a ama. Açucena mente para Augusto e diz que se escondeu para fugir de Timóteo. Petrus finge não lembrar de quem o prendeu na masmorra. Timóteo supõe que Jesuíno tirou Açucena de sua casa e, furioso, interroga seus empregados. Jesuíno conta para Cândida que resgatou Açucena. Nicolau avisa Úrsula que Açucena voltou ao palácio. Ternurinha pede que Zóio-Furado vá embora. Cícero se esconde de Rosa na igreja. Úrsula afirma a Baldini que eles não precisam se preocupar com Petrus e Zenóbio.

Capítulo 76 de quinta, 07/07/2011

Jesuíno resgata Açucena

Úrsula se descabela e acusa Cesária de agressão. Augusto acredita em Úrsula e diz que o ato de Cesária foi indigno. Açucena dança valsa com Augusto e Felipe. Euzébio se apavora ao perceber que seus sapatos sumiram e se desespera quando Açucena o leva ao salão para dançar. A trama de Úrsula dá certo e Açucena fica envergonhada diante de todos. Úrsula leva Açucena para o quarto onde Timóteo está. Petrus e Zenóbio chegam ao palácio da prefeitura. Dora vê Jesuíno de máscara e o reconhece pelo olhar. Farid vê Neusa e Bartira no forró. Rosa reconhece Cícero. Zenóbio e Petrus entram no palácio e todos se surpreendem com a chegada do duque. Timóteo fica a sós com Açucena. Açucena tenta se libertar de Timóteo, mas ele a leva do palácio. A família real se emociona ao reencontrar Petrus. Rosa afirma que viu Cícero. Nicolau e Baldini se assustam com a presença de Petrus. Farid avista Penélope e Quiquiqui e Setembrino escondem o libanês. Dora rejeita o convite de Setembrino para dançar. Jesuíno vê Timóteo levando Açucena do palácio e segue os dois. Setembrino atrapalha Rosa na busca por Cícero. Zóio-Furado beija Ternurinha. Petrus finge não se lembrar de quem lhe colocou a máscara de ferro. Jesuíno resgata Açucena da casa de Timóteo.

Capítulo 75 de quarta, 06/07/2011

Úrsula derrama vinho no vestido de Cesária

Todos no baile admiram Açucena. Timóteo se enfurece quando Augusto e Felipe o afastam da princesa. Augusto recepciona Cesária no baile. Efigênia e Helena procuram a tiara que o rei daria à filha. Florinda e Petrus quase se beijam. Zenóbio reconhece Farid disfarçado no forró. Antônia tem uma crise de alergia e sofre por não poder ir ao baile. Bartira aguarda Farid para levá-la ao forró. Lilica aguarda impaciente o carro que Nicolau prometeu para buscá-la. Patácio e Ternurinha se preocupam com o sucesso do baile. Úrsula e Nicolau começam a colocar seu plano de acabar com o baile em ação. Augusto descobre que a tiara de Açucena desapareceu. Cesária observa os detalhes na cozinha. Nidinho foge para ir ao baile. Cícero ameaça denunciar Belarmino e Zóio-Furado se eles não o levarem ao forró de Florinda. Zenóbio e Petrus partem para o baile. Euzébio sofre com os sapatos que está usando e Úrsula o incentiva a tirá-los para descansar os pés. Nidinho chega ao baile e começa um duelo com Juca para dançar com Cecília. Efigênia se sente culpada por ter esquecido onde deixou a tiara de Açucena. Fausto ouve Carlota e Timóteo conversando e avança sobre o casal. Antônia inventa uma desculpa para não ler com Batoré. Úrsula derrama vinho no vestido de Cesária e a cozinheira reage com raiva. 

Capítulo 74 de terça, 05/07/2011

Florinda confunde Petrus com Zenóbio

Úrsula promete entregar Açucena para Timóteo antes do fim do baile. Quiquiqui, Setembrino e Farid prometem ajudar Dora a levar Jesuíno ao forró de Florinda. Jesuíno e Cícero pensam em Açucena e Antônia, respectivamente. Patácio e Ternurinha conversam sobre a inauguração do gerador de Brogodó. Miguézim observa a tiara roubada e afirma que Açucena não pode ser coroada. Nidinho e Juca disputam para dançar com Cecília no baile. Açucena elogia os convites para o baile. Miguézim afirma que Açucena não pode sair do sertão. Doutor Sergio comenta com Helena e Felipe que Inácio é movido pela fé. Damião acusa Amália de traição. Neusa e Batoré recebem o convite para o baile de Açucena. Açucena lê o convite do baile para Euzébio e Virtuosa. Neusa fica enciumada com os presentes de Batoré para Antônia. Ternurinha tenta seduzir Patácio. Galego entrega para Jesuíno sua roupa para ir ao forró. O gerador sofre um curto circuito quando Patácio e Ternurinha tentam ligá-lo. Augusto se surpreende ao saber que o gerador não será inaugurado. Cesária acerta os últimos detalhes dos quitutes para o baile. Timóteo acerta com Tibungo os detalhes de seu plano. Nicolau se diverte com Úrsula ao dizer que deixará Lilica esperando por ele. Cesária se arruma para o baile. Euzébio reclama com Virtuosa do sapato que está usando. Florinda confunde Petrus com Zenóbio ao vê-lo arrumado. Cícero tenta convencer Jesuíno a levá-lo ao forró. Quiquiqui e Setembrino mostram a Téinha e Rosa as máscaras que usarão na festa. Úrsula e Timóteo trocam olhares quando Açucena desce para o baile.

Capítulo 73 de segunda, 04/07/2011

Vilões aliados

Doutor Sergio fica comovido com a forma com que Inácio trata os necessitados em Vila da Cruz. Setembrino escreve uma prosa para Quiquiqui. Penélope se recusa a divulgar a inauguração do gerador. Quiquiqui canta para Téinha a prosa escrita por Setembrino. Miguézim vai à Brogodó com a intenção de impedir a coroação de Açucena. Neusa questiona as histórias de Farid. Bel convida Penélope para sair. Miguézim afirma que Açucena não pode ser coroada e observa a tiara que Augusto pretender dar a ela. Euzébio diz à filha que eles precisam recuperar a medalhinha que ela vendeu. Miguézim invade o palácio da prefeitura e rouba a tiara de Açucena. Augusto vê Janaína usando uma medalha de um membro da corte. Dora convida Jesuíno para ir à inauguração da casa de forró. Petrus decide ir ao baile. Dora fica chateada ao perceber que Jesuíno aceita seu convite com a intenção de encontrar Açucena. Augusto compra a medalha de Janaína e a entrega para a filha. Açucena chora por causa de Jesuíno. Jesuíno sofre por Açucena. Farid conta seu segredo para Setembrino e Quiquiqui. Úrsula garante a Timóteo que entregará Açucena para ele.

Capítulo 72 de sábado, 02/07/2011

Úrsula toma um fora de Augusto

Dora se aproxima de Jesuíno para um beijo, mas ele recua. Cândida se preocupa com Jesuíno. Filó procura Farid em Vila da Cruz. Antônia se revolta com Inácio por se preocupar somente em ajudar os pobres e não se importar mais com o relacionamento entre eles. Filó vê Cícero e fica apavorada, achando que é uma assombração. Úrsula fica animada com a notícia de que Euzébio dançará a valsa com a princesa. Açucena dança com Felipe como uma verdadeira princesa. Herculano repreende Cícero e Jesuíno por deixarem o acampamento. Filó conta para Antônia que viu Cícero. Inácio confessa a Miguézim que sente falta de Antônia. Úrsula se compromete a ajudar Virtuosa e Euzébio a se portar no baile, mas arma contra eles. Cesária comenta sobre a felicidade de Augusto ao ver Açucena dançando. Felipe comenta com Helena que Açucena aceitou se casar com ele. Farid promete levar Bartira para o forró de Florinda. Farid visita Penélope. Úrsula tenta se meter na vida de Augusto e toma um fora.

Capítulo 71 de sexta, 01/07/2011

Uma nova paixão?

Nicolau afirma que Úrsula não pode contar com ele para acabar com o baile de apresentação de Açucena. Florinda incentiva Petrus a lembrar quem era o outro cúmplice da duquesa. Setembrino e Quiquiqui sonham com Téinha e Rosa. Antônia sofre ao saber que os proclames de seu casamento com Batoré foram publicados. Patácio descobre que Augusto marcou o baile de Açucena para o dia da inauguração do gerador. Augusto anuncia ao povo brogodense que fará um baile para apresentar a princesa. Belarmino chega ao acampamento e conta para os cangaceiros sobre o baile. Jesuíno se entristece ao saber do baile de Açucena. Açucena e Jesuíno sofrem com saudades um do outro. Augusto revela que Cesária será seu par no baile. Carlota conta para Timóteo sobre o baile no dia de São João. Úrsula não gosta de saber que Cesária será o par de Augusto no baile. Lilica ameaça Nicolau para ir ao baile com ele. Jesuíno pede para Galego o levar até Dora. Jesuíno visita Benvinda. Petrus ouve Zenóbio comentar com Florinda que Augusto e a corte voltarão a Seráfia após o baile de apresentação de Açucena. Amália aconselha Cesária a lutar para ficar com Augusto. Bartira pede para Farid levá-la ao forró de Florinda. Jesuíno e Dora trocam olhares intensos. Açucena assume para Augusto que está nervosa com o baile. Ademar dá para Janaína a medalhinha de Santa Eudóxia que comprara de Açucena. Filó aproveita a viagem de Neusa e Batoré para levar Antônia à Vila da Cruz. Nidinho conta para padre Joaquim que convidará Cecília para ir ao forró de Florinda com ele. Dora diz a Jesuíno que arriscaria sua vida novamente por ele.

Capítulo 70 de quinta, 30/06/2011

Úrsula planeja acabar com o baile de Açucena

Jesuíno se oferece para levar Euzébio e Virtuosa ao encontro de Cícero. Cesária acusa Úrsula de ter colocado a jiboia em seu quarto. Euzébio e Virtuosa reencontram Cícero se emocionam. Filó promte a Antônia que pensará em uma maneira de ela se encontrar com Inácio. Euzébio e Virtuosa agradecem Herculano por ter salvo Cícero. Úrsula se prepara para se encontrar com Timóteo. Petrus lembra que Úrsula tinha outro cúmplice, além de Nicolau. Timóteo explica à duquesa por que quer ficar noivo de Carlota. Batoré pressiona Antônia para marcar a data de seu casamento. Nicolau se oferece para fazer as unhas de Neusa. Carlota conta a Fausto sobre ela e Timóteo. Virtuosa decide contar toda a verdade sobre Cícero para Açucena. Petrus afirma a Zenóbio e Florinda que irá desmascarar Úrsula. Dora começa a dar sinais de vida enquanto Açucena reza por sua saúde. Timóteo fica noivo de Carlota. Doralice se recupera de seu acidente. Virtuosa e Euzébio contam para Açucena que Cícero está vivo. Augusto dá uma rosa para Cesária. Dora consegue se levantar da cama. Açucena tem aulas de boas maneiras com Efigênia. Florinda, Patácio e Augusto marcam eventos diferentes para a cidade no mesmo dia. Úrsula diz a Nicolau que acabará com o baile de apresentação de Açucena.

Capítulo 69 de quarta, 29/06/2011

Jesuíno revela que Cícero está vivo

Augusto conta a Cesária que Açucena decidiu assumir o posto de princesa. Úrsula invade o quarto de Cesária e a humilha depois que lhe devolve o anel. Efigênia sente falta de Nicolau no palácio da prefeitura. Petrus relata a Zenóbio e Florinda como conseguiu fugir da masmorra. Jesuíno se surpreende ao ver Cícero no acampamento dos cangaceiros e decide contar a verdade a Euzébio e Virtuosa. Cesária fica belíssima para sair para passear com Augusto. Açucena sofre pelo fim de seu noivado. Úrsula propõe que Baldini se una a ela para separar Augusto de Cesária. Euzébio e Virtuosa contam a Jesuíno que Açucena se casará com Felipe. Augusto diz que enfrentará tudo e todos para ficar com Cesária. Timóteo pede Carlota em casamento. Açucena diz a Felipe que ele precisará ter muita paciência com ela. Cesária encontra um bicho peçonhento em seu quarto. Jesuíno conta para Euzébio e Virtuosa que Cícero está vivo.

Capítulo 68 de terça, 28/06/2011

Armando mais um plano

Cesária teme o ódio de Úrsula. Úrsula procura Neusa para tentar reaver o anel de Cesária. Úrsula e Nicolau se assustam com os gritos de Ternurinha. Neusa desconfia da atitude de Úrsula e Nicolau. Felipe revela que ele e Dora fazem parte do bando da Alvorada. Tibungo revela a Timóteo que Fubá era Dora disfarçada. Jesuíno vai ao acampamento de Herculano e Açucena chega ao palácio para falar com Augusto. Augusto fica radiante com a notícia de que Açucena vai com ele para Seráfia. Jesuíno diz a Herculano que ficará no acampamento. Baldini paga a fiança de Felipe. Felipe implora para que Dora não morra. Úrsula se enfurece com Carlota e afirma que ela será a rainha de Seráfia. Açucena fica comovida ao descobrir que Dora arriscou sua vida para salvá-la. Augusto cobra de Úrsula o anel que havia dado a Cesária. Úrsula decide emprestar os serviços de Nicolau a Neusa em troca do anel de Cesária. Petrus fica nervoso ao contar para Florinda e Zenóbio sobre a masmorra. Úrsula e Neusa conversam sobre os predicados de Nicolau. Tibungo sugere que Timóteo vá atrás de Açucena.

Capítulo 67 de segunda, 27/06/2011

Açucena decide ir para Seráfia

Farid afirma que se Dora não for levada a Brogodó irá morrer. Bel e Penélope se beijam e Herculano os flagra. Zenóbio decide contar ao rei que Petrus está vivo. Augusto intima Úrsula a devolver o anel que pegou de Cesária. Batoré e o tenente invadem a casa de Benvinda à procura de seu filho. Dora acredita que vai morrer e pede um beijo para Jesuíno, que cede, mas Açucena vê os dois. Jesuíno tenta se explicar para Açucena. A polícia não encontra Jesuíno na casa de Benvinda, mas Açucena chega e é interrogada. Florinda pede para Zenóbio esperar que Petrus recupere toda a memória para contar a Augusto que ele está vivo. Úrsula fica furiosa com o ultimato que o rei lhe dá por causa do anel de Cesária. Miguézim esconde Jesuíno na igreja e consegue despistar os homens de Batoré. Cesária teme que Úrsula se vingue dela por causa do anel. Úrsula descobre que Nicolau vendeu o anel de Cesária para Neusa. Nidinho mente a Padre Joaquim para encobrir Setembrino e Quiquiqui. Batoré e o tenente interceptam a carroça em que Galego e Felipe levam Dora para Brogodó. Açucena decide ir para Seráfia. Úrsula tenta recuperar o anel de Cesária com Neusa. Todos em Brogodó ficam consternados com a chegada de Dora.

Capítulo 66 de sábado, 25/06/2011

Jesuíno descobre que Fubá é Dora

Açucena se desespera com a decisão de Jesuíno de voltar para ajudar Fubá/Dora. Felipe cuida de Dora. Petrus revela que Úrsula e Nicolau o jogaram na masmorra de Seráfia preso na máscara de ferro. Úrsula revela seu envolvimento com Herculano para Penélope. Herculano e Cícero comentam sobre Cesária. Amália aconselha Cesária a voltar para o palácio da prefeitura. Augusto confirma presença na inauguração do gerador de Brogodó. Augusto pergunta a Juca por Cesária. Jesuíno encontra Felipe e Fubá/Dora. Açucena volta para a casa de Benvinda. Timóteo manda Batoré e a volante irem até Vila da Cruz para prender Jesuíno. Augusto repreende Baldini por querer afastá-lo de Cesária. O povo de Brogodó percebe o envolvimento entre Augusto e Cesária. Bel intercepta o caminho de Penélope e leva Úrsula para ver Herculano. Jesuíno chega com Dora ferida ao posto médico de Vila da Cruz. Galego não deixa Felipe contar a verdade sobre Fubá para Jesuíno. Açucena e Jesuíno se encontram. Batoré tenta atrasar a operação. Cesária conta a Augusto que Úrsula pegou o anel que ele lhe presentou. Neusa compra todas as joias que Nicolau lhe leva. Petrus garante a Zenóbio que Úrsula e seu amante colocaram a máscara de ferro nele. Jesuíno descobre que Fubá é Dora.

Capítulo 65 de sexta, 24/06/2011

A vida de Dora corre perigo

Jesuíno liberta Benvinda e vai atrás dos jagunços que levaram Açucena. decide unir seu bando para ir atrás de Açucena. Rosa avisa Dora que o bando irá se reunir para resgatar Açucena e Jesuíno faz questão da presença de Fubá. Felipe se disfarça como Dora para entrar no Bando da Alvorada. Timóteo manda Batoré reunir seus homens para evitar o ataque do bando de Jesuíno. Timóteo revela seu plano para Açucena, que se desespera por seu noivo. Fubá leva Faísca para o bando da Alvorada. Cesária fica constrangida por servir Efigênia ao lado de Augusto. Jesuíno desconfia de Faísca/Felipe, mas Fubá/Dora o tranquiliza. Augusto repara a tristeza de Cesária. Úrsula mostra a Nicolau o anel que Augusto deu a Cesária e ela confiscou. Benvinda e Miguézim avisam Virtuosa sobre o sequestro de Açucena e ela passa mal. Jesuíno chega com seu bando à fazenda, mas Açucena consegue avisá-los sobre a presença da polícia. O bando foge levando Açucena. Dora é gravemente atingida e Felipe tenta salvá-la. Nicolau vai à casa de Neusa para vender as joias falsas de Úrsula. Petrus lembra de quem o colocou a máscara de ferro. Úrsula pede para Penélope levá-la ao acampamento de Herculano. Ternurinha sente falta de Cesária. Cesária diz a Amália que não voltará mais para o palácio porque precisa esquecer o rei. Jesuíno volta para procurar Fubá/Dora na estrada ao saber que ele foi atingido.

Capítulo 64 de quinta, 23/06/2011

Açucena é sequestrada

Euzébio e Virtuosa encontram Açucena e Jesuíno juntos e a moça decide ir morar com o noivo. Virtuosa defende Açucena. Úrsula descobre que suas joias desapareceram. Nicolau vende as roupas e joias de Úrsula para Ternurinha. Baldini ofende Cesária e sugere que ela se afaste de Augusto. Timóteo pretende provar que Jesuíno é o líder do bando da Alvorada. Tibungo observa Açucena e descobre que ela se mudou para a casa de Jesuíno. Úrsula comenta com Nicolau que foi roubada e pega o anel que Augusto deu a Cesária. A mando de Timóteo, Tibungo e os jagunços invadem a casa de Jesuíno e levam Açucena. Miguézim sofre com a dor por ter extraído um dente. Zenóbio fala o nome de Úrsula para Petrus e ele fica descontrolado. Úrsula descobre que Nicolau vendeu suas roupas e joias para Ternurinha e se enfurece com o mordomo. Petrus se lembra de Úrsula. Açucena acorda na casa de Timóteo. Jesuíno volta para casa e descobre que Açucena foi levada.

Capítulo 63 de quarta, 22/06/2011

Açucena e Jesuíno são flagrados juntos

O povo de Brogodó se diverte ao ver a situação dos soldados da volante. Açucena exalta o trabalho do bando da Alvorada e corre para procurar Jesuíno. Zenóbio conversa com Baldini sobre a morte de Petrus. Helena fica desolada por causa de Inácio. Timóteo fica furioso ao saber que o capitão foi libertado pelo bando da Alvorada. Augusto desaprova a empolgação de Cesária ao saber da libertação de Herculano. Filó avisa Batoré sobre a libertação de Herculano. Augusto sente ciúmes de Cesária. Cícero se emociona com o retorno de Herculano ao acampamento. Açucena e Jesuíno se encontram às escondidas. Augusto estranha o interesse de Zenóbio na morte de Petrus. Zóio-Furado leva Úrsula para ver Herculano. Augusto pede Cesária em casamento e os dois têm a primeira noite de amor. Herculano e Úrsula se beijam. Jesuíno e Açucena namoram. Timóteo suspeita da identidade do líder do bando da Alvorada. Virtuosa percebe que Açucena não está em casa e Euzébio sai para procurá-la. Timóteo fala sobre sua desconfiança para o tenente e Batoré e explica seu plano para capturar o líder do bando da Alvorada. Cesária sai do quarto de Augusto observada por Baldini. Virtuosa e Euzébio procuram por Açucena na casa de Jesuíno. Farid arranca um dente de Miguézim. Euzébio e Virtuosa acham Açucena e Jesuíno juntos.

Capítulo 62 de terça, 21/06/2011

O bando de Jesuíno ridiculariza a volante

Cícero lamenta por não poder ajudar Herculano. Açucena comenta com Bartira que continua se encontrando com Jesuíno. Bartira encontra Farid na casa de Euzébio e Virtuosa. O tenente da volante ameaça Herculano. Nicolau ironiza a situação de Herculano e irrita Úrsula. Baldini vê Augusto e Cesária se beijando. Antônia vai embora com Batoré e Timóteo se diverte com Lilica. Açucena e Virtuosa conversam sobre a situação de Farid. Ternurinha chega ao palácio. Jesuíno e os cangaceiros interceptam o tenente e os soldados da volante para libertar Herculano. Jesuíno tenta salvar Herculano, mas o tenente o enfrenta. Fausto e Patácio ajudam Ternurinha a se acomodar em seu quarto. Virtuosa impede que Açucena conte a verdade sobre Farid para Bartira. Bartira e Salim cobram explicações de Farid pela demora na viagem. Açucena descobre que Jesuíno vai enfrentar a volante para libertar Herculano. Fubá e Bel conseguem libertar Herculano. Herculano agradece pela ajuda do filho. Felipe é irônico ao parabenizar Dora pela libertação de Herculano e demonstra sua preocupação. Petrus tem um pesadelo e Zenóbio e Florinda tentam acalmá-lo. Baldini recrimina Augusto por causa de Cesária. Dora e Felipe comemoram o retorno de Ternurinha. Zenóbio conversa com Baldini sobre a morte de Petrus. Helena fica desolada por causa de Inácio. Açucena foge para procurar Jesuíno. O bando de Jesuíno rouba as roupas dos soldados da volante, e eles são obrigados a roubarem roupas femininas para andar pela cidade de Brogodó.

Capítulo 61 de segunda, 20/06/2011

Em busca de justiça

Jesuíno conta a Açucena que tirará Herculano da cadeia. Ternurinha reclama das acomodações do acampamento. Úrsula conta a Jesuíno quando Herculano será transferido. Penélope conta para Patácio que os cangaceiros propuseram trocar Ternurinha por Herculano e o prefeito combina ação com Batoré. Virtuosa desconfia de Açucena. Timóteo confidencia a Fausto que usará Dora para separar Jesuíno de Açucena. Batoré tira Herculano da cela, que se tranquiliza ao ver Cesária na delegacia. Ternurinha foge do acampamento dos cangaceiros. Bel e Zóio-Furado se desesperam ao constatar que Ternurinha fugiu. Miguézim avisa a Açucena para tomar cuidado com o coronel. Timóteo explica seu plano para Fausto. Herculano fica inquieto ao ver Penélope com Batoré e Patácio. Bel e Zóio-Furado avisam Cândida da fuga de Ternurinha. Cândida vai ao encontro de Jesuíno. Paçoca e Rufino avisam ao tenente da volante que Herculano fugiu. Antônia se prepara para morar na casa de Batoré. Neusa recebe uma carta de Farid. Farid aparece na casa de Euzébio. A volante encontra Herculano e acredita que Batoré o capturou. Penélope fica arrasada quando o tenente da volante leva Herculano de volta para a delegacia. Cândida avisa ao neto que seu plano deu errado e que eles precisam tirar Herculano da prisão. Jesuíno ouve Timóteo tramando com Fausto para separá-lo de Açucena e enfrenta o coronel. Galego pede ajuda a Rosa. Patácio conta a Úrsula e Augusto que a troca não deu certo. Rosa procura Dora para passar o recado de Galego. Bartira encontra Farid na casa de Euzébio. Fubá se junta ao bando de Jesuíno e eles partem para libertar Herculano.

Capítulo 60 de sábado, 18/06/2011

Açucena e Jesuíno se reconciliam

Açucena se assusta com Timóteo e procura os pais. Belarmino se disfarça de mendigo para investigar o movimento na delegacia. Cesária cuida de Herculano na cela. Úrsula visita Herculano e os dois se beijam. Jesuíno fala para Cândida que vai se unir aos cangaceiros para libertar seu pai. Açucena revela a Timóteo que sabe que foi ele o responsável pela morte de Cícero. Cândida conta para Jesuíno que pensou em oferecer Ternurinha em troca de Herculano e ele aceita. Bel conta o plano de Cândida para libertar Herculano a Penélope. Neusa reza para Farid voltar. Salim e os irmãos reclamam com Bartira da ausência de Farid. Filó encontra Farid disfarçado nas ruas de Brogodó. Ternurinha descobre o plano dos cangaceiros e tenta fugir, mas Zóio-Furado a impede. Cândida aconselha Jesuíno a se entender com Açucena. Úrsula garante a Herculano que vai tirá-lo da cadeia. Nicolau se veste de cangaceiro para agradar Úrsula. Batoré enfrenta Timóteo para defender Antônia. Jesuíno e Açucena se reconciliam. 

Capítulo 59 de sexta, 17/06/2011

Jesuíno planeja resgatar Herculano

Jesuíno destrata Açucena ao defender Herculano e Timóteo se anima. Penélope não deixa Bel tentar salvar Herculano e o cangaceiro a culpa pela prisão do capitão. Nicolau ameaça desmascarar Úrsula. Timóteo oferece carona para Açucena, mas Augusto interfere e leva a filha para Vila da Cruz. Batoré nega assistência médica a Herculano. No caminho, Açucena reclama de Jesuíno para Augusto. Nicolau discute com Cesária por ciúmes de Herculano. Augusto deixa Açucena em casa. Penélope exige que Patácio autorize que Herculano tenha atendimento médico. Ternurinha irrita Zóio-Furado com suas frescuras. Patácio exige que Batoré permita o atendimento médico a Herculano. Cândida tem uma ideia para libertar o filho. Herculano se emociona com a visita de Jesuíno. Miguézim se surpreende ao saber que Herculano está muito ferido. Carlota procura Timóteo. Augusto se entristece depois de conversar com Cesária. Nicolau tenta fazer as pazes com Úrsula. Carlota diz a Helena que não quer mais se casar com Felipe.  Timóteo liberta Antônia. Jesuíno diz a Benvinda que ajudará Herculano a fugir e se revolta quando a mãe tenta convencê-lo do contrário. Timóteo tenta se livrar de Carlota. Jesuíno reúne o bando para resgatar Herculano. Timóteo leva flores para Açucena.

Capítulo 58 de quinta, 16/06/2011

Jesuíno chama Herculano de pai

Timóteo insiste com o tenente da volante para invadir o cinema. Cândida acusa Penélope de ter traído o bando e Bel fica inconsolável. Herculano, ferido, implora que Cesária o ajude. Paçoca e Rufino avisam que Herculano está ferido no cinema e Cesária e Cecília são reféns. Úrsula se enfurece com Nicolau ao saber que Cecília está presa no cinema e que o capitão está ferido. Açucena discute com os pais. Padre Joaquim ajuda o tenente da volante a negociar com Herculano. Florinda não deixa que Petrus a beije. Açucena se lamenta com Bartira por não poder ficar com Jesuíno. Herculano permite que padre Joaquim entre na sala do cinema. Dora diz que Patácio é culpado pelo que aconteceu com Ternurinha. Ternurinha não para de falar e Zóio-Furado fica impaciente. Cesária cuida de Herculano, que decide se render. Antônia sofre por causa de Inácio. Açucena foge para encontrar seu noivo. Todos estão impacientes com a demora da rendição de Herculano. Petrus fala com Zenóbio que ainda não recuperou sua memória. Nicolau ameaça contar todas as armações de Úrsula se ela for procurar Herculano. Cesária protege Herculano e não fala com Augusto ao sair do cinema. Jesuíno reconhece Herculano como pai e tenta impedir Batoré de levá-lo para a prisão.

Capítulo 57 de quarta, 15/06/2011

Cesária encontra Herculano ferido

Herculano destrata Timóteo. Paçoca e Rufino revistam os cangaceiros. Batoré mostra a Patácio como os soldados da volante estão disfarçados. Dora e Felipe se beijam. Cesária tira Úrsula do quarto e vai com ela até o cinema. Herculano manda todos se calarem para ouvirem o discurso de Patácio. Antônia explica todo o plano de Timóteo, Batoré e Patácio para Jesuíno e ele desiste de fugir com Açucena para ajudar o pai. Miguézim impede Augusto de levar Açucena de Vila da Cruz. Felipe e Dora discutem logo após o beijo. Janaína não deixa Úrsula e Cesária entrarem no cinema. Patácio está ansioso pelo início da operação que prenderá Herculano. Miguézim diz que lutará para impedir que Augusto leve Açucena. Florinda reclama da ausência de Setembrino e Quiquiqui. Nidinho liga o projetor antes de Patácio acabar o seu discurso e todos aplaudem. Herculano é interceptado pelo tenente e alguns soldados. Úrsula se desespera ao ouvir tiros dentro do cinema. Cândida pega Ternurinha como refém para fugir da emboscada. Os cangaceiros fogem do cinema e levam Ternurinha. Zenóbio e padre Joaquim saem para buscar as crianças. Úrsula revela aos membros da corte que Ternurinha foi feita refém pelo bando. Os cangaceiros se dão conta de que Herculano não está com eles. Penélope discute com Timóteo. Cesária encontra Herculano ferido. Jesuíno, Quiquiqui, Setembrino e Galego impedem a entrada dos soldados da volante no cinema.

Capítulo 56 de terça, 14/06/2011

Antônia avisa que Herculano corre perigo

Euzébio pede que Augusto o leve com Virtuosa e Açucena para Seráfia. Benvinda tenta convencer Jesuíno a aceitar Herculano como pai. Janaína e Genaro veem Petrus. Ademar compra a corrente de ouro de Açucena. Penélope pensa em Bel. Galego avisa a Dora sobre a fuga de Jesuíno e Açucena e pede que ela os ajude. Antônia prende Lilica em seu quarto e foge da fazenda. Felipe vê Dora vestida como Fubá. Euzébio e Augusto descobrem que Açucena fugiu. Felipe e Dora se beijam. Antônia conta para Jesuíno sobre a armadilha que Timóteo armou para seu pai. Herculano e seu bando chegam a Brogodó.

Capítulo 55 de segunda, 13/06/2011

Açucena e Jesuíno planejam fuga

Euzébio e Virtuosa expulsam Benvinda de sua casa ao saberem que Jesuíno é filho de Herculano. Timóteo tem uma ideia para se livrar de Herculano. Felipe dá um ultimato em Dora e pergunta por Fubá. Herculano e Bel se assustam quando Cícero começa a tossir dentro do caixão. Bartira consola Açucena. Virtuosa diz a Euzébio que eles precisam ir embora de Brogodó com a filha. Açucena decide fugir com Jesuíno. Jesuíno aceita fugir com Açucena. Herculano e Bel se assustam com a constatação de Cândida de que Cícero está vivo. Dora diz a Felipe que não conhece Fubá, mas ele não acredita. Antônia ouve Timóteo armando com Batoré contra Herculano. Penélope informa aos cangaceiros a proposta de paz feita por Patácio.

Capítulo 54 de sábado, 11/06/2011

Felipe desconfia de Dora

Augusto decide desafiar Jesuíno e Fubá implora que Açucena impeça o duelo. Cícero é dado como morto. Os empregados da fazenda tentam salvar o coronel. Timóteo conta a todos de Vila da Cruz que Jesuíno é filho de Herculano. Timóteo obriga Damião a confirmar que Herculano matou Cícero. Amália percebe a mentira do marido. Jesuíno se revolta com o pai e Benvinda tenta acalmá-lo. Timóteo intimida Antônia para confirmar que os cangaceiros mataram Cícero. Herculano pega o corpo de Cícero para cumprir seu desejo de ser enterrado como cangaceiro. Fubá foge de Felipe com medo de ser reconhecido. Nicolau consegue acordar Úrsula. Jesuíno afirma a Euzébio que vai buscar o corpo de Cícero. Felipe desconfia que Dora seja Fubá. Penélope não acredita que Cícero foi morto por Herculano e decide investigar o caso. 

Capítulo 53 de sexta, 10/06/2011

Timóteo ataca Cícero pelas costas

Galego conta para Dora os planos de Timóteo e ela pensa em como proteger Jesuíno. Batoré dá um anel de noivado para Antônia. Inácio cuida dos pobres em Vila da Cruz. Timóteo acerta com Tibungo os detalhes de seu plano contra Jesuíno. Herculano combina com seu bando o ataque à fazenda do coronel. Fubá exige que o bando se reúna para salvar a vida de Jesuíno. Açucena percebe a preocupação de seu noivo. Jesuíno esconde de Açucena o motivo de sua aflição. Úrsula bebe sem querer  o chá com sonífero que pretendia dar para Augusto. Cícero pede para Herculano enterrá-lo como cangaceiro, caso ele seja morto em combate. Cândida tem um mau pressentimento. Timóteo se surpreende ao saber que Jesuíno é filho de Herculano. Cesária implora que Augusto desista de impedir o casamento de Açucena. Fubá vê Jesuíno se arrumar para o casamento. Cícero enfrenta Timóteo. Petrus consegue falar uma frase inteira. Lilica pede para Batoré ajudar a tirar os cangaceiros da fazenda. Florinda, Rosa, Teinha e Virtuosa ajudam Açucena a se arrumar para o casamento. Timóteo ataca Cícero pelas costas, depois de perder a luta contra ele.

Capítulo 52 de quinta, 09/06/2011

Euzébio descobre as mentiras de Farid

Herculano revela a Jesuíno a armadilha que Timóteo planeja para ele. Antônia sai da delegacia com Batoré e Paçoca e Rufino soltam o príncipe. Zenóbio e Florinda perguntam a Petrus se foi Augusto quem colocou a máscara de ferro nele. Zenóbio comenta sobre a morte de Petrus e Úrsula e Nicolau ficam tensos. Jesuíno pede para Setembrino e Quiquiqui não contarem para Açucena sobre a ameaça que Timóteo fez contra ele. Euzébio vê Farid na casa de Bartira. 

Capítulo 51 de quarta, 08/06/2011

Antônia aceita se casar com Batoré

Herculano fala com Zóio-Furado que eles irão invadir a fazenda de Timóteo no dia do casamento de Açucena e Jesuíno. Augusto insiste para Inácio se vestir adequadamente, mas ele só aceita usar roupas de mendigo. Batoré prende o infante. Inácio diz a Antônia que eles não irão mais se casar. Florinda descobre que Petrus fugiu. Jesuíno ajuda Petrus. Dora e Felipe consolam Antônia. Zenóbio revela a Jesuíno, Açucena e Benvinda a identidade de Petrus. Batoré garante a Antônia que liberta Inácio se ela se casar com ele, e ela aceita. Jesuíno vê Bel escondido e vai a seu encontro. Antônia pede para Batoré deixá-la falar com Inácio antes de tirá-lo da cadeia. Jesuíno invade o acampamento de Herculano e se surpreende quando o pai revela que Timóteo planeja matá-lo.

Capítulo 50 de terça, 07/06/2011

Inácio renuncia a todos os seus bens

Batoré ameaça Timóteo e exige sua ajuda para capturar Antônia. Batoré e Timóteo tentam invadir o palácio da prefeitura e atrapalham o momento íntimo entre Patácio e Ternurinha. Dora avisa que Inácio está em Vila da Cruz. Inácio vai falar com Miguézim sobre seu sonho. Augusto e Baldini vão até Vila da Cruz buscar Inácio. Augusto insiste que Açucena não se case com Jesuíno. Zenóbio chora ao ver Petrus beijar o rosto de Florinda. Inácio se preocupa com as filhas da mulher que foi atropelada por Batoré. Florinda tenta acalmar Zenóbio. Inácio pede para ficar sozinho e diz a Antônia que eles não irão mais se casar. Úrsula e Nicolau fazem comentários maldosos sobre a relação entre Augusto e Cesária. Augusto diz a Cesária que só poderia ficar com ela se o povo de Seráfia a aceitasse. Petrus fica perturbado ao ver Florinda e Zenóbio juntos. Cesária tenta convencer Augusto a não interferir no casamento de Açucena e Jesuíno. Petrus tem uma crise ao lembrar do passado e Jesuíno o ajuda. Inácio decide doar tudo o que tem para um mendigo e surpreende o povo de Brogodó ao ficar nu em praça pública. Batoré ameaça romper com o acordo feito com Timóteo caso ele não se case com Antônia. Inácio afirma que ajudará os pobres e seguirá sua missão. Herculano revela a Zóio-Furado que pretende invadir a fazenda de Timóteo.

Capítulo 49 de segunda, 06/06/2011

Úrsula pede ajuda a Cesária

Zenóbio fica incomodado com o jeito com que Florinda trata Petrus. Inácio promete cuidar dos filhos da mulher que Batoré atropelou. Úrsula conta o plano de Timóteo para Herculano. Miguézim consola Inácio. Batoré pede que Timóteo ajude-o a pegar Antônia. Úrsula ouve o plano de Augusto para impedir o casamento de Jesuíno e Açucena. Timóteo decide ir atrás da irmã depois da ameaça de Batoré. Inácio tem um pesadelo e Antônia, Felipe e Helena o ajudam. Úrsula pede para Cesária convencer Augusto a desistir de impedir o casamento de Açucena. 

Capítulo 48 de sábado, 04/06/2011

Batoré sequestra Antônia

Timóteo tem um ataque de fúria e Benvinda e Antônia ficam apavoradas. Virtuosa arruma o vestido de noiva de Açucena. Zenóbio fica enciumado com o carinho com que Florinda trata Petrus. Timóteo diz que Batoré pode levar Antônia embora se ele prometer ajudá-lo a acabar com o casamento de Açucena e Jesuíno. Batoré retira Antônia à força do carro de Timóteo. Todos na igreja estranham a demora da noiva. Batoré atropela uma mulher na estrada para fugir de Inácio. Lilica ouve o coronel dizer que vai acabar com Jesuíno no dia do seu casamento. Benvinda implora que Herculano proteja seu filho de Timóteo. Inácio resgata Antônia, mas se desespera por não conseguir salvar a mulher que Batoré atropelou. Timóteo mente sobre Antônia para Augusto, Helena, Felipe e Dora. Lilica conta para Nicolau que o coronel pretende agir contra Jesuíno.

Capítulo 47 de sexta, 03/06/2011

Penélope quer exibir filme sobre o cangaço

Açucena fica espantada com a revelação de Jesuíno. Zenóbio reconhece Petrus e diz a Florinda que contará a Augusto que ele está vivo. Inácio e Antônia marcam a data do casamento. Açucena e Jesuíno acertam os últimos detalhes antes do casamento. Augusto e Timóteo ficam incomodados ao saber que o casamento de Açucena e Jesuíno está próximo. Neusa consola Batoré. Bartira chora por causa de Farid. Penélope propõe que Patácio homenageie Herculano em uma sessão de cinema. Augusto fala para Baldini que está disposto a tudo para impedir o casamento de sua filha. 

Capítulo 46 de quinta, 02/06/2011

Petrus se livra da máscara de ferro

Timóteo tenta avançar contra Jesuíno, mas é impedido por Tibungo e Batoré. Cândida não consegue convencer Herculano a ir atrás do filho. Florinda tenta se aproximar de Petrus. Augusto pede para Jesuíno salvar Seráfia e deixar Açucena se casar com Felipe. Dora e Felipe discutem. Augusto e Helena vão até a fazenda para acertar o casamento de Inácio e Antônia. Cândida conversa com Jesuíno. Batoré vê Antônia e Inácio se beijando. Florinda leva Petrus até Zenóbio, que o ajuda a tirar sua máscara. Açucena vê Jesuíno e Cândida juntos. Úrsula tem um pesadelo com Petrus. Jesuíno conta para Açucena que é filho de Herculano.

Capítulo 45 de quarta, 01/06/2011

Jesuíno aceita a homenagem de Augusto

Jesuíno vai embora do palácio sob o olhar desconfiado de Augusto. Herculano decide ir embora e Penélope fica furiosa de ser expulsa do acampamento. Petrus pensa em Florinda. Úrsula sugere que Augusto dê a Jesuíno o título de cavaleiro de Seráfia. Bel beija Penélope. Augusto e Helena pedem para fazer a cerimônia de condecoração a Jesuíno na igreja. Benvinda teme por seu filho ao saber o que ele fez para salvar Inácio. Florinda vê Petrus no cinema e desmaia. Padre Joaquim aconselha Jesuíno a aceitar a homenagem de Augusto. Florinda revela para Zenóbio que viu o homem mascarado. Timóteo planeja atrapalhar a homenagem ao seu rival. Jesuíno decide aceitar a homenagem de Augusto.

Capítulo 44 de terça, 31/05/2011

Jesuíno e Herculano se enfrentam

Jesuíno vai a Brogodó para defender a cidade. Galego chama Setembrino e Quiquiqui para ajudar Jesuíno. Inácio é capturado pelos cangaceiros. Jesuíno enfrenta Herculano. Açucena, Dora, Quiquiqui, Setembrino, Galego, Baldini e Zenóbio se juntam a Jesuíno para enfrentar os cangaceiros. Efigênia confessa a Helena que acredita que Petrus está vivo. Herculano usa Inácio para enfrentar Jesuíno. Cândida impede Penélope e Cícero de fugir do acampamento. Neusa e Bartira conversam sobre seus maridos. Carlota e Fausto avisam Antônia que Inácio está desaparecido. Herculano chega com o príncipe ao acampamento e avisa Cândida sobre o acordo que fez com Jesuíno. Augusto acredita que exista uma relação entre Herculano e Jesuíno, mas Úrsula e Nicolau tentam desfazer as suspeitas do rei. Jesuíno ateia fogo na tenda de Herculano e consegue salvar Inácio. Filó fica nervosa ao ouvir Neusa falar sobre Bartira. Florinda ouve as crianças conversando sobre Petrus. Jesuíno leva Inácio até o palácio.

Capítulo 43 de segunda, 30/05/2011

Inácio se torna refém dos cangaceiros

Timóteo diz a Helena que Inácio precisa oferecer um dote maior do que o proposto pelo delegado Batoré para ter a mão de Antônia. Úrsula desconta sua raiva de Cesária em Nicolau. Dora avisa Inácio que pode levá-lo até Antônia. Jesuíno se recusa a entrar para o cangaço e Herculano garante que o povo de Brogodó irá sofrer. Helena decide pagar o dote que Timóteo exige para que Inácio possa se casar com Antônia. Bel manda avisar Patácio que Herculano invadirá a cidade. Baldini insinua que Cecília é filha de Úrsula. Rei Augusto e sua comitiva vão à Vila da Cruz. Bartira acolhe Neusa em sua casa. Herculano e seu bando invadem Brogodó e tomam Inácio como refém.

Capítulo 42 de sábado, 28/05/2011

Úrsula flagra beijo de Augusto e Cesária

Farid sofre por suas três mulheres. Os colonos expulsos por Timóteo da fazenda o encontram na estrada. Nicolau entrega um bilhete com o paradeiro de Antônia ao jovem coronel. Miguézim conversa com Jesuíno e ele decide contar a Açucena que é filho de Herculano. Timóteo tenta invadir a casa do profeta para levar sua irmã. Inácio convence Helena a aceitar seu casamento com Antônia e a acompanha à fazenda do coronel. Úrsula vê Augusto e Cesária se beijando. Herculano pede que seus homens se preparem para invadir Brogodó.

Capítulo 41 de sexta, 27/05/2011

Helena revela que Seráfia foi tomada por rebeldes

Nicolau diz a Úrsula que ela precisa convencer o rei a deixar Brogodó. Augusto pede para Baldini investigar Jesuíno e sua família. Nidinho explica a Zig e Dulcina o seu plano para tirar Cecília do palácio. Augusto e Baldini concordam que existe um mistério em torno do pai de Jesuíno. Açucena vê Fubá e fica desconfiada. Fubá pede para Jesuíno tirar Antônia da fazenda e das garras de Timóteo. Padre Joaquim avisa a Patácio que Herculano pretende invadir Brogodó. Baldini percebe o sumiço de Cecília e vai à casa de Zenóbio. Rainha Helena chega a Brogodó. Antônia fica radiante ao saber que vai com o irmão até a delegacia de Formosura. O bando de Jesuíno intercepta o carro de Timóteo para resgatar Antônia. O bando de Jesuíno imobiliza Timóteo e resgata Antônia. Genaro se veste com a capa de Petrus e finge ser o fantasma. Jesuíno entrega Antônia para Miguézim. Rainha Helena informa que Seráfia foi tomada por revoltosos e o Rei Augusto se preocupa.

Capítulo 40 de quinta, 26/05/2011

Herculano descobre os planos de Jesuíno

Jesuíno abraça Fubá. Penélope tira fotos dos cangaceiros. Herculano parte com Zóio-Furado, Bel e Garnizé atrás do bando de Jesuíno. Inácio garante a Felipe que salvará Antônia de Timóteo. Os colonos pedem as contas para Timóteo. Cícero conversa com Virtuosa e Euzébio. Herculano descobre que Jesuíno é o chefe dos justiceiros. Herculano ameaça Jesuíno para que ele aceite entrar para o cangaço. Cícero se despede dos pais e Virtuosa se desespera. Timóteo enfrenta os colonos, que não se intimidam. Felipe pergunta para Dora onde ela esteve. Timóteo recebe uma intimação para comparecer à delegacia de Formosura com Antônia. 

Capítulo 39 de quarta, 25/05/2011

Justiça sendo feita

Fubá tenta convencer Jesuíno a aceitá-la em seu bando, mas teme ser reconhecida. Timóteo interroga os colonos para saber quem são os justiceiros que lhe roubaram. Inácio leva um médico para atender Antônia. Jesuíno aceita Fubá como integrante do bando, sem saber que é Dora disfarçada. Timóteo flagra Inácio no quarto de Antônia e ameaça a irmã, mas Benvinda a defende. Farid se despede dos filhos e de Bartira. Jesuíno e seu bando invadem a delegacia de Brogodó e libertam os colonos.

Capítulo 38 de terça, 24/05/2011

Cícero é aceito no bando dos cangaceiros

Tibungo tenta repreender os colonos, mas se sensibiliza com os lamentos de Sessé. Jesuíno enfrenta Timóteo, mas cai do cavalo e Fubá o ajuda. Felipe e Inácio criticam Patácio e Ternurinha por achar natural que Antônia fique presa em casa. Timóteo exige que Tibungo invada a casa dos colonos para reaver a comida que foi roubada. Augusto e Baldini tentam convencer Úrsula a deixar que Cecília frequente a escola. Rosa procura Dora e simula espanto ao saber que a fazenda de Timóteo foi saqueada. Jesuíno conta para Açucena que foi salvo por um desconhecido. Dora comenta com Galego que precisa se disfarçar de homem para que Jesuíno a deixe entrar no bando. Timóteo manda Batoré prender todos os seus empregados. Jesuíno pensa em libertar os colonos. Herculano aceita Cícero em seu bando. Bel conta para o capitão o que ouviu na cidade. Farid decide deixar Brogodó. Galego leva Dora, que usa o codinome Fubá, para participar do novo ataque do bando e Jesuíno se surpreende.

Capítulo 37 de segunda, 23/05/2011

Dora pede para entrar no bando de Jesuíno

Jesuíno se enfurece ao descobrir que Timóteo não cumpriu o acordo que fez com os colonos. Herculano procura Úrsula. Jesuíno monta um bando para derrotar Timóteo. Rosa ouve a conversa de Jesuíno com seu bando. Zóio-Furado se enfurece ao ver Úrsula e Herculano juntos. Jesuíno tenta resistir a Açucena. Rosa sugere que Dora se junte ao bando de Jesuíno para tentar conquistá-lo. Todos no palácio ficam indignados com a atitude de Timóteo em prender Antônia. Herculano se preocupa ao saber que Jesuíno e Açucena marcaram a data do casamento. Úrsula ameaça contar a Herculano sobre a traição de Zóio-Furado e ele se intimida. A duquesa garante a Nicolau que vai assumi-lo e revelar que eles são os pais de Cecília. Dora pede para entrar no bando de Jesuíno. O carro de Penélope quebra e Bel se oferece para levá-la até a cidade. Jesuíno pensa em roubar a comida de Timóteo e entregar para os colonos. Penélope e Bel encontram Farid na estrada. Lilica vê o depósito vazio e avisa a Timóteo. Jesuíno e seu bando são surpreendidos distribuindo a comida de Timóteo para os colonos.

Capítulo 36 de sábado, 21/05/2011

Timóteo engana seus funcionários

Miguézim acalma Jesuíno e lembra que ele precisa de um exército para derrotar Timóteo. Felipe e Dora discutem. Seu Ademar, dono do cinema, teme perder clientes. Florinda esquece seu xale na sala de projeção e Petrus fica com ele. Farid sai apressado com Filó e inventa uma desculpa para Bartira, deixando Salim desconfiado. Timóteo nomeia Tibungo seu administrador e avisa que as leis na fazenda irão mudar. Patácio se preocupa com a reputação de Brogodó. Jesuíno convence os empregados da fazenda a se unir a ele contra o novo coronel. Miguézim fica perturbado por não conseguir ver o rosto do rei que irá salvar o sertão. Zenóbio avisa Augusto que Açucena marcou a data do casamento com Jesuíno. Benvinda pede as chaves do quarto de Antônia para Timóteo. Inácio consegue falar com Antônia. Batoré sonha com Antônia. Jesuíno e os demais empregados da fazenda enfrentam Timóteo, e ele aceita todas as condições impostas. Inácio afirma a Felipe que se casará com Antônia. Cordata joga búzios para Neusa. Farid pergunta a Batoré sobre as buscas a Penélope. Cândida se preocupa com Penélope. Neusa compra ervas para engravidar. Herculano manda Cícero caçar comida para o bando. Galego comenta sobre o heroísmo de Jesuíno perante Timóteo. No lugar de comida, Timóteo dá pedras para os empregados.

Capítulo 35 de sexta, 20/05/2011