Capítulo 18 de sábado, 29/09/2012
Berenice revela a Zé Maria a gravidez de Isabel
Isabel se desespera com a possibilidade de estar grávida de Albertinho. Matilde flagra Laura e Edgar aos beijos e eles acham graça da situação. Berenice ouve Isabel falando que está grávida e fica radiante. Jurema pede para Isabel passar a noite em sua casa e a aconselha a esperar para revelar a verdade. Albertinho escolhe Alice como a mulher que Teodoro terá que conquistar. Isabel afirma para Jurema que não quer que Albertinho saiba de sua gravidez e promete enfrentar tudo sozinha. Constância reclama com Assunção por não ter um carro e ele promete melhorar a situação da família. Mário dá um buquê de flores para Diva e pede que ela use o colar que ele deu na estreia da peça. Isabel sai cedo da casa de Jurema para não encontrar Afonso. Edgar acorda ao lado de Laura e decide ir assistir a uma aula da esposa na Biblioteca Nacional. Assunção e Praxedes sobem o Morro da Providência e os moradores ficam indignados com os comentários do delegado sobre saúde. Edgar se orgulha de Laura ao assistir a aula dela na biblioteca. Eliete comenta com Frederico que Mário deu flores para Diva e o ator rouba flores do cenário para dar à atriz. Constância se sente humilhada ao se encontrar com Assunção na Confeitaria Colonial e vê-lo todo sujo. Mário tripudia de Frederico por dar flores falsas para Diva. Constância discute com Assunção, mas logo pede perdão ao marido. Edgar elogia Laura pela paixão pelo magistério. Guerra e Neto desconfiam do enriquecimento repentino de Bonifácio. Fernando afirma que Edgar não tem mais interesse pela fábrica e Bonifácio fica indignado com o filho caçula. Madame Besançon flagra Isabel chorando no trabalho e permite que ela saia mais cedo. Berenice conta para Zé Maria que Isabel está grávida.
Jurema revela que Isabel pode estar grávida
Laura e Edgar se rendem à paixão e passam a noite juntos. Zé Maria reclama por Isabel pagar as suas contas e descobre que Caniço se mudou para o Morro da Providência. Tereza pede para Praxedes conversar com Eulália sobre a insistência de fazer Sandra se casar. Constância instrui Luzia com os preparativos para o jantar que fará em sua casa para Bonifácio e a humilha. Praxedes exige que Eulália lhe mostre o que guarda no baú e Tereza fica perplexa quando vê o enxoval que havia preparado para o primeiro bisneto. Fernando fica incomodado ao ouvir Bonifácio elogiando Edgar. Laura flagra Constância conversando com Carlota sobre a mulher que contratou para seduzir Edgar e diz que a mãe a ajudou a se entender com o marido. Isabel e Zé Maria jantam em um restaurante sofisticado e ela lembra que Madame Besançon a ensinou a não agradecer ao garçom. Laura afirma na frente de todos que não precisa da intromissão de Constância em seu casamento e que está em uma ótima fase matrimonial. Isabel sente-se mal durante o jantar e Zé Maria fica preocupado. Laura estranha a proposta de Edgar para passar a lua de mel em casa, mas acaba concordando. Madame Besançon aconselha Isabel a não comer qualquer coisa na rua para não perder o bom paladar. Neusinha decora as frases de Diva e Eliete e torce para que uma das atrizes não possa se apresentar no dia da estreia. Isabel e Laura planejam um jantar para que Edgar e Zé Maria se conheçam. Bonifácio não permite que Fernando dirija seu carro novo. Albertinho aposta que Teodoro não consegue conquistar uma garota. Laura tenta convencer Assunção a ajudar os moradores do Morro da Providência. Constância e Carlota ficam invejosas ao verem Bonifácio e Margarida passeando de carro. Edgar pede uns dias de folga na fábrica e Bonifácio fica indignado. Edgar leva Laura para conhecer a redação do jornal e ela convida Guerra para um jantar. Jurema consulta os búzios para Isabel e avisa que ela pode estar grávida de Albertinho.
Capítulo 17 de sexta, 28/09/2012
Laura decide se entregar para Edgar
Constância não se conforma que Laura não tenha consumado seu casamento com Edgar e ela enfrenta a mãe. Quequé tira Neusinha de perto da confeitaria. Diva tenta atingir Eliete, mas acaba acertando no gerente da confeitaria. Eulália desconfia da insistência de Praxedes, Sandra e Tereza para ela sair de casa. Neusinha comemora o fato de Quequé não ter dito seu nome para Mário quando tentou denunciar a armação dela. Eulália flagra Tereza e Sandra tentando abrir o seu baú. Constância procura Laura e tenta justificar suas atitudes, mas a jovem não se sente bem com as conversas da mãe. Madame Besançon tenta convencer Isabel a se afastar de Jurema por causa do candomblé, mas ela enfrenta a patroa e não aceita. Tereza descobre o conteúdo do misterioso baú de Eulália e fica indignada. Mário convence Diva a permitir que Eliete continue na companhia de teatro para ter uma interpretação melhor e Neusinha fica frustrada com o desfecho. Constância e Carlota mandam Matilde ser sua espiã na casa de Laura e Edgar e manda Luzia contratar uma mulher para seduzir o genro. Sandra leva padre Olegário para a casa de Praxedes e o beato não aprova as provocações de Eulália para Tereza. A mando de Constância, Luzia paga uma bela mulher para seduzir Edgar. A mulher contratada por Constância flerta com Edgar, mas ele não se deixa seduzir. Albertinho e Fernando discutem a posição de Edgar em relação a Laura. Neusinha chora com a reunião de Mário, Diva, Eliete e Frederico novamente na companhia de teatro, mas promete começar tudo de novo para conseguir o que quer. Edgar conta para Laura sobre o flerte que recebeu e ela fica enciumada. Constância se preocupa ao saber que o genro dispensou a mulher contratada. Zé Maria não gosta ao saber que Madame Besançon quer que Isabel se afaste de Jurema e também que ela receba mais dinheiro do que ele. Laura decide se entregar para Edgar.
Capítulo 16 de quinta, 27/09/2012
Constância questiona se Laura consumou o casamento
Constância se preocupa com o futuro de sua família com o suposto fim do casamento de Laura e Edgar e conversa com Celinha. Isabel fica receosa quando Zé Maria fala em casamento. Zé Maria conversa com Mário e Frederico na confeitaria sobre a encomenda de uma peruca feita pelo ator. Neusinha percebe o interesse de Eliete no diretor. Mário e Frederico prometem esquecer o passado. Zé Maria ironiza a presença de Praxedes na barbearia e faz a barba do delegado como cortesia. Constância e Carlota conseguem convencer Celinha a levar Laura ao médico para fazer um teste de virgindade. Celinha convence Laura a acompanhá-la ao médico. Madame Besançon resolve dar um aumento para Isabel e ela fica agradecida. Celinha coloca o plano de Constância em prática e incentiva Laura a ser examinada pelo médico. Neusinha promete para Quequé que será promovida no teatro. Constância convida Margarida para um jantar em sua homenagem em sua casa. Laura fica revoltada com o exame que o médico insiste em fazer e percebe que Constância manipulou Celinha. Neusinha vai à confeitaria colonial e avisa ao gerente que Mário Cavalcanti e sua acompanhante estarão no local ao mesmo tempo que Diva e Frederico. Tereza e Sandra tentam convencer Eulália a sair de casa e se incomodam com ela tricotando o tempo todo. Caniço se enfurece com o desprezo de Berenice e promete se vingar. Quequé não consegue impedir Mário e Eliete de irem à confeitaria colonial. Diva e Frederico encontram Mário e Eliete na confeitaria e iniciam uma grande discussão. Constância pergunta a Laura se ela consumou seu casamento.
Capítulo 15 de quarta, 26/09/2012
Constância descobre que Laura e Edgar não dormem juntos
Edgar enfrenta Constância e afirma que Laura continuará recebendo Isabel em sua casa. Berenice não gosta ao ver o vestido de noiva de Isabel no varal. Assunção defende Constância para Laura e percebe o envolvimento da filha com Edgar. Caniço fica encantado ao conhecer Berenice e ela consegue manipular o capoeira. Eulália discute com Tereza por causa de um baú na sala e se faz de vítima quando percebe que Praxedes está ouvindo a conversa. Diva confessa para Neusinha que irá se encontrar com Frederico na confeitaria e ela promete guardar segredo. Zé Maria discursa em favor da capoeira diante da ignoração de Isidoro e faz uma demonstração ao lado de Caniço com fogo. Edgar e Laura se declaram apaixonados um pelo outro e se beijam. Berenice tenta provocar Isabel durante a apresentação de Zé Maria e Caniço, mas Jurema interfere. Tereza tenta conversar com Praxedes sobre Eulália, mas o delegado se recusa a ouvir. Laura namora com Edgar, mas prefere ir devagar e não se entrega ao marido. Instruído por Berenice, Caniço deixa a tocha de fogo cair no vestido de noiva de Isabel e ela fica desesperada. Zé Maria não acredita que Caniço tenha feito o acidente de propósito. Afonso separa uma briga entre Isabel e Berenice. Albertinho se irrita com os elogios que recebe de Fernando, Umberto e Teodoro por humilhar Isabel. Guerra desconfia que Fernando tenha inveja de Edgar. Constância manipula Assunção a agradar a família Vieira para conseguir um cargo melhor na república. Praxedes tenta conversar com Eulália, mas diz a Tereza que deu uma bronca na mãe. Constância conversa com Celinha sobre as atitudes da filha e fica furiosa ao descobrir que Laura e Edgar dormem em quartos separados.
Capítulo 14 de terça, 25/09/2012
Edgar ouve os elogios que Laura lhe faz
Laura beija Edgar e, depois, ela se despede do marido. Neusinha descobre que Quequé descobriu seu plano, mas nega que tenha envolvimento na briga de Diva e Eliete. Berenice observa Isabel e Zé Maria juntos. Constância arma um plano contra Isabel. Isabel recebe um convite de Padre Olegário para comparecer à igreja. Tereza tenta convencer Praxedes a arrumar um emprego para Sandra. Mário se encontra com Frederico e Diva na confeitaria e discute com o ator por causa da peça. Conforme a armação de Constância, Carlota consegue tirar padre Olegário da igreja durante o encontro com Isabel. Neusinha tenta seduzir Quequé para ele não revelar seu plano. Albertinho destrata Isabel na frente de Constância para agradar a mãe e ela vai embora irritada com o jovem. Guerra aconselha Edgar a tentar entender o coração da esposa e sugere que ele se declare para Laura. Jurema ameaça Berenice caso ela faça algo contra o romance de Isabel e Zé Maria. Eulália reclama que Tereza está errada quanto à vocação de Sandra para o trabalho. Isabel procura Laura para desabafar e percebe o interesse da amiga em Edgar. Jurema comenta com Berenice que fará uma surpresa para Isabel, e ela não gosta ao saber que a rival estará com Zé Maria. Isabel insinua que Laura tenha ciúmes de Edgar e Alice as interrompe. Eliete convida Mário para jantar. Frederico vai à barbearia de Afonso. Alice fica surpresa ao ver Isabel conversando com Laura. Edgar fica surpreso ao saber que Bonifácio arrumou um cargo para Assunção no governo republicano. Neusinha ouve Frederico combinando de jantar com Diva e sugere que Eliete também vá à confeitaria com Mário. Isabel decide não contar para Zé Maria sobre seu envolvimento com Albertinho. Berenice molha o vestido de noiva de Isabel. Alice revela para Constância que Isabel esteve na casa de Laura e ela se revolta. Laura faz elogios a Edgar durante uma discussão com Constância e ele ouve.
Capítulo 13 de segunda, 24/09/2012
Edgar beija Laura
Isabel não conta para Laura sobre seu envolvimento com Albertinho, mas teme que Zé Maria não a perdoe pelo que fez. Neusinha promete que ainda será uma estrela de teatro e Quequé implica. Isabel tenta conversar com Zé Maria, mas ele pede para conversar depois. Constância repreende Albertinho e exige que ele prove que não se envolve mais com Isabel. Zé Maria defende a capoeira e Isabel, contrariada, acaba discutindo com ele. Isabel tenta contar a verdade para Zé Maria, mas se desespera e não consegue. Edgar observa Laura lendo um livro e fica encantado. Constância fica decepcionada com o cargo que Bonifácio arruma para Assunção na república, mas consente. Praxedes avisa a família que não há mais possibilidades de ele ser transferido para outra cidade. Diva e Eliete discutem por causa do papel da peça que estão ensaiando e Neusinha se diverte com a situação. Neusinha entrega um creme para Eliete, mas Diva chega e descobre que o cosmético é seu. Eulália, mãe de Praxedes, pretende arranjar um marido para a neta, Sandra, e Tereza reclama com o marido. Diva e Eliete se enfrentam no camarim. Berenice reage com despeito ao ver Isabel e Zé Maria dançando juntos na roda de samba do Morro da Providência. Eulália implica por Tereza trabalhar na biblioteca e Praxedes se irrita com a mãe. Neusinha insinua que Eliete deve atacar Diva com as armas que tem para conseguir o papel na peça. Edgar beija Laura e os dois se rendem à paixão.
Capítulo 12 de sábado, 22/09/2012
Laura questiona com quem Isabel se envolveu
Bonifácio não gosta do tom de Constância ao chegar em seu escritório. Isabel humilha Berenice e a faz assumir a derrota. Constância se diz disposta de qualquer coisa para ajudar Assunção e acaba se entregando para Bonifácio. Laura destrata Edgar dentro de casa. Isabel pensa em todo o seu sofrimento por não ter se casado com Zé Maria e chora. Constância exige que Bonifácio arrume uma colocação para Assunção no governo e o senador promete ajudar. Isabel decide contar para Zé Maria sobre seu envolvimento com Albertinho. Edgar exige conversar com Laura e tenta se desculpar, mas ela não lhe dá ouvidos. Zé Maria começa a construir sua casa para morar com Isabel no Morro da Providência. Carlota repreende Constância por suas atitudes com Bonifácio. Albertinho garante a Constância que não se encontrará com Isabel, mas ela manda alguém segui-lo. Edgar pede ajuda a Matilde para se reconciliar com Laura. Isabel pede o endereço de Laura para Albertinho e o expulsa da casa de madame Besançon. Mário repreende a proximidade de Frederico e Diva durante o ensaio da peça, enquanto Neusinha e Eliete se divertem. Laura fica chateada ao saber que Edgar foi para a fabrica. Berenice garante para Zé Maria que não irá deixar de lutar por ele, mas ele deixa claro que ama Isabel. Laura exige respeito de Edgar por causa do casamento e eles discutem. Albertinho afirma para Fernando, Umberto e Teodoro que sabe controlar seu amor por Isabel. Isabel procura Laura. Diva implica com Eliete e Neusinha se faz de sonsa. Laura pergunta a Isabel quem é o homem com quem ela se envolveu.
Capítulo 11 de sexta, 21/09/2012
Isabel confronta Berenice
Isabel descobre que Albertinho é filho de Constância e a ex-baronesa a destrata. Fernando desconfia das atitude de Albertinho ao defender Isabel. Isabel comenta com Laura sobre o abandono de Zé Maria. Padre Olegário consegue convencer Praxedes que Zé Maria é trabalhador. Alice desconfia de que Laura esteja apaixonada, mas ela não assume o sentimento por Edgar. Constância e Assunção comentam sobre a reportagem de Guerra sobre os moradores dos cortiços. Edgar desconfia que os negócios de Bonifácio tenham procedência duvidosa. Albertinho invade a casa de madame Besançon e beija Isabel, mas ela o expulsa. Zé Maria e Caniço andam livres pelas ruas. Diva instrui Neusinha a não deixar Eliete chegar perto de seus vestidos e maquiagens. Zé Maria chega ao Morro da Providência e Berenice tenta mantê-lo longe de Isabel. Constância afirma a Albertinho que não aceitará uma relação entre ele e Isabel. Edgar confessa a Laura que foi apaixonado por Catarina e ela fica com ciúmes. Zé Maria e Isabel, finalmente, se reencontram na casa de madame Besançon e descobrem que foram enganados por Berenice. Fernando, Umberto e Teodoro não apoiam o romance de Albertinho com Isabel. Afonso promete contratar Zé Maria novamente na barbearia e lhe dar um abrigo. Jurema aconselha Isabel a não contar para Zé Maria sobre seu envolvimento com Albertinho. Guerra constata que Edgar está se apaixonando por Laura. Constância repreende Bonifácio por se aproveitar da ingenuidade de Assunção. Isabel confronta Berenice.
Capítulo 10 de quinta, 20/09/2012
Isabel descobre relação entre Albertinho e Constância
Zé Maria tenta convencer Praxedes que a ficha encontrada não pertence a ele. Edgar evita falar sobre sua vida em Portugal e Laura fica ainda mais intrigada. Mário fica sem graça quando Guerra indaga o nome do teatro e disfarça. Isabel se arrepende por ter se entregado para Albertinho. Praxedes pretende mandar Zé Maria para o presídio de Ilha Grande. Jonas fica apreensivo com as denúncias que Guerra pretende fazer no jornal, mas ele o acalma. Constância encontra os livros que doou na casa de Laura e fica perplexa ao saber que Edgar apoia a esposa nas aulas da Biblioteca Nacional. Bonifácio manda Fernando assinar alguns documentos e ele assina sem ler. Diva fica enciumada com a chegada de Eliete, a nova atriz do teatro Alheira. Isabel fala para Albertinho que eles não podem mais ficar juntos. Laura fica transtornada ao encontrar a foto de uma cantora entre as coisas de Edgar e promete a Alice descobrir quem ela é. Isabel descobre que Albertinho deixou cair seu cartão de visitas na casa de Besançon. Albertinho defende Isabel para Fernando. Zé Maria torce que padre Olegário o tire a tempo da cadeia antes da sua transferência para Ilha Grande. Diva e Eliete discutem por causa de Neusinha, a camareira do grupo de teatro. Laura trata Edgar com rispidez, mas não revela o motivo de seu mau humor. Laura e Alice vão ao teatro descobrir mais detalhes sobre a cantora, Catarina. Besançon estranha a ausência de Albertinho para as aulas de francês. Laura descobre que Catarina voltou para Portugal para ficar com Edgar. Albertinho, Fernando, Teodoro e Umberto assistem a um jogo de futebol. Isabel chega à casa de Albertinho e encontra Constância.
Capítulo 09 de quarta, 19/09/2012
Praxedes promete manter Zé Maria preso
Isabel não acredita no pedido de casamento de Albertinho, mas fica lisonjeada. Berenice mente para Zé Maria sobre Isabel e Afonso. Assunção se preocupa com a situação financeira de sua família e discute com Constância. Edgar avisa Guerra que os moradores dos cortiços demolidos estão no Morro da Providência e ele vai ao local. Constância mente para Assunção. Edgar convida Laura para passear e Olegário se surpreende ao vê-los juntos. Isabel enfrenta dois capoeiras para defender Albertinho e ele fica encantado. Constância procura Bonifácio na fábrica e pede um cargo na república para Assunção. Edgar faz uma surpresa com os alunos da biblioteca para Laura e permite que ela continue lecionando. Isabel confessa a Albertinho que mentiu para salvá-lo dos capoeiras. Berenice pede ajuda a padre Olegário para tirar Zé Maria da cadeia. Mário e Frederico discutem durante o ensaio no Alheira e Diva acalma os ânimos. Albertinho defende Isabel para Fernando. Jurema joga os búzios para Isabel e Berenice alfineta a rival. Padre Olegário visita Zé Maria na cadeia e promete tentar ajudá-lo. Etelvina e Percival levam Guerra para conhecer os moradores que estavam procurando. Laura conversa animada com Edgar sobre seus planos da escola e estranha ao perceber que o marido não gosta de falar da vida que tinha em Portugal. Bonifácio confessa para Margarida que não pretende ajudar Assunção. Constância se enrola ao mentir para o marido. Albertinho presenteia Isabel com um colar e ela fica encantada. Jurema desconfia da reportagem de Guerra para o jornal, mas o trata bem. Isabel cede aos encantos de Albertinho e eles passam a noite juntos. Praxedes avisa Zé Maria que encontrou sua ficha nos registros e ameaça mantê-lo preso por mais tempo.
Capítulo 08 de terça, 18/09/2012
Albertinho pede Isabel em casamento
Laura e Edgar se entendem como amigos e prometem respeitar-se mutuamente. Praxedes avisa Zé Maria que ele poderá sair da cadeia se provar que é trabalhador. Frederico chega ao teatro Alheira e não reconhece Diva ao vê-la limpando o chão. Isabel afirma para Jurema que tem certeza que Zé Maria a abandonou. Zé Maria lamenta por Isabel não visitá-lo na cadeia. Albertinho conversa com Fernando sobre Isabel e chega à casa de Madame Besançon todo molhado por causa da chuva, propositalmente. Albertinho corteja Isabel. Laura comenta com Edgar que Constância doou seus livros para a biblioteca antes do casamento. Albertinho usa a chuva para convencer Isabel a deixá-lo dormir na casa de madame Besançon. Mário, Diva e Frederico se preocupam com o sucesso do teatro Alheira. Edgar procura Tereza na biblioteca e descobre que Laura foi obrigada a parar de dar aulas. Albertinho convida Isabel para sair e pergunta se ela já sofreu por amor. Diva e Frederico pressionam Mário para a encenação de Shakespeare na estreia do teatro. Albertinho deixa Isabel em casa e a beija. Afonso mostra para Isabel o barraco que construiu no morro. Albertinho e Fernando comemoram a chegada do futebol ao Brasil. Guerra pensa no destino dos moradores dos cortiços. Jurema aconselha Isabel a tomar cuidado com Albertinho. Afonso volta a trabalhar na sua barbearia. Albertinho manipula Constância para poder jogar futebol e Assunção fica irritado. Laura fica radiante quando Edgar chega em casa com os livros que Constância doou para a biblioteca. Albertinho leva flores para Isabel e disfarça na presença de madame Besançon. Matilde percebe a mudança de clima entre Laura e Edgar. Zé Maria acredita que Isabel está precisando dele. Albertinho pede Isabel em casamento.
Capítulo 07 de segunda, 17/09/2012
Laura pede para ser amiga de Edgar
Albertinho fica encantado ao ver Isabel falando francês e avisa que terá aulas com madame Besançon. Edgar confessa a Guerra que se casou com Laura por que acreditava que ela o amava. Laura reclama com Constância por ter escolhido sua empregada e exige que ela não se intrometa em sua vida. Guerra convida Edgar para trabalhar com ele no jornal, mas ele avisa que tem que ajudar Bonifácio na fábrica. Albertinho e Isabel se encontram na feira e conversam. Edgar tenta explicar para Laura por que dormiu fora de casa. Zé Maria recebe uma visita na prisão, mas se surpreende ao ver Berenice. Mário leva sua esposa, Diva Celeste, para conhecer o teatro, que será no restaurante de Queiroz. Berenice mente para Zé Maria que Isabel não foi visitá-lo por vergonha. Albertinho ajuda Isabel a carregar as sacolas da feira até em frente à casa de madame Besançon e pede para vê-la novamente. Bonifácio pede para Edgar consertar os erros de Fernando na fábrica. Constância visita Laura e pede para fazer as pazes com a filha, mas ela desconfia. Isabel visita Afonso no Morro da Providência e se anima com as obras da nova casa. Uma amiga de Laura estranha ao ver Edgar e Guerra jantando juntos em um restaurante. Diva se irrita ao saber que Mário comprou o restaurante de Queiroz para fazer o teatro. Laura explica para Sandra porque se casou com Edgar. Zé Maria pensa em Isabel na prisão. Edgar chega em casa e encontra Laura lendo um livro. Edgar e Laura reúnem as famílias Vieira e Assunção para um almoço e, juntos, defendem os interesses dos pobres. Zé Maria exige ver Praxedes e ameaça fazer um motim. Laura pede a Edgar que eles sejam amigos.
Capítulo 06 de sábado, 15/09/2012
Isabel e Albertinho se reencontram
Laura e Edgar não se sentem confortáveis um com o outro. Isabel confessa para Etelvina que não conseguiu se casar. Edgar decide dormir no quarto de hóspedes e Laura fica surpresa. Berenice aconselha Isabel a esquecer Zé Maria. Zé Maria se apresenta para Praxedes com um nome falso. Laura e Edgar tomam café da manhã juntos, após dormirem em quartos separados, e tentam estabelecer uma conversa. Jurema joga os búzios para Isabel e avisa que Zé Maria foi impedido de ir à igreja por força maior. Zé Maria conta a Caniço que conseguiu enganar o delegado e eles comemoram. Isabel procura por Zé Maria no hospital. Zé Maria descobre que Quinzinho vai sair da cadeia e exige que ele leve um recado para Isabel. Isabel questiona Praxedes sobre Zé Maria, mas o delegado nada pode falar por causa do nome falso. Quinzinho procura por Afonso na barbearia e decide ir ao Morro da Providência, mas esbarra em Constância. Albertinho confessa para Fernando que não esqueceu Isabel. Guerra comenta com Neto que foi expulso do casamento de Edgar. Todos ficam animados com a volta da companhia de teatro de Mário Cavalcanti para a cidade. Isabel se entristece pela falta de notícias de Zé Maria e Berenice a provoca. Albertinho engana Madame Besançon para ter aulas de francês. Isabel encontra a máscara do capoeira que a defendeu no carnaval entre as coisas de Zé Maria. Mário conversa com Queiroz sobre o estabelecimento que comprará para fundar um teatro. Edgar confessa a Laura que nunca lhe enviou um presente de Portugal e confessam um ao outro que não estavam prontos para se casar. Berenice finge ser Isabel para Quinzinho e descobre o paradeiro de Zé Maria. Constância promete a Assunção que voltará a ser uma baronesa. Isabel conta para Afonso que Zé Maria é capoeira e decide esquecê-lo. Alice chega em casa com Matilde, uma empregada escolhida por Constância, e Laura se enfurece. Isabel se surpreende ao ver Albertinho na casa de Madame Besançon.
Capítulo 05 de sexta, 14/09/2012
Laura e Edgar ficam a sós após o casamento
Laura descobre que Edgar chegou à igreja e Olegário avisa a Isabel que não pode mais esperar. Constância expulsa os convidados de Isabel da igreja e Madame Besançon desmaia nos braços de Afonso e Isidoro. Laura consola Isabel. Fernando avisa que o noivo do casamento anterior não apareceu e Edgar se surpreende. Isabel deixa a igreja pela porta da frente. Zé Maria se revolta por ter perdido o próprio casamento e Caniço o acalma. Edgar promete para Fernando que irá conversar com Laura antes do casamento e Olegário ouve. Praxedes se recusa a dar informações a Zé Maria e Caniço. Edgar desiste de cancelar o casamento ao ver Isabel chorando na porta da igreja. Isabel fica revoltada com Zé Maria. Assunção leva Laura a caminho do altar. Afonso, Isidoro e Isabel se desesperam ao ver o estado do cortiço onde moram e Berenice avisa que perdeu tudo. Laura e Edgar se casam, mesmo contra a vontade dos dois. Afonso, Isabel e Isidoro discutem com um policial e conseguem entrar em casa para salvar seus pertences. A festa do casamento começa e todos comentam sobre o desânimo de Laura. Constância e Assunção conversam sobre a atual situação social deles e entregam a Bonifácio um presente para ser entregue ao prefeito da cidade. Bonifácio expulsa Guerra da festa de casamento de Edgar. Sandra e Tereza tentam animar Laura. Albertinho avisa Fernando que a noiva era Isabel. Laura e Edgar ficam constrangidos com a presença um do outro durante uma foto. Berenice entrega os pertences de Zé Maria para Isabel e manda todos irem para o Morro da Providência. Albertinho pergunta a Olegário sobre Isabel e descobre o endereço de Besançon. Percival e Etelvina recebem Isabel, Afonso, Jurema e Isidoro no Morro da Providência. Edgar e Laura se despedem dos pais e ficam sozinhos em casa.
Capítulo 04 de quinta, 13/09/2012
Constância destrata Isabel
Constância culpa Luzia pela saída de Laura e inventa uma desculpa para Edgar. Laura e Alice estranham por não terem encontrado Edgar no porto. Afonso e Isidoro se preocupam com a ordem de desocupação dos cortiços. Berenice fica com ciúmes ao saber que Zé Maria irá se casar com Isabel. Constância repreende Laura por sua saída e avisa que Edgar esteve em sua casa. Margarida avisa a Edgar que Laura esteve no porto e afirma que ela ainda sonha com o casamento. Isabel samba feliz com Zé Maria nas vésperas do casamento e se entristece por Jurema não ir à cerimônia. Constância afirma para Laura que mulheres casadas não podem ter diários, mas ela não se conforma. Zé Maria chega ao cortiço trazendo o terno para o seu casamento. Edgar fica surpreso ao saber que os cortiços serão desapropriados e comenta com Guerra que gostaria de trabalhar no jornal, mas Bonifácio o quer na fábrica. Caniço avisa Zé Maria da chegada dos policiais para a derrubada dos cortiços e ele é obrigado a lutar pela sua casa antes do casamento. Guerra percebe a infelicidade de Edgar em se casar. Laura fica revoltada ao saber que Constância doou seus livros para a biblioteca. Zé Maria é atingido na cabeça e desmaia. Isabel estranha ao saber que seu noivo ainda não chegou à igreja. O cortiço é destruído. Padre Olegário avisa a Celinha e Carlota que o casamento anterior ao de Laura atrasou. Laura e Isabel esperam pelos seus noivos na sacristia da igreja e acabam se conhecendo. Zé Maria acorda na cadeia. Edgar afirma para Fernando que o tempo que esteve em Portugal o fez mudar seus sentimentos por Laura. Constância destrata Isabel pelo atraso do casamento, mas ela reage com elegância. Zé Maria implora para que Praxedes o deixe ir ao seu casamento. Padre Olegário avisa a Laura e Isabel que apenas um dos noivos chegou à igreja.
Capítulo 03 de quarta, 12/09/2012
Edgar chega ao Brasil
Isabel se desculpa com Zé Maria pelo beijo e ele fica ainda mais apaixonado. Constância avisa a Assunção que irá comprar um presente para que Laura dê para Edgar, mas a jovem se desanima. Carlota reclama com Celinha sobre a presença de Isabel e Zé Maria na confeitaria. Zé Maria não conta para Isabel que é capoeirista ao perceber que ela não gosta. Berenice não se conforma com o desprezo de Zé Maria. Isabel afirma para Afonso que está apaixonada por Zé Maria e ele aprova o namoro dos dois. Zé Maria comenta com Caniço que não pretende contar para Isabel que é capoeirista e ela chega o questionando, mas ele desconversa. Constância afirma para Assunção que o casamento de Laura com Edgar irá abrir as portas que a república fechou. Isabel leva o almoço de Zé Maria na barbearia. Bonifácio e Fernando vão ao porto buscar Edgar e o senador se revolta com o atraso do navio. Constância observa Laura saindo das salas de aula na biblioteca e a jovem não percebe a presença da ex-baronesa. Zé Maria fica indignado com a possibilidade da polícia desapropriar os moradores do cortiço onde mora. Laura enfrenta Constância e se recusa a parar de dar aulas na biblioteca. Tereza reclama com o delegado Praxedes sobre a desapropriação dos cortiços. Zé Maria conversa com Isabel sobre o casamento dos dois e Madame Besançon flagra os dois se beijando. Constância chantageia Tereza para ela impedir Laura de dar aulas na biblioteca. Constância e Assunção reclamam ao saber do atraso do navio de Edgar. Tereza demite Laura e a jovem percebe que ela foi pressionada. Isabel e Zé Maria pensam em como serão suas vidas após o casamento. Laura reclama de Constância ter acabado com seu emprego, mas afirma que continuará lecionando. Edgar sai escondido do porto e vai à casa de Constância falar com Laura.
Capítulo 02 de terça, 11/09/2012
Isabel beija Zé Maria
Durante o carnaval, Zé Maria vê Isabel nas ruas dançando e se apaixona, mas ela o repele. Jurema se preocupa com a solteirice de sua sobrinha, Isabel. Zé Maria promete a Caniço que irá conquistar Isabel. Celinha elogia Laura ao vê-la experimentando o vestido de noiva e ela avisa que tem um compromisso. Constância reclama de seu filho, Albertinho, brincar com o carnaval. Zé Maria avisa Caniço que eles precisam impedir as brigas entre os blocos carnavalescos Estrelas da Noite e Rosa Branca. Constância fica intrigada quando Laura sai de casa e afirma que irá se encontrar com a prima. Albertinho se diverte com Teodoro, Umberto e Fernando durante a festa do carnaval e fica fascinado ao ver Isabel. Constância e Celinha observam Laura entrando em uma biblioteca e a flagram quase beijando um rapaz. Zé Maria desafia o chefe do Estrelas da Noite para evitar um confronto entre os blocos carnavalescos, enquanto Isabel e Jurema vão embora da festa com medo. Albertinho, Fernando, Umberto e Teodoro tentam se aproximar de Isabel, mas Zé Maria chega de surpresa e os afasta. Constância repreende Laura por dar aulas de teatro na biblioteca e não aprova que ela trabalhe. Albertinho não concorda com a forma que Fernando, Umberto e Teodoro falam de Isabel. Constância se preocupa com o casamento de Laura com Edgar e Assunção a acalma. Isabel vai até a barbearia levar Afonso, mas não reconhece Zé Maria como barbeiro. Zé Maria pede permissão para Afonso para namorar Isabel e ele se espanta. Constância invade o quarto de Laura e rasga o seu diário. Berenice se insinua para Zé Maria, mas ela o despreza. Laura enfrenta Constância e se recusa a parar de dar aulas na biblioteca. Zé Maria e Isabel vão juntos a uma confeitaria, mas o recepcionista sugere que eles procurem outro lugar. Zé Maria enfrenta o recepcionista e Isabel, encantada, o beija.
Capítulo 01 de segunda, 10/09/2012
Lado a Lado
Lado a Lado é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 10 de setembro de 2012 a 8 de março de 2013, em 154 capítulos, com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 9 de março. Substituiu Amor Eterno Amor e foi substituída por Flor do Caribe, sendo a 80ª "novela das seis" exibida pela emissora.
Foi escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage, com a colaboração de Chico Soares, Douglas Tourinho, Fernando Rebello, Jackie Vellego, Maria Camargo e Nina Crintzs. A supervisão de texto foi de Gilberto Braga e a direção foi de Cristiano Marques e André Câmara, sob a direção geral de Vinícius Coimbra e Dennis Carvalho, também diretor de núcleo.
Contou com as atuações de Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Thiago Fragoso, Marjorie Estiano, Patricia Pillar, Rafael Cardoso, Caio Blat e Cássio Gabus Mendes.
Em 2013 ganhou o Emmy Internacional de melhor telenovela.
Gabriela... Sempre Gabriela!
Ramiro se prepara para ver a morte de Mundinho e Gabriela o cumprimenta. Mundinho se prepara para sair de casa. Ramiro passa mal e morre no meio da praça de Ilhéus. Melk manda suspender o ataque a Mundinho. O corpo de Ramiro é carregado pela cidade. Manoel das Onças, Coriolano, Ribeirinho e Melk passam seu apoio político para Mundinho. Mundinho consegue tirar Gerusa do convento e a madre tenta convencê-la a ficar. Mundinho e Gerusa se beijam, apaixonados. Mundinho se emociona com a revelação de Gerusa que está grávida e a pede em casamento. Todos comparecem ao enterro de Ramiro. Zarolha se emociona ao perceber que a sociedade a aceita como esposa de Manoel das Onças. Alfredo e Conceição se surpreendem quando Maria Machadão chora diante do corpo de Ramiro. Nacib e Gabriela se encontram no enterro. Mundinho discursa sobre Ramiro no enterro e joga a primeira pá de terra. Mundinho é eleito o novo intendente de Ilhéus e promete cumprir suas promessas. Mundinho e Gerusa se casam. Doroteia se encontra com Quinquina e Florzinha na saída da igreja e confessa que voltaria a ser quenga se alguém lhe pagasse. Doroteia percebe a gravidez de Gerusa. Tonico e Olga cansam de brigar e fazem as pazes. Maria Machadão aconselha Nacib a perdoar Gabriela. Nacib dispensa Mara e corre para casa. Maria Machadão anuncia que não irá mais fechar o Bataclã. Nacib e Gabriela se beijam e se rendem à paixão. Gabriela confessa a Nacib que não gosta da vida de beata e sugere que eles fiquem juntos, sem papéis ou sociedade para dizer o que devem fazer. Nasce o filho de Gerusa e Mundinho e ela pede para chamá-lo de Ramiro. Gabriela e Nacib correm felizes pela praia.
Capítulo 77 de sexta, 26/10/2012
ÚLTIMO CAPÍTULO
O julgamento de Coronel Jesuíno
Maria Machadão percebe que Nacib não está bem. Nacib chama Mara pelo apelido que chamava Gabriela. Nacib chega em casa e observa Gabriela dormindo. Osório e Ezequiel encontram Néia, a antiga empregada de Sinhazinha, e ela concorda em ajudar a colocar Jesuíno na cadeia. Gabriela conversa com Arminda e diz que Nacib não a quer mais como mulher. Ramiro e Melk planejam a morte de Mundinho e vão para o julgamento de Jesuíno. Jesuíno conversa com Iracema antes do julgamento e a ameaça. Começa o julgamento de Jesuíno. Quinquina e Florzinha depõem contra Jesuíno no tribunal. Jesuíno se revolta com o depoimento de Doroteia e tenta esganá-la, mas é contido por todos. Ramiro enfrenta o juiz e impede que algemem Jesuíno. A madre do convento não se intimida com a presença do deputado federal. Gerusa vê Mundinho indo embora e a noviça confessa que sente inveja dela, pois seu namorado nunca tentou resgatá-la. Ramiro depõe a favor de Jesuíno e enfrenta o juiz novamente. Jesuíno se surpreende quando o juiz chama mais uma testemunha para depor. O juiz autoriza o depoimento de Néia e se surpreende quando ela revela a vida de Jesuíno com Sinhazinha. Jesuíno depõe e afirma não estar arrependido, mas diz lamentar e afirma que gostaria que fosse diferente. O juiz decreta a sentença de Jesuíno e ele é condenado a 30 anos de prisão em Salvador. Mundinho enfrenta Ramiro. Ramiro está com sede de vingança, passa mal e Melk promete que Mundinho será assassinado. Iracema comemora a prisão de Jesuíno com seu antigo namorado, Antenor. Os coronéis se revoltam com a condenação de Jesuíno. Jesuíno é levado, algemado, para Salvador. Coriolano comemora por ter tirado uma das quengas do Bataclã para morar com ele. Gabriela chega ao Vesúvio. Nacib deixa claro para João que não quer mais Gabriela. Mundinho trama com Altino para tirar Gerusa do convento. Melk instrui os jagunços como matar Mundinho e Ramiro senta na praça.
Capítulo 76 de quinta, 25/10/2012
PENÚLTIMO CAPÍTULO
Maria Machadão questiona Nacib
Gabriela tenta se reaproximar de Nacib, mas ele se esquiva. Nacib se lembra dos momentos bons ao lado de Gabriela e os dois sofrem um com o outro. Olga e Tonico destroem o quarto de Ezequiel no hotel e se ofendem antes de dormirem. Nacib afirma para João que não se importa com Gabriela. Coriolano pensa em colocar casa para Gabriela e Nacib fica enciumado. Gabriela não aceita a proposta de Coriolano e Nacib fica feliz ao perceber que ela continua em sua casa. A madre descobre que Gerusa guarda uma foto de Mundinho no convento e a obriga a ajoelhar no milho. Mundinho decide usar a política para tirar Gerusa do convento e pensa em pedir ajuda a um amigo deputado federal. Osório comenta com Ezequiel que pretende procurar a empregada de Jesuíno na época de Sinhazinha para saber de mais detalhes. Gabriela passa as roupas de Nacib para que ele possa ir ao Bataclã e diz que não tem ciúmes dele. Maria Machadão percebe que Nacib está diferente e pergunta se ele está apaixonado por alguém que não seja do Bataclã.
Capítulo 75 de quarta, 24/10/2012
ÚLTIMA SEMANA
Berto morre nos braços de Juvenal
Nacib resiste aos encantos de Gabriela. Nacib mente para João que não sente ciúmes de Gabriela, que tenta agradá-lo de todas as formas. Amâncio anuncia que vai morar com Pirangi na fazenda e Doroteia e Berto não apoiam a atitude do coronel. Pirangi se recusa a ir morar com Amâncio na fazenda e diz que precisa cuidar das meninas do Bataclã quando a casa for fechada. Juvenal apoia a decisão de Amâncio de morar na fazenda da família. Juvenal e Lindinalva se preparam para partir para Salvador e ela sente a ausência de Fagundes. Berto se prepara para atirar em Juvenal e Lindinalva, mas Fagundes o impede e atira no filho de Amâncio. Lindinalva agradece Fagundes por tudo. Berto morre nos braços de Juvenal. Lindinalva e Juvenal partem para Salvador. Fagundes foge. Zuleika decide voltar a morar na casa dos pais e deixa Doroteia sozinha, mas avisa que quer sua parte da herança de Berto. Gabriela fica sabendo que Doroteia está passando por momentos difíceis e lhe prepara uns quitutes. Maurício avisa a Jesuíno que será julgado pelo assassinato de Osmundo e Sinhazinha e ele, indignado, procura Ramiro. Ramiro pede que o juiz arquive o caso de Jesuíno, mas ele se nega e diz que o júri decidirá o futuro do coronel. Ramiro tenta intimidar o juiz, mas ele não se deixa levar e ameaça prender o coronel. Mundinho oferece dinheiro para a madre, mas ela recusa e diz que segue ordens de Ramiro. Gerusa vê Mundinho pela janela e chora. Tonico não consegue mais impedir Olga de se encontrar com Ezequiel, mas vai atrás dela e a manda ir para casa. Pirangi e as meninas animam o Bataclã em mais uma noite. Mara tenta convencer Nacib e ele pede para não falar de amor, pois julga isso besteira. Nacib observa Gabriela tomando banho e fica encantado.
Capítulo 74 de terça, 23/10/2012
ÚLTIMA SEMANA
Jesuíno e Melk se vingam de Doroteia
Nacib esclarece a Gabriela que ela será apenas sua cozinheira. Marialva e Melk saem à procura da filha. Conceição não consegue visitar Gerusa e avisa a Mundinho que Ramiro proibiu sua entrada no convento. Ramiro avisa a Melk que quer se livrar de Mundinho. Melk aconselha Ramiro a armar um plano para a véspera das eleições. Os clientes do Vesúvio ficam felizes com o retorno de Gabriela. Zarolha se prepara para o seu casamento com o coronel Manoel das Onças. Ramiro passa mal. Altino sugere que Mundinho faça uma doação para o convento para sensibilizar a madre. Coriolano conta o segredo de Dorotéia para Jesuíno e Melk. Zarolha se casa com Manoel. Jesuíno e Melk espalham os segredos de Amândio e Dorotéia para toda a Ilhéus. Gabriela e Arminda comentam sobre Dorotéia. Manoel apresenta a nova casa para Zarolha. Nacib conversa com Maria Machadão sobre Zarolha. Gabriela prepara uma banho para Nacib.
Capítulo 73 de sexta, 19/10/2012
ÚLTIMA SEMANA
Nacib encontra Gabriela em sua casa
Mundinho tenta convencer Nacib a chamar Gabriela para ser a cozinheira do novo restaurante e o comerciante, mesmo não satisfeito, aceita a imposição do sócio. Nacib convida Gabriela para ser a cozinheira do restaurante e ela prontamente aceita. Gabriela conta para Miquelina e Sete Voltas que irá voltar a ser cozinheira de Nacib e comemora por seu plano ter dado certo. Tonico flagra Olga e Ezequiel juntos e discute com a esposa no quarto de hotel. Maria e Machadão conversa com Miss Pirangi sobre Amâncio, Zarolha e o fechamento do bordel no Bataclã. Zarolha prepara, feliz, o seu véu de noiva para o casamento com Manoel das Onças. Olga exige que Tonico aceite o seu caso com Ezequiel e diz que ele será um corno manso. Gabriela tenta agradar Nacib, mas ele finge não se importar. Glória diz a Josué que outro coronel irá montar casa para ela, mas o professor não aceita a sua ajuda e avisa que irá embora de Ilhéus. Mesmo abalada, Glória recebe Ribeirinho de braços abertos. Mundinho e Malvina combinam a fuga e comentam sobre Gerusa. Gerusa sofre no convento. A inauguração do restaurante de Mundinho e Nacib é um sucesso. Olga pede que Nacib permita que Tonico permaneça no evento. Malvina sente nojo da forma que seu noivo come. Conceição promete a Mundinho que irá trazer notícias de Gerusa para ele. Zuleika enfrenta Doroteia. João diz a Nacib que chamar Gabriela para voltar a ser cozinheira o fez um homem muito civilizado. Gabriela tenta agradar Nacib. Mundinho deixa Malvina na estação de trem e ela vai embora de Ilhéus com um sorriso no rosto. Nacib se surpreende ao chegar em casa e encontrar Gabriela.
Capítulo 72 de quinta, 18/10/2012
ÚLTIMOS CAPÍTULOS
Mundinho sugere procurar Gabriela
Gerusa implora para que Mundinho seja chamado no convento, mas a madre avisa que é Ramiro quem irá escolher o seu futuro. Malvina pede ajuda a Mundinho para fugir do noivo que Melk lhe arrumou e ele decide ajudá-la. Josué é demitido da escola municipal de Ilhéus. Glória diz a Josué que recebeu convites de outros coronéis e que eles podem continuar juntos. A madre do convento avisa Ramiro que Gerusa está grávida e ele proíbe que a neta receba visitas. Gerusa implora pela misericórdia de Ramiro. Ramiro desmarca todos os seus compromissos e pede que Tonico o deixe sozinho. Ramiro sofre ao pensar que seu bisneto será filho de Mundinho. Gabriela prepara uma surpresa para Nacib. Mundinho e Nacib preparam a inauguração do novo restaurante em Ilhéus. Miquelina ajuda Sete Voltas a intimidar o novo cozinheiro de Nacib e ele é obrigado a voltar para Salvador. Nacib procura por seu cozinheiro ao perceber seu atraso e o delegado revela que ele não está mais na cidade. Mundinho descobre que o cozinheiro sumiu e, desesperado, sugere procurar por Gabriela, mas Nacib reage.
Capítulo 71 de quarta, 17/10/2012
ÚLTIMOS CAPÍTULOS
Madre descobre gravidez de Gerusa
A pedido de Glória, Josué diz que é culpado de tudo, mas Coriolano não acredita. Rosália revela a todos no Vesúvio que Glória colocava chifres em Coriolano. Mesmo temendo a morte, Josué diz que não se arrepende de seu caso com Glória e os dois se beijam. Todos se surpreendem com o professor, mas o delegado se recusa a entrar na casa antes que haja crime. Nacib expulsa Tonico de seu bar. Coriolano ordena que Glória saia de casa sem nada. Glória e Josué correm nus pela cidade de Ilhéus e Doroteia se diverte. Glória e Josué se beijam. Mundinho consegue se encontrar com Gerusa no convento para a fuga, mas Ramiro chega e os surpreende. Nacib experimenta o escargot que o cozinheiro preparou para o seu restaurante, mas não gosta. Gabriela se aborrece com Clemente por ele insistir em se casar com ela. Arminda pergunta a Gabriela se ela tem esperanças de retomar o casamento com Nacib, e ela promete que ele terá uma surpresa. Ramiro ameaça Mundinho e Gerusa pede que ele vá embora do convento. Gerusa desmaia. Clemente pensa em ir embora de Ilhéus e convida Fagundes para acompanhá-lo, mas ele diz que esperará Lindinalva para partir. Clemente vê Fabiana tomando banho de rio e se apaixona por ela. Malvina pensa em alguma forma de se livrar do noivo que Melk lhe arrumou e cogita em ir embora de Ilhéus. Mundinho conversa com Altino sobre alguma forma de tirar Gerusa do convento. A madre do convento descobre que Gerusa está grávida.
Capítulo 70 de terça, 16/10/2012
ÚLTIMOS CAPÍTULOS
Coriolano flagra Glória e Josué juntos
Pirangi revela que Amâncio é o seu coronel. Com medo de seus segredos serem espalhados pela cidade, Doroteia e Amâncio aceitam apoiar o casamento de Manoel das Onças e Zarolha. Gabriela se entristece ao saber que Nacib arrumou um cozinheiro para o restaurante. Nacib tem dificuldades para entender os pratos do novo chef. Desconsolada, Malvina fica decepcionada quando Melk a apresenta para o noivo. Maria Machadão descobre que Ramiro não aceitou apoiar a união de Manoel das Onças e Zarolha e cobra explicações. Ramiro afirma a Maria Machadão que ela não poderia carregar seu sobrenome. Zarolha conta às colegas do Bataclã que irá se casar. Malvina pede ajuda a Mundinho para não se casar com o noivo escolhido por Melk. Conceição vai ao convento conversar com Gerusa e avisa sobre os planos de Mundinho para fugir. Doroteia pede para Padre Cecílio casar Manoel das Onças e Zarolha em nome da caridade. Zuleika ameaça revelar os segredos de Amâncio e Doroteia para a cidade e exige ser bem tratada pela família. Coriolano afirma para Glória que irá viajar e ela planeja se encontrar com Josué. Coriolano volta para casa e flagra Glória e Josué juntos.
Capítulo 69 de sexta, 12/10/2012
ÚLTIMOS CAPÍTULOS
Coriolano revela que Doroteia era quenga
Dorotéia se nega a apoiar Manoel das Onças e expulsa o coronel e Zarolha de sua casa. Maria Machadão lamenta por Ramiro não lhe dar seu sobrenome. Coriolano promete ajudar Manoel das Onças e avisa que sabe qual é o segredo de Dorotéia. Conceição avisa Mundinho que a filha quer que ele entre no convento vestido de padre. Gerusa passa mal. Mundinho pede ajuda a Altino para ajudar Gerusa a fugir do convento. Nacib pergunta a Mundinho sobre o novo cozinheiro para o restaurante e diz que quer alguém bom para que ninguém sinta falta de Gabriela. Coriolano avisa Glória que irá ficar em Ilhéus para ajudar Manoel das Onças e que fará Dorotéia ser madrinha do casamento. Glória fica frustrada por não poder encontrar Josué. Juvenal avisa Lindinalva que eles precisam ir à casa de Dorotéia a mando de Coriolano e ela teme ficar próxima de Berto. Olga deixa Tonico em casa com os filhos e se encontra com Ezequiel no hotel. Gabriela oferece um bolo de aipim para Nacib, mas ele nega e ela se surpreende ao saber que ele terá um novo cozinheiro. Nacib recebe o novo cozinheiro e desconfia de seu comportamento. Gabriela fica triste ao achar que Nacib não irá mais querer sua comida. Lindinalva decide acompanhar Juvenal até a casa de Doroteia, mas pede para ele não deixar Berto se aproximar. Maria Machadão aconselha Zarolha a desistir de se casar com Manoel das Onças, mas ela se nega. Pirangi decide ajudar Zarolha. Melk apresenta Malvina para Dorival, seu noivo. Maria Machadão pergunta a Ramiro se ele sente vergonha dela e o coronel ficam sem ação. Coriolano manda seus amigos entrarem na casa de Dorotéia e todos ficam curiosos. Pirangi diz a Teodora que sabe de um segredo que pode ajudar Zarolha. Coriolano revela a todos que Dorotéia era quenga no passado e a beata confirma, mas ainda assim se recusa a apoiar o casamento de Zarolha e Manoel das Onças. Pirangi invade a casa de Amâncio e diz que tem algo a dizer.
Capítulo 68 de quinta, 11/10/2012
Manoel pede que Doroteia apoie seu casamento
Rômulo foge sozinho de Ilhéus e Malvina fica transtornada com o namorado. Marialva repreende Malvina por ter tentado fugir. Manoel das Onças e Zarolha anunciam no Bataclã que irão se casar e Maria Machadão fica satisfeita, mas se espanta quando a ex-quenga diz que quer se casar de branco na igreja. Gabriela comenta com Miquelina que sente saudades de Nacib. Mundinho propõe montar uma sociedade com Nacib para formar uma rede de restaurantes. Gabriela pergunta a Arminda quem é que está cozinhando para Nacib e para o Vesúvio. Gerusa continua sentindo enjoos no convento e desconfia que esteja grávida. Mundinho pensa nos momentos que passou ao lado de Gerusa. Olga mente para Tonico que estava na igreja e resiste às investidas do marido. Ramiro se recusa a apoiar Manoel das Onças a se casar com Zarolha e ele rompe a amizade com o coronel. Manoel das Onças decide transferir seu apoio político para Mundinho. Gerusa pede para Conceição falar com Mundinho para fugir o mais rápido possível do convento. Manoel das Onças pede apoio a Doroteia para se casar com Zarolha, mas a beata parece não gostar muito da ideia.
Capítulo 67 de quarta, 10/10/2012
ÚLTIMAS SEMANAS
Malvina espera por Rômulo na praia
Melk dá chicotadas em Malvina, a arrasta até em casa pelas ruas de Ilhéus e ela implora pela vida de Rômulo. Melk ameaça Rômulo com uma arma e exige que ele saia da cidade. Marialva cuida dos ferimentos de Malvina e Melk avisa que ela irá casar com qualquer um. Conceição insinua para Ramiro que Olga está escondendo alguma coisa. Ramiro pergunta a Tonico se ele está cuidando de Olga e ela se faz de ofendida. Tonico se surpreende quando Olga o rejeita na cama e fica ainda mais confuso. Malvina sai de casa assim que seus pais dormem para ir ao encontro de Rômulo. Malvina e Rômulo combinam de fugir juntos no dia seguinte. Josué comenta com Glória que seu emprego está em risco por causa dos seus poemas impróprios. Zarolha promete para Maria Machadão que irá esquecer Nacib e terá outra vida dali em diante. Nacib procura Gabriela e pede a anulação do casamento. Gabriela aceita anular o casamento e afirma que nunca quis ser uma dama da sociedade. Gabriela conversa com Arminda sobre a audiência do juiz. Mundinho promete arranjar uma charrete para Rômulo fugir com Malvina de Ilhéus. Gerusa se sente mal durante a missa, mas logo de recompõe e diz que foi apenas uma tontura. Nacib comemora a anulação de seu casamento com Gabriela no Vesúvio. Gabriela tenta esquecer Nacib dançando. Zarolha aceita se casar com Manoel das Onças e o coronel fica satisfeito. Rômulo se despede de Mundinho. Malvina se despede de Melk sem que o coronel perceba que se trata de uma despedida. Olga sai de casa, dizendo que vai rezar, e deixa Tonico sozinho. Malvina consegue se livrar de Marialva. Rômulo sai do hotel. Malvina espera por Rômulo na praia.
Capítulo 66 de terça, 09/10/2012
ÚLTIMAS SEMANAS
Melk flagra Malvina e Rômulo juntos
Zarolha briga com Mara por causa de Nacib e Maria Machadão chama as duas para conversar. Zarolha se arrepende de ter separado Nacib de Gabriela. Nacib fica encantado ao ver Gabriela brincando de roda na rua e Arminda percebe a troca de olhares entre eles. Mundinho procura Conceição para descobrir qual o convento que Gerusa foi levada. A madre manda Gerusa limpar o chão e uma das noviças descobre seu segredo. Zarolha procura Gabriela e Arminda fica indignada ao vê-la em sua casa. Zarolha pede perdão a Gabriela e ela concede, pois sabe que tudo o que a quenga fez foi por amor e não a odeia. Zarolha revela a Gabriela que Nacib ainda a ama. Tonico se recusa a ajudar Nacib e confessa que a certidão de nascimento que fez para Gabriela é falsa. Nacib procura Ramiro e marca um encontro com o coronel e Tonico. Mundinho chega ao convento para conversar com Gerusa, mas a madre impede que ele entre e o expulsa do local. Gerusa fica sabendo que Mundinho tentou vê-la, mas uma das noviças a aconselha a não ter esperanças. Ramiro exige que Tonico faça um documento anulando a certidão de nascimento de Gabriela, para Nacib conseguir anular o casamento. Ezequiel paquera Olga e a elogia. Tonico entrega um documento para Nacib anular o casamento com Gabriela. Olga proíbe Tonico de sair de casa e, quando dizia ao marido que ia à igreja conversar com Padre Cecílio, vai ao hotel se encontrar com Ezequiel. Malvina se encontra com Rômulo na praia e é vigiada por Quinquina e Florzinha, que vão contar a Doroteia. Doroteia procura Melk e avisa que Malvina está com Rômulo na praia. Melk flagra Malvina e Rômulo juntos e ameaça bater na filha com um chicote.
Capítulo 65 de sexta, 05/10/2012
ÚLTIMAS SEMANAS
João ajuda Nacib a anular o casamento
Para defender Mundinho, Gerusa afirma que irá para o convento e pede para Ramiro mandar os jagunços abaixarem as armas. Malvina se despede de Gerusa e lhe entrega um livro com a foto de Mundinho. Conceição discute com Alfredo por não ter impedido Ramiro de levar Gerusa para o convento. Gerusa chega ao convento e se despede do avô. Gerusa conhece as regras do convento e descobre que uma noviça está na mesma situação que ela. Mundinho avisa a Altino que não desistiu de Gerusa e promete tirá-la do convento. Arminda tenta falar com Nacib sobre Gabriela, mas ele finge não ter interesse. João prova para Nacib que, segundo a lei, ele não é corno. Doroteia orienta Quinquina e Florzinha a vigiar Malvina, pois acredita que a filha de Melk esteja aprontando alguma coisa. Doroteia destrata Gabriela. Doroteia, Quinquina e Florzinha seguem Malvina. Berto tenta se reaproximar de Lindinalva, mas ela o repele e afirma que ama Juvenal. Berto tenta levar Lindinalva com ele, mas é impedido por Fagundes. Quinquina e Florzinha veem Malvina se encontrando com Rômulo e avisam Doroteia. João se encontra com padre Cecílio e afirma que, como Nacib é muçulmano, o casamento do comerciante com Gabriela não tem validade. Zarolha vê Nacib com Mara no Bataclã e se entristece.
Capítulo 64 de quinta, 04/10/2012
Fagundes observa Gerusa e Mundinho juntos
Nacib e Zarolha dançam tango juntos no Bataclã e acabam passando a noite juntos. No dia seguinte, Zarolha se irrita com a frieza e a distância de Nacib. Gabriela vê Nacib chegar apenas de manhã em casa. Zarolha confessa para Maria Machadão que tem medo de fazer mal ao homem que ama. Nacib confessa a João que pensa em sair de Ilhéus. Ribeirinho tenta seduzir Gabriela, mas ela rejeita a proposta do coronel. Mundinho acerta os últimos detalhes com Altino e Osório. Conceição percebe o medo de Gerusa com a proximidade da fuga. Ramiro contrata Fagundes para se livrar de Mundinho. Doroteia descobre que Glória se encontra com Josué. Iracema e Antenor trocam olhares. Maurício diz a Malvina que faz questão de ler os poemas de Josué para homenageá-lo, mas percebe o conteúdo impróprio e discute com o professor. Osório tira Gerusa para dançar. Iracema se irrita com Jesuíno. O escândalo dos poemas de Josué repercute entre os convidados do baile de formatura. Malvina pergunta a Josué se ele escreveu os poemas para ela. Osório instrui Gerusa para fugir, e Berto e Ramiro percebem. Fagundes, de tocaia, observa Gerusa sair do baile de formatura para se encontrar com Mundinho.
Capítulo 63 de quarta, 03/10/2012
Doroteia avisa Ramiro sobre plano de fuga
Nacib não tem coragem de matar Tonico e Gabriela. Tonico foge e todos o chamam de covarde. Nacib manda Gabriela ir embora. Tonico anda de roupas íntimas pelas ruas de Ilhéus e o povo se surpreende. Nacib confessa a João que não tem coragem de matar Gabriela. Arminda ajuda Gabriela a se mudar para sua casa. Olga dá uma surra de cinto em Tonico ao perceber que o marido o trai e o povo ri da situação. Zarolha pede para Pirangi levar um recado para Nacib e comenta que irá conversar com Gabriela. Ramiro desaprova as atitudes de Tonico e discute com o filho. A irmã de Nacib o consola e pega para si todas as roupas que Gabriela deixou para atrás. Gabriela e Nacib sofrem ao pensar um no outro. Nacib se preocupa com o bar Vesúvio e João chama o comerciante para conversar. Doroteia comenta com Quinquina e Florzinha que sempre achou que Gabriela não prestava. Doroteia avisa a Ramiro que Gerusa pretende fugir com Mundinho e Conceição está ajudando a filha. Ramiro pede ajuda a Berto para vigiar Gerusa e pede que Melk o empreste Fagundes novamente. Zarolha procura Gabriela e confessa que armou para separá-la de Nacib. Gabriela agradece Zarolha, pois nunca gostou de ser casada, e pede que ela cuide bem de Nacib. Nacib recebe o recado de Zarolha e Chico Moleza o incentiva a ir para o Bataclã. Nacib chega ao Bataclã e Zarolha fica feliz ao vê-lo.
Capítulo 62 de terça, 02/10/2012
Nacib flagra Gabriela e Tonico juntos
Zarolha ameaça contar quem é o coronel de Pirangi caso ele não descubra com quem Gabriela se encontra. Teodora fica indignada quando Zarolha se recusa a contar quem é o coronel de Miss Pirangi. Nacib comenta com João que Gabriela, ultimamente, está diferente e reclama da forma com que ela trata o cachorrinho. Arminda se preocupa com Gabriela e pergunta se ela está recebendo visita. Miss Pirangi vigia a casa de Gabriela. Doroteia desconfia que Gerusa e Mundinho estão planejando alguma coisa e promete investigar. Conceição promete ajudar Gerusa a fugir com Mundinho. Quinquina e Florzinha veem Conceição e Mundinho entrando juntos na igreja e avisam Doroteia. Conceição faz Mundinho prometer na igreja que se casará com Gerusa. Tonico recusa o convite de Nacib para se reunir com os amigos no Vesúvio e Pirangi vê o filho de Ramiro entrando na casa de Gabriela. Zarolha vibra ao descobrir que Tonico e Gabriela estão juntos. As alunas de Josué planejam fazer Maurício recitar as poesias do professor durante o baile de formatura. Zuleika pede para Berto pegar o caderno de Josué sem que ele perceba. Doroteia, Quinquina e Florzinha ouvem a conversa de Mundinho e Gerusa na igreja e ficam perplexas ao descobrirem que Conceição está ajudando-os a fugir. Maria Machadão aconselha Zarolha a tomar cuidado com suas escolhas. Zarolha procura Nacib no Vesúvio e pede para falar com ele em particular. Zarolha diz a Nacib que Gabriela tem um caso com Tonico. Nacib pega uma arma e anda para casa com todos os clientes do bar. Nacib flagra Gabriela e Tonico nus na cama.
Capítulo 61 de sexta, 28/09/2012
Zarolha descobre quem é o coronel de Pirangi
Miss Pirangi se recusa a ajudar Zarolha a separar Gabriela de Nacib, mas ela promete não desistir do amado. Berto descobre que Juvenal saiu de casa para casar com Lindinalva e promete tomar a cunhada para si. Olga tenta seduzir Tonico, mas ele rejeita a esposa. Nacib deixa Gabriela perturbada com tantas exigências e ela fica cada vez mais triste. Ramiro faz uma generosa doação para a igreja, enquanto Quinquina e Florzinha reclamam por não conseguirem pescar o dinheiro na urna. Gabriela dança no Terno dos Reis e contagia todas as mulheres. Nacib reclama que Gabriela jogou fora o sapato que deu de presente de natal e briga com a esposa, pois quer que ela seja chique. Gabriela chora de decepção com Nacib. Arminda tenta alertar Nacib para não deixar Gabriela sozinha, mas o comerciante não percebe que a esposa quer atenção. Malvina avisa Gerusa sobre o plano para fugir com Mundinho. Ramiro se enfurece quando Conceição e Alfredo dizem que Mundinho é um bom partido para Gerusa. Zarolha percebe que Arminda não quer que ela visite Gabriela e a questiona. Zarolha vê a casa de Nacib fechada durante o dia e acredita que Gabriela esteja traindo Nacib. Doroteia reclama do casamento de Juvenal e Lindinalva. Quinquina e Florzinha seguem Malvina e a veem avisando Mundinho que Gerusa quer fugir durante o baile de formatura. Conceição desconfia da felicidade de Gerusa e Doroteia decide investigar. Teodora aconselha Zarolha a descobrir quem é o coronel de Miss Pirangi para conseguir a ajuda dele. Zarolha vê Miss Pirangi se encontrando com o seu coronel e ameaça contar para todos se ele não ajudá-la.
Capítulo 60 de quinta, 27/09/2012
Zarolha pede ajuda a Pirangi
Ramiro e Mundinho separam a briga entre Juvenal e Berto. Manoel das Onças chama Berto para conversar. Jesuíno confirma para Juvenal que Doroteia armou contra a vida de Lindinalva. Amâncio ameaça deserdar Juvenal se ele insistir em se casar com Lindinalva, mas ele vai ao encontro da amada no hotel. Berto diz a Juvenal que disputará Lindinalva com ele. Juvenal resolve sair de casa e avisa Lindinalva que eles irão morar em Salvador depois do natal. Glória presenteia Josué com um terno e o professor dá um livro de poesias para a amante, que fica encantada. Nacib dá um par de sapatos de presente para Gabriela, enquanto ela aponta uma estrela no céu e diz que esse é seu presente. Gabriela insinua que eles podem não ficar juntos para sempre e Nacib fica confuso. Inspirado em Juvenal, Manoel das Onças pede Zarolha em casamento, mas ela não aceita por amor a Nacib. Ramiro desconfia do filho. Tonico vai à casa de Gabriela, enquanto Nacib acredita que o amigo esteja com a mulher de alguém. Zarolha pede para Miss Pirangi ir à casa de Gabriela para arranjar provas contra a rival.
Capítulo 59 de quarta, 26/09/2012
Juvenal e Berto se enfrentam
Tonico e Alfredo socorrem Ramiro e o coronel pede para Gerusa esquecer Mundinho, mas ela recusa. Malvina e Rômulo se encontram na praia e trocam juras de amor. Juvenal confessa para Teodora que ama Lindinalva e ela marca um encontro com o rapaz. Quinquina e Florzinha roubam a urna de donativos na igreja e pescam o dinheiro com um arame. Gabriela se entristece com as proibições de Nacib e Arminda apoia o comerciante. Maria Machadão avisa Zarolha que fechará o Bataclã para morar com Ramiro. Arminda desconfia do interesse de Zarolha em visitar Gabriela e a impede. Tonico joga fora os quindins que ganhou de Gabriela para que Olga não desconfie de nada. Lindinalva e Juvenal se surpreendem ao descobrirem que Teodora armou um encontro entre os dois na igreja. Gerusa pede para Malvina entregar um presente de natal para Mundinho e ela fica encantada ao encontrar Rômulo conversando com o exportador. Teodora confessa para Lindinalva e Juvenal que ela e Berto os enganaram e ele afirma que não perdoará o irmão. Juvenal pede que Lindinalva o aceite de volta e eles se beijam. Ramiro avisa Maria Machadão que colocou uma fazenda de cacau em seu nome e ela se emociona. Juvenal tira Lindinalva do Bataclã para se casar com ela e as quengas se surpreendem. Lindinalva agradece por todo o apoio de Maria Machadão e se despede das amigas. Miss Pirangi se recusa a revelar quem lhe deu um belo anel de presente de natal. Juvenal procura Berto, mas não encontra o irmão em casa. Toda a sociedade de Ilhéus comparece à Missa do Galo e Melk proíbe Malvina de olhar para Rômulo. Mundinho e Ramiro se enfrentam. Nacib adormece durante a missa. Juvenal enfrenta Berto na saída da igreja e se surpreende quando ele confessa que Doroteia armou tudo contra Lindinalva.
Capítulo 58 de terça, 25/09/2012
Ramiro passa mal
Doroteia se sente vingada por ter contado a Melk que Rômulo é casado e Marialva se preocupa. Melk questiona Malvina sobre o estado civil do genro. Altino aceita ajudar Mundinho a fugir com Gerusa e pede para ser o padrinho do casamento. Malvina diz a Melk que não sabia que Rômulo é casado e o coronel acredita na filha. Arminda desconfia ao ver Tonico entrar na casa de Gabriela. Malvina convence Melk a falar diretamente com Rômulo e promete não se encontrar mais com ele. Malvina se encontra com Gerusa. Rômulo fica aliviado ao saber que Melk não sabe de toda a verdade sobre sua relação com Malvina. Glória pede permissão a Coriolano para sair. Berto e Doroteia ficam curiosos para saber para quem é o terno que Glória encomenda no alfaiate. Coriolano brinda com Josué e exalta que o professor está colocando chifre em alguém. Melk adverte Rômulo a não se aproximar mais de Malvina e avisa à filha que irá escolher seu noivo. Gabriela se emociona ao ver o presépio de Natal e Nacib a repreende pelo atraso. Melk promete a Marialva que se vingará de Doroteia. Doroteia decide investigar quem é o coronel de Miss Pirangi. Fagundes presenteia Lindinalva com um broche e ela o chama para ver o presépio. Quinquina proíbe Florzinha de falar com a afilhada. Fagundes enfrenta Berto para defender Lindinalva. Nacib reclama do atraso de Gabriela na inauguração do presépio. Mundinho adverte Rômulo por ter passado a noite com Malvina. Juvenal encontra Lindinalva no Bataclã e exige conversar com ela. Jesuíno exige que Iracema use os antigos vestidos de Sinhazinha e ela não gosta. Ramiro leva Gerusa para ver o presépio na igreja e passa mal. Malvina pede para Mundinho mandar um recado seu para Rômulo.
Capítulo 57 de sexta, 21/09/2012
Doroteia revela a Melk que Rômulo é casado
Tonico finge estar emocionado para sensibilizar Gabriela. Nacib percebe que Tonico não está no Vesúvio. Maria Machadão fica intrigada com o interesse de Zarolha em se encontrar com Tonico. Malvina e Gerusa conseguem enganar suas famílias e seguem para lados diferentes para se encontrarem com os namorados. Malvina se encontra com Rômulo e, acanhada, diz ao namorado que não sabe como agir. Gerusa se encontra com Mundinho e confessa para ele que tem medo de que algo os separe para sempre. Rômulo consegue convencer Malvina a se entregar para ele. Gerusa se entrega para Mundinho com muito amor. Coriolano surpreende Glória com um novo baú e manda seus capangas jogarem o baú velho fora, onde Josué está escondido. Rosália consegue impedir que os jagunços joguem o baú fora e Josué consegue fugir. Nacib não permite que o cachorro de Gabriela durma na cama, mas só aceita que ele fique fora do quarto. Juvenal questiona Amâncio sobre o motivo do convite de Doroteia para Osório jantar em sua casa. Berto bate em Zuleika. Doroteia tenta descobrir mais informações sobre Rômulo através de Osório. Osório revela para Doroteia que Rômulo é casado. Gabriela acorda de madrugada para ver como seu cachorro está e Nacib a repreende. Na escola, Josué sente a falta de Gerusa e Malvina, enquanto elas ainda estão com Mundinho e Rômulo. Gerusa teme que Ramiro mate Mundinho. Marialva quase gera uma grande confusão e Conceição exalta as qualidades de Gerusa. Mundinho pede jagunços emprestados a Altino para fugir com Gerusa. Doroteia, Quinquina e Florzinha chegam à casa de Melk e revelam ao coronel que Malvina está namorando com um homem casado.
Capítulo 56 de quinta, 20/09/2012
Tonico dá um cachorro para Gabriela
Melk ameaça Doroteia com uma arma, mas Juvenal consegue acalmar o coronel e sugere que ele vá ao Bataclã questionar Pirangi sobre o coronel que lhe sustenta. Pirangi confirma na frente de todos que Melk não é o seu coronel. Juvenal e Lindinalva trocam olhares intensos. Melk e Doroteia fingem fazer as pazes. Melk agride Marialva novamente e promete descobrir algum furo da família de Doroteia. Melk permite que Malvina vá passear com Rômulo. Doroteia afirma que nunca irá esquecer a afronta de Melk e promete se vingar. Doroteia trata Zuleika como sua empregada. Nacib percebe que Gabriela voltou a fazer os quitutes deliciosos para o Vesúvio e agradece a esposa. Manoel das Onças promete dar um presente para Zarolha e a quenga pede algo caro. Nacib sente a falta de Tonico no Vesúvio. Tonico visita Gabriela e, ao encontrar Zarolha, eles dizem não se conhecer. Já a sós, Tonico e Zarolha armam os passos do próximo plano. Tonico presenteia Gabriela com um cachorro de estimação e ela se emociona com o gesto.
Capítulo 55 de quarta, 19/09/2012
Melk confronta Doroteia
Nacib não acredita na informação de Chico sobre a ida de Gabriela ao circo. Tonico convida Gabriela, Arminda e Tuísca para andar de automóvel. Mundinho afirma a Ramiro que ganhará as eleições e se casará com Gerusa. Ramiro exige que Maria Machadão se desfaça do Bataclã para ficar com ele e a cafetina acaba concordando. Tonico afirma a Gabriela que Olga não cuida bem dele e tenta se aproximar dela. Doroteia descobre que Glória foi ao alfaiate encomendar um terno e se certifica de que não é para Coriolano. Glória e Josué se divertem juntos quando Coriolano chega. Doroteia sonda com Florzinha e Quinquina para saber como anda o casamento de Melk e Marialva e comenta com Amâncio e Berto que desconfia que ele seja o coronel de Pirangi. Josué consegue sair ileso da casa de Glória sem que Coriolano veja. Doroteia implica com Jesuíno e Iracema. Berto e Zuleika se casam. Doroteia instrui Zuleika a não fazer barulhos dentro de casa e ela fica assustada. Lindinalva demonstra sua preocupação com o possível fechamento do Bataclã e Pirangi não conta para ela quem é o seu coronel. Gerusa enfrenta Ramiro e afirma que ama Mundinho Falcão. Quinquina e Florzinha insinuam para Olga que Melk é o coronel de Pirangi. Malvina não conta para a mãe sobre sua briga com Rômulo. Olga conta para Marialva que Melk é o coronel de Pirangi e ela se desespera. Melk agride Marialva ao descobrir que ela acreditou em Olga e Malvina defende a mãe. Melk chega à casa de Amâncio para acertar contas com Doroteia e a ameaça com uma arma.
Capítulo 54 de terça, 18/09/2012
Chico revela a Nacib que Gabriela foi ao circo
Zarolha aconselha Tonico a ir ao circo se encontrar com Gabriela, e ele inventa uma desculpa para não ir ao sarau de poesias. Zarolha conversa com Maria Machadão sobre Nacib e Gabriela, e a dona do Bataclã avisa que ela irá se arrepender. Jesuíno e Iracema chegam ao sarau de poesias. Nacib boceja durante o recital. Rômulo tenta seduzir Malvina e acredita que ela não o ama por pedir que ele espere o casamento. Malvina chega em casa e Melk tem certeza que ela brigou com o filho. Todos dormem durante o recital de poesias e Gabriela chama atenção de Nacib. As famílias de Berto e Zuleika acertam o casamento do casal. Amâncio e Berto se preocupam com o dote de Zuleika. Depois do sarau de poesias, Gabriela mente para Nacib e vai ao circo. Nacib afirma aos amigos no Vesúvio que Gabriela adorou as poesias. Gabriela não consegue comprar os ingressos para o circo, mas Tonico a surpreende. Tonico oferece um ingresso para Gabriela e os funcionários do Vesúvio veem os dois entrando juntos no circo. Josué toma o chá sugerido por Coriolano e Glória afirma estar gostando cada vez mais do professor. Gabriela fica encantada com a apresentação de Tuísca no circo e Chico a vê saindo com Tonico do circo. Nacib questiona o sorriso de Gabriela e ela inventa uma desculpa. Lindinalva trata Juvenal como um cliente no Bataclã e ele não consegue entender o tratamento da amada. Nacib planeja um novo encontro de Gabriela com a sociedade de Ilhéus e ela fica incomodada com a situação. Malvina comenta com Gerusa que Rômulo quer que ela se entregue para ele. Mundinho avisa a Douglas e Pelópidas que a estrada Itabuna-Ilhéus será protegida pelo Governo Federal. Mundinho enfrenta Ramiro e afirma que não sabe controlar o amor que sua neta sente por ele. Zarolha promete a Tonico que irá ajudá-lo a conquistar Gabriela. Chico conta para Nacib que Gabriela foi ao circo com Tonico.
Capítulo 53 de sexta, 14/09/2012
Zarolha procura Tonico
Nacib impõe sua autoridade sobre Gabriela e exige que ela vá com ele ao sarau de poesias. Gabriela se entristece por não poder ir ao circo. Juvenal não entende a hostilidade de Lindinalva com ele. Maria Machadão e Berto quase flagram Miss Pirangi com o coronel misterioso. Teodora se aproxima de Juvenal e o seduz. Berto persegue o amante de Miss Pirangi, mas não o alcança. Tuísca se entristece ao saber que Gabriela não poderá ir ver sua apresentação no circo da cidade. Doroteia presta depoimento sobre a morte de Sinhazinha e diz que ela era uma santa. Doroteia avisa a Amâncio que Jesuíno será processado pelo assassinato de Sinhazinha e Osmundo e o coronel a ameaça. Arminda apoia Nacib a levar Gabriela para o sarau de poesias. Todos no Vesúvio reparam na camisa nova de Josué. Coriolano presenteia Josué com uma erva para melhorar seu desempenho sexual. Gabriela erra na quantidade de sal dos quitutes e faz Nacib perder alguns clientes no Vesúvio. Nacib reclama com Gabriela pelos quitutes. Gerusa pede ajuda a Malvina para se encontrar com Mundinho na igreja. Zarolha incentiva Gabriela a ir ao circo depois do sarau de poesias, escondida de Nacib. Berto e Juvenal conversam sobre Lindinalva. No Bataclã, as quengas se interessam em saber onde Lindinalva estava escondida. Rômulo diz a Melk que sua mãe está doente para adiar seu noivado com Malvina. Berto desconfia que Melk seja o coronel de Pirangi. Gerusa e Mundinho combinam de esperar a formatura dela para fugirem juntos de Ilhéus. Triste, Gabriela acompanha Nacib no sarau de poesias. Zarolha procura Tonico e avisa que sabe como ele pode conquistar Gabriela.
Capítulo 52 de quinta, 13/09/2012
Nacib atrapalha planos de Gabriela
Olga acusa Fabiana de ter seduzido Tonico e agride a empregada. Ramiro dá uma bronca no filho e demite Fabiana, mesmo sabendo que foi Tonico quem a procurou. Fagundes ameaça Berto para defender Lindinalva, mas Melk impede que eles briguem. Berto leva Lindinalva de volta para o Bataclã. Maria Machadão recebe Lindinalva de volta no seu cabaré e a jovem faz questão de voltar a trabalhar imediatamente. Jesuíno pensa em Sinhazinha e não consegue se aproximar de Iracema. Berto obriga Juvenal a ir ao estabelecimento de Maria Machadão. Juvenal fica surpreso ao ver Lindinalva no Bataclã. Gabriela aceita um convite para ir à apresentação de Tuísca no circo, mas Nacib atrapalha os planos da esposa e avisa que comprou ingressos para o sarau de poesias que será no mesmo dia.
Capítulo 51 de quarta, 12/09/2012
Berto descobre que Lindinalva está viva
Ramiro, Melk e os jagunços conseguem resgatar Fagundes da casa de Gabriela sem que Nacib perceba. Glória ajuda Josué a sair de sua casa vestido de mulher para não ser reconhecido pelo povo de Ilhéus. As alunas de Josué são dispensadas mais cedo e Gerusa comenta com as amigas que está sendo vigiada por Serapião a mando de Mundinho. Malvina encontra Josué vestido de mulher e promete guardar segredo ao acreditar que seja um fetiche. Tonico seduz Fabiana e consegue marcar um encontro com a cozinheira. Os clientes do Vesúvio comentam sobre Glória e acreditam que ela é fiel a Coriolano. Nacib confessa para Alberto que se sente triste por não conseguir agradar Gabriela. Em uma conversa com Arminda e Miquelina, Gabriela demonstra tristeza por não poder fazer o que gosta. Iracema estranha o fato de Jesuíno apenas tê-la procurado no dia do casamento e o coronel a obriga a usar o perfume de Sinhazinha. Doroteia incentiva Berto a descobrir quem é o coronel que dá dinheiro para Miss Pirangi. Berto questiona Melk sobre o coronel de Pirangi e ele garante que gosta de mulheres. Fagundes comenta com Clemente que tem receio de que Melk o mande embora e Lindinalva cuida de seus ferimentos. Diante da insistência da neta em não desistir do amor por Mundinho, Ramiro decide mandar Gerusa para o convento. Conceição instrui Gerusa a mentir para Ramiro. Jesuíno pede a Iracema que use a camisola de Sinhazinha e ela, insatisfeita, questiona o marido. Berto se assusta ao encontrar Lindinalva na casa de Fagundes. Olga flagra Tonico e Fabiana juntos.
Capítulo 50 de terça, 11/09/2012
Gabriela conquista o respeito de Ramiro
Gabriela nega para Mundinho que tenha visto Fagundes. Mundinho afirma que Ramiro foi o mandante do atentado contra ele. Gabriela protege Fagundes e avisa a Melk que o jagunço está em sua casa. Ramiro pede para Gabriela aguardar até a madrugada para resgatar Fagundes. Zarolha avisa a Manoel das Onças que ele somente terá exclusividade com ela caso lhe proponha casamento. Machadão lembra a Zarolha que só a deixou ficar no Bataclã com a condição de ela não interferir no casamento de Nacib e Gabriela. Glória presenteia Josué com uma camisa. Gabriela espera apreensiva por Nacib na sala. Gerusa vai até a casa de Mundinho e os dois se beijam. Gabriela consegue impedir que Nacib veja Fagundes. Mundinho avisa a Douglas que o jornal irá continuar e lhe pede para alugar um novo local. Aflita por estar escondendo Fagundes, Gabriela faz Nacib dormir. Ramiro e os coronéis buscam Fagundes na casa de Gabriela. Gabriela pede a Fagundes para não procurá-la mais. Ramiro agradece Gabriela e garante que toda sua família irá respeitá-la a partir de agora. Nacib sente falta de Gabriela.
Capítulo 49 de sexta, 07/09/2012
Fagundes se esconde na casa de Gabriela
Melk avisa Ramiro que está tudo acertado para incendiar o jornal e acabar com Mundinho, mas Tonico acha que o pai está tomando uma atitude extrema. Mundinho comemora a publicação da denúncia contra Ramiro no jornal e Altino o aconselha a ser prudente. Gerusa pede para Malvina avisar Mundinho que ele corre risco de vida, mas ele não dá atenção. Fagundes pede Lindinalva em casamento, mas ela não aceita. Melk encomenda uma morte a Fagundes e Clemente o aconselha a tomar cuidado. Altino tenta convencer Ribeirinho a passar para o lado de Mundinho. Melk orienta Fagundes a dar um susto em Altino e matar Mundinho. Conceição e Alfredo tentam convencer Ramiro a tirar Gerusa do castigo. Berto planeja apresentar Zuleika à família e questiona Amâncio sobre o amante de Miss Pirangi. Nervoso, Amâncio insinua que pode ser Melk. Miss Pirangi paga a conta das quengas na confeitaria e Doroteia decide investigar. Ramiro presenteia Maria Machadão com um anel e a convida para morar com ele na fazenda. Os jagunços de Melk incendeiam o jornal e Fagundes, em meio à confusão, atira em Altino. Fagundes não consegue atingir Mundinho e acerta em Ribeirinho. Gerusa acusa Ramiro de planejar a morte de Mundinho e o coronel fica desolado por perder o amor da neta. Fagundes procura abrigo na casa de Gabriela. Mundinho pergunta a Gabriela onde está Fagundes.
Capítulo 48 de quinta, 06/09/2012
Ramiro encomenda a morte de Mundinho
Ramiro insiste para que Gerusa volte atrás, mas ela se mantém firme em sua decisão de não se casar com Juvenal. Coriolano questiona Josué por estar em sua casa e o professor diz que precisa saber qual é o segredo do coronel com as mulheres, deixando Glória às risadas. Melk avisa Rômulo que quer apressar o seu casamento com Malvina e os dois se preocupam. Melk agride Malvina e Marialva ao ouvir a filha insinuar que a mãe não é feliz em seu casamento com o pai. Ramiro pergunta para Gerusa se ela gosta de outro rapaz. Doroteia não se conforma com a recusa de Gerusa. Berto anuncia que está interessado em Zuleika e Amâncio e Doroteia gostam ao saber que ela é filha de fazendeiros. Teodora pede para Berto descobrir quem é o coronel que dá dinheiro para Miss Pirangi. Gerusa admite para Ramiro que ama Mundinho Falcão, mas o coronel deixa claro que não irá deixá-los se casarem. Ramiro pede que Melk tire Mundinho de vez de seu caminho.
Capítulo 47 de quarta, 05/09/2012
Assinar:
Postagens (Atom)