Marina descobre que Pedro é noivo de Luciana

Luciana avisa à mãe que vai ao aeroporto buscar seu noivo. Pedro fica atordoado com o assédio da impressa ao sair da aeronave. Vitória e Oscar ficam tensos ao saber da morte de Jonas. Léo afirma a Afrânio que conseguirá o dinheiro para fechar o negócio. Raul ouve tia Neném dizer que Léo convidou Umberto para a festa. Léo começa a exibição do seu vídeo, mas Raul interrompe irritado. Júlio avisa que Pedro está sendo entrevistado por ter evitado um acidente aéreo e Léo fica irritado. Luciana assiste com orgulho à entrevista do noivo. Marina pensa em Pedro e afirma a Bibi que vai encontrá-lo. Sueli fica chocada ao descobrir que Jonas foi morto depois de sequestrar um avião. Luciana marca um encontro com Marina, sua amiga de infância e futura madrinha de casamento, para apresentá-la a Pedro. Léo diz para Wanda que Raul foi injusto com ele. Instalado na casa de tia Neném, Umberto consegue o número do celular de Wanda. André marca um jantar com Carol. Natalie pede para Roni promover um encontro dela com André. Umberto telefona para Wanda. Pedro conta para Léo sobre seu beijo com Marina no avião e o vilão aconselha o irmão a desistir do casamento com Luciana. Wanda discute com Raul e ele desiste de dormir no quarto com ela. Marina conta para Vitória sobre o encontro com Pedro no avião. Luciana apresenta Marina a Pedro, e eles se surpreendem com o reencontro.

Capítulo 02 de terça, 18/01/2011

Pedro e Marina se beijam

Raul se desentende com Wanda por ela proteger demais o filho Léo e avisa que não vai deixá-la influenciar Pedro. Léo se encontra com Afrânio e juntos planejam uma parceria profissional em negócios ilegais. Léo não conta a Pedro que uma empresa aérea lhe telefonou para tratar de seu registro como piloto. Raul promove um evento esportivo em Florianópolis. Luciana diz para Júlio que está chateada com a possibilidade de não ganhar muitos presentes de casamento e o comentário deixa Pedro constrangido. Eunice, Cecília e Leila comentam sobre a diferença de personalidade entre Léo e Pedro. Wanda conversa com Zuleica sobre a sua festa de aniversário de casamento. Léo é convencido por tia Neném a procurar Umberto, primo de seu pai Raul. Irene ajuda Léo a descobrir informações sobre o paradeiro do tio. Luciana faz a última prova do vestido de noiva. Bibi e Ismael buscam Marina no aeroporto. Após deixar a penitenciária, Jonas invade a casa de Vitória e a acusa por ter sido preso injustamente. Sueli diz a Jonas que vai ajudá-lo nesta nova fase de sua vida. Pedro avisa a Luciana que vai viajar para o Rio de Janeiro para tratar do seu registro como piloto. Marina convida André para trabalhar com ela. Natalie consegue ir à premiação que homenageia André e boicota a participação de Daniela Sarayhba no evento. Jonas garante para Sueli que não voltará à casa de Vitória. Zeca ajuda Léo a editar o vídeo com os depoimentos dos familiares para presentear os pais. André reencontra Carol, ele se encanta por ela e os dois se beijam. Raul presenteia Wanda com um vestido. Jonas observa Marina e Bibi na sala de embarque do aeroporto. Luciana comenta com Eunice que Pedro está no mesmo voo de Marina, vindo do Rio de Janeiro para Florianópolis. Pedro e Jonas sentam-se juntos dentro do avião. Jonas invade a cabine do piloto e assume o comando da situação. Pedro e Marina se encontram. Marina convence Jonas a abrir a cabine e Pedro tenta dominar Jonas. O copiloto atinge Jonas, que cai no chão desacordado. Emocionados, Pedro e Marina se beijam. Umberto chega à casa de Raul e Wanda.

Capítulo 01 de segunda, 17/01/2011

Insensato Coração


Insensato Coração
é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 17 de janeiro a 19 de agosto de 2011, em 185 capítulos. Substituiu Passione e foi substituída por Fina Estampa, sendo a 1.ª "novela das nove" exibida pela emissora, após a TV Globo deixar de utilizar o título "novela das oito" para as produções da principal faixa do horário nobre.

Foi escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com a colaboração de Ângela Carneiro, Fernando Rebello, João Ximenes Braga, Maria Helena Nascimento e Nelson Nadotti. A direção foi de Dennis Carvalho, Vinicius Coimbra, Cristiano Marques e Flávia Lacerda, com direção geral de Vinícius Coimbra e Dennis Carvalho, também diretor de núcleo.

Contou com as participações de Glória Pires, Gabriel Braga Nunes, Paolla Oliveira, Eriberto Leão, Herson Capri, Deborah Secco, Antônio Fagundes e Camila Pitanga nos papéis principais.

Fonte: Wikipedia.

O fim do conto de fadas mais brasileiro que existe

Jesuíno é coroado rei de Seráfia. Ao ser apresentado para o povo, Jesuíno coloca a coroa na cabeça de Augusto e afirma que ele merece e tem capacidade de ser rei. Augusto anuncia que Cesária está esperando um filho seu. Açucena e Jesuíno se casam em Seráfia. Meses se passam. A notícia do casamento e da coroação de Jesuíno chega a Brogodó. Helena e Batoré combinam de se casar em Seráfia também. Dora comenta com Felipe que as eleições de Brogodó estão chegando. Patácio lamenta a falta de Ternurinha com Fausto e Nidinho e revela que não poderá concorrer novamente à eleição devido à improbidades administrativas. Ternurinha reclama das suas novas condições de vida e sugere que Zóio-Furado se disfarce para concorrer à prefeitura. Durante o primeiro debate para a prefeitura, Penélope anuncia os candidatos. Fausto concorre à prefeitura assessorado por Nidinho. Patácio fica chocado ao descobrir que Felipe também concorrerrá. Ternurinha anuncia um terceiro candidato, Leopoldo, mas Dora reconhece que é Zóio-Furado disfarçado. O povo brogodense também reconhece Zóio-Furado, e ele é preso. Fausto e Felipe anunciam seus programas de governo. Zóio-Furado nocauteia Paçoca e Rufino e foge com Ternurinha. Patácio vê e vai atrás. Ternurinha decide abandonar Zóio-Furado e volta para Patácio. Meses se passam. Nasce o filho de Augusto e Maria Cesária. Açucena revela a Jesuíno que está grávida e eles decidem voltar para Brogodó. Augusto lamenta a partida da filha, mas compreende e a abençoa. Após um mês, Bartira anuncia a inauguração de seu salão de beleza. Vicentina, Silvério, Tomás e Lilica são expulsos da festa de inauguração sob vaias do povo. Penélope e Belarmino se despedem dos cangaceiros e partem para a capital. Cícero revela a Rosa que largou o cangaço e a pede em casamento. Padre Joaquim realiza a contagem dos votos e revela que Felipe é o novo prefeito de Brogodó. Açucena, Jesuíno, Euzébio, Virtuosa e Benvinda retornam ao sertão brasileiro. Herculano reencontra Jesuíno e se emociona ao saber que será avô. Benvinda revela a Herculano que ainda o ama e pede para voltar para o bando; os dois se beijam. Jesuíno e Açucena chegam à Vila da Cruz e começam a trabalhar na reconstrução do vilarejo. Dora assume a delegacia de Brogodó. Lilica tira Nicolau da masmorra de Seráfia e o torna seu mordomo. O filme de Tomás sobre a história de Açucena estreia na capital. Um novo coronel, acompanhado de Zóio-Furado, surge para tomar posse das terras de Timóteo e revela que ele lhe passou como pagamento de uma dívida. Miguézim afirma que a maldade sempre existirá, e Jesuíno reúne o povo para lutar pelo justo e pelo certo. Vinte anos depois, Açucena e Jesuíno ouvem cordelistas recitando o Cordel Encantado.

Capítulo 143 de sexta, 23/09/2011
ÚLTIMO CAPÍTULO

Jesuíno é coroado rei de Seráfia

Timóteo ameaça incendiar a igreja. Jesuíno procura por Açucena. Bartira finalmente perdoa Farid. Açucena tenta fugir de Timóteo. Jesuíno ouve os gritos de Açucena vindo da igreja. Timóteo coloca fogo na igreja e Jesuíno percebe o incêndio. No meio do fogo, Açucena passa mal e desmaia. Herculano vai atrás de Úrsula. Úrsula mostra o mapa para Ternurinha e Zóio-Furado. Dora encontra um bilhete da mãe e desconfia que ela foi embora com Zóio-Furado. Jesuíno consegue salvar Açucena. A igreja desmorona com Timóteo dentro. O fogo consome Vila da Cruz e Miguézim entende o significado dos seus sonhos. Neusa aceita se casar com Quiquiqui. Por Filó, Petrus briga com Silvério. Açucena acorda em Brogodó. Florinda e Zenóbio abrigam Damião, Amália, Galego e Tibungo. Farid pede abrigo à Neusa. Zóio-Furado encontra o tesouro, mas é surpreendido pelos cangaceiros. O traidor atira contra Herculano, mas Úrsula se mete na frente e morre nos braços do capitão. Herculano leva o tesouro para Jesuíno, mas ele decide deixá-lo com Miguézim para reconstruir Vila da Cruz. Augusto pede que Batoré cuide de Helena. A corte de Seráfia se despede de Brogodó. Em Seráfia, Jesuíno é coroado rei por Augusto.

Capítulo 142 de quinta, 22/09/2011
PENÚLTIMO CAPÍTULO

Timóteo captura Açucena

Timóteo sai do forró disfarçado. Nidinho e Juca pedem a mão de Cecília para Baldini. Dora e Felipe se casam. A festa no forró de Florinda continua animada. Herculano decide não ir ao forró. Úrsula dá um sonífero para Herculano e ele dorme, mas a duquesa não encontra o mapa dentro da tenda. Timóteo observa Jesuíno e Açucena. Miguézim tem uma visão com Timóteo. Timóteo vai atrás de Açucena. Petrus pergunta se Florinda ficará com ele. Lilica trai Tomás com Tibungo. Sérgio avisa Neusa que há grandes possibilidades de ela estar grávida e Quiquiqui comemora com a namorada. Timóteo espiona Açucena e Jesuíno e se aproxima. Vicentina tranca Bartira no quarto e finge estar bêbada para Farid. Úrsula faz Cândida dormir e procura pelo mapa. Felipe e Dora curtem a noite de núpcias. Timóteo agarra Açucena. Téinha e Setembrino libertam Bartira e ela vai atrás do marido. Florinda diz a Petrus que decidiu ficar em Brogodó e Zenóbio chega à cidade. Farid rejeita Vicentina e Bartira ouve. Filó descobre a aposta de Silvério e esbarra em Petrus ao sair do forró. Batoré volta à cidade e Helena aceita se casar com o delegado. Cândida descobre que o mapa do tesouro sumiu. Timóteo amarra Açucena e a ameaça com uma tocha de fogo.

Capítulo 141 de quarta, 21/09/2011
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO

Timóteo descobre que Açucena está viva

Carlota acorda, vê Timóteo em seu quarto e grita por socorro. Todos no palácio acordam com os gritos de Carlota e correm para acudi-la. A jovem diz que Timóteo invadiu seu quarto, mas ninguém acredita. Baldini afirma que viu um homem sair do palácio. Belarmino e Penélope curtem a noite de núpcias. Úrsula pega o pingente de Herculano, mas se surpreende ao constatar que está vazio. Cícero e Cândida escondem o mapa do tesouro dentro da imagem de um santo. Rosa discute com Florinda por causa de Petrus. Carlota teme que Timóteo volte. Timóteo planeja tentar pegar seu filho novamente. Miguézim anuncia que Açucena deve deixar Brogodó. Augusto decide apressar a volta para Seráfia por causa de Timóteo. Ternurinha conta para Zóio-Furado a conversa que teve com Úrsula. Vicentina dá dois vestidos para Bartira e Farid fica desconfiado. Quiquiqui termina seu romance com Neusa. Tomás pede para namorar Lilica. Vicentina leva Farid, Bartira e os filhos para a confeitaria. Dora descobre que Felipe pretende voltar para Seráfia. A reabertura do forró de Florinda é anunciada. Timóteo planeja roubar seu filho durante o forró de Florinda. Dora decide se casar com Felipe no baile. Baldini, Paçoca e Rufino se reúnem para proteger Carlota no palácio. Dora se prepara para o casamento. Farid chega com Bartira para a festa e Timóteo a confunde com Carlota. O coronel fica surpreso ao constatar que Açucena está viva.

Capítulo 140 de terça, 20/09/2011
ÚLTIMA SEMANA

Timóteo invade o quarto de Carlota

Timóteo convence os homens que o encontraram a levá-lo para sua fazenda. Petrus propõe que Florinda vá morar com ele em Seráfia. Silvério leva um buquê de flores para Filó. Vicentina vai à casa de Bartira e inventa uma história para justificar sua investida em Farid. Antônia e Inácio acordam após a noite de núpcias. Timóteo chega à fazenda e, passando mal, promete vingança. Miguézim anuncia que Timóteo voltou. Patácio recebe um telegrama avisando que Timóteo fugiu do hospital e todos ficam apreensivos. Augusto, Petrus, Felipe, Jesuíno, Tibungo e Euzébio vão à procura do vilão na fazenda. Patácio leva Nidinho para morar com ele. Filó acorda de ressaca, e Neusa avisa-a para tomar cuidado com Silvério. Vicnetina e Silvério conversam sobre a aposta que fizeram. Florinda cogita a ideia de viver com Petrus. Penélope se apronta para ir ao acampamento para se casar. Timóteo comemora ao saber que seu filho nasceu. Augusto avisa que Timóteo não foi encontrado. Rosa pede para Cícero largar o cangaço e se casar com ela. Jesuíno chega ao acampamento para o casamento de Belarmino e Penélope e troca olhares indispostos com o pai. Herculano e Belarmino se emocionam na despedida. Ternurinha encontra Úrsula e propõe ajudá-la em troca da divisão do tesouro. Herculano abençoa a união de Bel e Penélope. Timóteo invade o quarto de Carlota para pegar seu filho.

Capítulo 139 de segunda, 19/09/2011
ÚLTIMA SEMANA

Miguézim prevê o retorno de Timóteo

O motorista do carro hesita em levar Timóteo ao ver seu estado, mas acaba aceitando a proposta. Todos comemoram a união de Antônia e Inácio. Úrsula pensa em fugir com o mapa do tesouro durante a festa de casamento de Penélope e Bel. Ternurinha está decidida a roubar o tesouro de Seráfia. Carlota entra em trabalho de parto e Nidinho e Juca correm para chamar Sérgio. Patácio dá lições de política. Damião pede desculpas a Galego por sempre tê-lo tratado mal. Felipe provoca Dora. O médico do hospital de Formosura não consegue avisar a ninguém em Brogodó sobre a fuga de Timóteo. O coronel expulsa o motorista e dirige o carro de aluguel, mas acaba saindo da estrada e desmaiando em cima do volante. Noca comenta que Antônia pretende pagar todos os capangas de Timóteo. Nicolau joga baralho com Paçoca e Rufino na cadeia. Sergio chega para fazer o parto do filho de Carlota. O médico de Formosura comenta que Timóteo não tem chances de sobreviver sem cuidados. Carlota sofre muito com as contrações do parto. Timóteo fica desacordado após bater o carro em uma árvore. Helena comemora o casamento do filho. Bartira discute com Farid. Vicentina e Silvério reafirmam a aposta que fizeram. O filho de Carlota nasce e ela dá o nome de Fausto para o bebê. Inácio e Antônia seguem para a fazenda para a noite de núpcias. Jesuíno e Açucena sonham com seu casamento. Miguézim teme por todos ao prever a volta de Timóteo, passa mal e desmaia. Dois homens veem o carro parado na estrada e, ao se aproximarem, ouvem a súplica de Timóteo para ser levado para casa.

Capítulo 138 de sábado, 17/09/2011
ÚLTIMOS CAPÍTULOS

Timóteo foge do hospital

Úrsula encontra o mapa do tesouro. Ternurinha trama com Zóio-Furado para enganar Úrsula e roubar o tesouro. Dora avisa a Ternurinha que contará a Patácio sobre Zóio-Furado. Açucena afirma a Euzébio e Virtuosa que irá permanecer em Brogodó. Nasce a filha de Bartira e Farid. Antônia visita Timóteo no hospital e se emociona. Herculano acorda e vai atrás de Úrsula. Bartira curte a filha recém-nascida. Tibungo percebe que Galego está com dificuldade para enxergar. Um padre dá a extrema unção em Timóteo e Antônia se comove. Antônia conversa com a freira. Silvério e Vicentina conversam sobre a aposta que fizeram. Filó se emociona com o presente de Silvério. O povo brogodense comenta sobre os casamentos da cidade. Patácio ensina Nidinho a discursar. Miguézim recebe o apoio de padre Joaquim. Antônia chora a perda do irmão. Timóteo acorda no hospital, mas finge continuar inconsciente quando a freira se aproxima. Amália se desespera ao saber que Galego tem a mesma doença do marido. Damião reconhece Galego como filho. Silvério beija Filó no cinema. Miguézim inicia a celebração da benção de Antônia e Inácio. Timóteo paga um carro de aluguel para levá-lo de volta a Brogodó.

Capítulo 137 de sexta, 16/09/2011
ÚLTIMOS CAPÍTULOS

Úrsula descobre a localização do mapa

Cícero conta para Úrsula que existe um mapa indicando o paradeiro do tesouro. Miguézim anuncia que o tesouro precisa ser protegido. Antônia convida Benvinda para ser sua madrinha de casamento. Quiquiqui leva café da manhã na cama para Neusa. Penélope se desentende com Lilica por causa de Bel. Genaro aceita ajudar Farid. Cícero revela a Úrsula que Herculano está em posse do mapa do tesouro. Cândida flagra Úrsula conversando com Cícero. Bel pede para se casar com Penélope no acampamento dos cangaceiros. Padre Joaquim dá um ultimato em Patácio. Todos se surpreendem quando Patácio vai buscar Nidinho na escola. Jesuíno, Augusto e Petrus vão ao acampamento contar para Herculano sobre a profecia de Miguézim e exigem que Úrsula seja entregue, mas ele se recusa. Vicentina acusa Farid de ser um galanteador. Quiquiqui se entristece por Neusa não querer se casar com ele. Helena conta que Batoré a pediu em casamento. Herculano se recusa a entregar Úrsula e o tesouro e discute com Jesuíno. Bartira entra em trabalho de parto. Inácio pede a mão de Antônia para Benvinda, que se emociona. Silvério leva fora de Rosa e Téinha, mas conquista Filó. Ternurinha avisa a Zóio-Furado que tentará falar com Úrsula durante a festa de casamento de Penélope e Bel. Úrsula seduz Herculano e descobre onde o mapa do tesouro está escondido.

Capítulo 136 de quinta, 15/09/2011
ÚLTIMOS CAPÍTULOS 

Úrsula tenta descobrir onde está o tesouro

Úrsula inventa uma história para Herculano e outra para Cândida, que não gosta da volta da duquesa. Bel entrega para o capitão o mapa de onde o tesouro está escondido. Petrus pede para Florinda ficar com ele. Açucena passa a noite com Jesuíno. Felipe se declara para Dora. Dora vê Ternurinha saindo escondida do palácio durante a madrugada. Ternurinha diz a Zóio-Furado que eles precisam do apoio de Úrsula para pegar o tesouro de Seráfia. Dora avisa a Ternurinha que seu romance com Zóio-Furado pode terminar mal. Rosa pensa em Cícero. Florinda não consegue dormir pensando em Petrus e Zenóbio. Úrsula tenta seduzir Herculano. Jesuíno tem um pesadelo usando a coroa de rei de Seráfia e acorda assustado. Açucena se preocupa com o sonho de Jesuíno. Herculano rejeita Úrsula. Úrsula escolhe sua próxima vítima. Quiquiqui e Neusa fazem um piquenique. Farid implora que Genaro conte a Bartira o plano de Vicentina para conquistá-lo. Silvério aposta com Vicentina que conseguirá seduzir uma moça da cidade. Lilica discute com Vicentina durante os ensaios do filme. Batoré escreve uma carta para Antônia e avisa que seu casamento foi anulado. Miguézim entra em transe e faz uma profecia ao saber do sonho de Jesuíno. Úrsula põe o soro da verdade no café de Cícero e pergunta onde o tesouro está escondido.

Capítulo 135 de quarta, 14/09/2011
ÚLTIMOS CAPÍTULOS

Úrsula resolve ficar no acampamento

Jesuíno avisa a todos que Açucena acordou. Sérgio avisa que não conseguiu extrair a bala e precisa levar Timóteo para o hospital. Açucena se surpreende ao ficar sabendo como Jesuíno se livrou da forca. Herculano avisa que tirou Úrsula da cadeia. Jesuíno se indispõe com Herculano por causa de Úrsula. Nicolau fica sabendo que Úrsula está com Herculano. Açucena e Jesuíno ficam aliviados com a notícia de que Timóteo foi transferido para um hospital. Rosa pede a Cícero para abandonar o cangaço se quiser ficar com ela. Petrus marca um encontro com Florinda. Cândida solta Úrsula e avisa que, se ela não sumir da vida de Herculano, vai entregá-la para Augusto. Baldini conta a Cecília que irá se entregar para a justiça. Ternurinha pressiona Patácio. Patácio assume Nidinho como filho. Ternurinha fica nervosa ao ouvir Augusto falando de Zóio-Furado. Patácio anuncia à família que assumiu a paternidade de Nidinho. Felipe insinua que Dora quer desistir do casamento. Úrsula aceita a proposta de Cândida e abandona o acampamento dos cangaceiros. Úrsula ouve uma conversa entre Herculano e Belarmino e descobre que o capitão está em posse do tesouro de Seráfia. Salim sugere que Farid vá até Brogodó. Neusa se insinua para Quiquiqui. Filó sofre por não conseguir arrumar um namorado. Florinda se encontra com Petrus e Téinha a apoia. Úrsula surpreende Herculano e Cândida ao entrar na tenda e afirma que quer continuar prisioneira. 

Capítulo 134 de terça, 13/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

A magia do beijo de amor verdadeiro

O antídoto não funciona e o coração de Açucena para de bater. Herculano fica à espera da carroça em que Petrus passará com Úrsula. Nicolau se preocupa ao saber que o antídoto da poção não funcionou e que a princesa morreu. Timóteo diz que não quer ser removido para um hospital e manda o Dr. Sérgio embora de sua fazenda. Herculano decide seguir a carroça de Úrsula. Petrus leva Nicolau e Úrsula para a cadeia, e os vilões temem a represália do povo brogodense. Herculano conta a Cícero que Açucena morreu. Tomás afirma para Penélope e Vicentina que manterá Lilica como a estrela de seu filme. Dora exige que Patácio assuma Nidinho como filho. Dora flagra Ternurinha e Zóio-Furado se beijando. Ternurinha assume para Dora que se apaixonou por Zóio-Furado e aconselha Patácio a assumir a paternidade de Nidinho. Rosa é rude com Petrus. Antônia reluta em ir ao velório de Açucena. Todos chegam inconsoláveis para o velório de Açucena em Vila da Cruz. Herculano tira Úrsula da delegacia, que comemora, achando que será salva pelo cangaceiro. Herculano leva Úrsula para seu acampamento, a repreende por ter matado Açucena e a deixa amarrada. Timóteo piora e o médico decide operá-lo na fazenda com a ajuda de Farid e Inácio. Jesuíno pede para se despedir de Açucena e, ao beijá-la, faz a princesa despertar. 

Capítulo 133 de segunda, 12/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

O antídoto de Úrsula não funciona

Açucena não reage ao antídoto. Timóteo segue atrás de Úrsula. Noca ajuda Jesuíno a resgatar Açucena. Herculano, Bel, Augusto e Petrus vão atrás da duquesa depois de saber o que ela fez com a princesa. Zóio-Furado captura Úrsula e ameaça Timóteo. Em Vila da Cruz, todos tentam acordar Açucena. Felipe explica a Miguézim que Timóteo trocou o tesouro pelo antídoto. Timóteo manda seus jagunços abrirem fogo contra Zóio-Furado. Farid é convocado para ajudar a acordar Açucena. Maria Cesária fica sabendo da situação de Açucena e pede para Florinda ajudar. Miguézim une as forças para tentar salvar a vida da princesa. Úrsula e Nicolau são capturados por Herculano, Augusto e Petrus. Timóteo é atingido por Zóio-Furado no peito. As orações, os remédios de Farid e as ervas medicinais de Miguézim não ajudam no salvamento de Açucena. Jesuíno chora no leito de morte da amada. Dora chora por Açucena. Timóteo agoniza sozinho pelo sertão. Herculano consegue capturar Úrsula. Úrsula exige o perdão real para ela e Nicolau em troca do antídoto para Açucena. Herculano beija Úrsula pela última vez. Augusto decide aceitar a chantagem da vilã e lhe entrega o perdão real. Timóteo, com muita dor, não sabe onde está Açucena. Úrsula dá o antídoto para Açucena, mas a poção não tem efeito e seus batimentos cardíacos cessam. Jesuíno se desespera e Timóteo chega à Vila da Cruz, mas desmaia.

Capítulo 132 de sábado, 10/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Jesuíno encontra Açucena desfalecida

Úrsula convence Açucena a tomar a poção e avisa que deixará o antídoto com seus pais adotivos. Herculano prende Jesuíno no acampamento para evitar que ele vá à fazenda de Timóteo. Lilica se veste como a protagonista do filme de Tomás. Belarmino se disfarça para encontrar Penélope. Penélope avisa a Augusto que Herculano não conseguiu libertar Açucena. Doralice garante a Felipe que vai descobrir a ligação entre Zóio-Furado e Ternurinha. Timóteo se prepara para a sua noite de núpcias e se desespera ao ver Açucena desacordada. Cínica, Úrsula finge não saber o que aconteceu com Açucena, enquanto Timóteo acredita que ela esteja morta. Herculano chama Felipe e Euzébio para se juntarem ao bando. Cândida se recusa a soltar Jesuíno. Úrsula exige o tesouro de Seráfia em troca do antídoto para Açucena, e Timóteo manda prender a duquesa. Jesuíno consegue se libertar e vai atrás da amada. Timóteo cede à chantagem de Úrsula, que ainda impõe condições. Zóio-Furado desconfia ao ver Nicolau arrumar a carroça para ir embora com a duquesa. Nicolau avisa Úrsula que está tudo pronto para a fuga. Úrsula engana o coronel com o vidro errado do antídoto. Timóteo aplica o antídoto em Açucena, mas ela não acorda. Jesuíno aparece no quarto de Açucena e se desespera ao vê-la imóvel.

Capítulo 131 de sexta, 09/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Úrsula entrega a poção do amor para Timóteo

Todos na cidade ficam abalados com a morte de Jesuíno. Abaixo do palanque da forca, Herculano e seus comparsas seguram os pés de Jesuíno, enquanto ele finge estar sendo enforcado. Jesuíno sai da praça de Brogodó disfarçado de monge e se preocupa com Açucena, que desmaia ao acreditar que o amado morreu. Timóteo fica aliviado quando Úrsula fala que Açucena vai se apaixonar por ele depois que tomar sua poção. Jesuíno chega ao acampamento dos cangaceiros e Cândida o abraça aliviada. Penélope e Silvério se divertem com o falso casamento. Benvinda informa aos amigos que Jesuíno está bem. Herculano e Belarmino aguardam para atacar Timóteo. Açucena chora a morte de Jesuíno. Cícero, Dora e Felipe entram disfarçados na fazenda de Timóteo. Lilica descobre que foi Silvério quem celebrou o casamento de Timóteo e exige o papel principal no filme de Tomás para não contar sua descoberta ao vilão. Timóteo fica irritado ao descobrir que Jesuíno está vivo. Zóio-Furado vê Dora e Felipe abrindo a porteira da fazenda para os cangaceiros. Timóteo exige que ninguém conte a Açucena que Jesuíno está vivo. Timóteo interroga o carrasco da forca. Os cangaceiros invadem a fazenda para resgatar Açucena e trocam tiros com os jagunços de Timóteo, mas são obrigados a recuar. Açucena repudia Timóteo. Zóio-Furado intercepta Dora e Felipe, mas deixa os dois escaparem. Jesuíno fica preocupado ao saber que a amada continua na fazenda. Felipe e Dora reafirmam seu amor. Timóteo se arruma para sua noite de núpcias. Úrsula entrega a Timóteo a poção do amor que fará Açucena se apaixonar por ele.

Capítulo 130 de quinta, 08/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Jesuíno é enforcado

Zóio-Furado anuncia que, após o casamento, Timóteo enforcará Jesuíno. Padre Joaquim se recusa a celebrar o casamento de Açucena e Timóteo. Timóteo expulsa Padre Joaquim da igreja e Penélope diz que conhece outro pároco para consumar a união. Juca conta a Patácio sobre o plano de Timóteo. Timóteo diz a Açucena que eles serão felizes para sempre. Penélope vai ao encontro do falso padre. Tomás diz a Vicentina que filmará o enforcamento de Jesuíno. Penélope leva o falso padre para a igreja, mas Timóteo desconfia. Padre Joaquim reconhece Silvério disfarçado de padre. Vicentina e Cordata comentam a atuação de Silvério como padre. Miguézim pede que todos rezem por Jesuíno. Herculano, Bel e Benvinda se disfarçam de monges para salvar Jesuíno. O povo brogodense comenta o romance entre Felipe e Dora. Téinha se preocupa com a reação de Rosa ao ver Florinda se despedindo de Petrus. Comandados por Herculano, o bando dá início ao plano para salvar Jesuíno. Bartira fica sensibilizada com os apelos de Farid. Rosa vai tirar satisfações com a mãe sobre Petrus. Téinha repreende Rosa pela forma como tratou Florinda. No altar, Açucena não aceita se casar com Timóteo, mas Timóteo a ignora e manda o padre continuar. Silvério, disfarçado de padre, finaliza o casamento e Timóteo manda o povo se reunir em frente à forca. Úrsula e Nicolau chegam à praça para o enforcamento. Açucena se desespera ao ver Jesuíno sendo levado para a forca. Carlota torce para que Timóteo não triunfe. Açucena implora pela vida de Jesuíno, mas Timóteo ordena que seus carrascos continuem com o plano. Miguézim diz que a hora de Jesuíno está chegando. O alçapão do palanque se abre e Jesuíno é enforcado.

Capítulo 129 de quarta, 07/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Padre Joaquim se recusa a casar Timóteo e Açucena

Nicolau ameaça contar o plano de fuga a Timóteo se Açucena não ajudá-la a conseguir o perdão de Augusto. Rosa vê Florinda e Petrus se beijando. Felipe e Dora não acreditam no plano de Antônia. Açucena faz um acordo com Nicolau. Nicolau põe sonífero no licor de Timóteo. Farid explica para Salim que foi enganado por Vicentina e o menino decide ajudar o pai a se entender com Bartira. Ternurinha conta para Zóio-Furado os planos de Augusto. Dora ouve Zóio-Furado no quarto de Ternurinha durante a madrugada. Miguézim desmaia depois de ter uma visão com Antônia e Açucena. Zóio-Furado consegue impedir que Açucena e Antônia fujam da fazenda. Antônia consegue escapar e avisa a Herculano que o plano foi descoberto. Zóio-Furado acredita que Açucena e Jesuíno receberam ajuda. Benvinda se desespera ao saber que Jesuíno não foi resgatada. Timóteo leva Açucena à força para a igreja. Padre Joaquim se recusa a celebrar o casamento ao ver Açucena amarrada.

Capítulo 128 de terça, 06/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Nicolau flagra trama de Antônia e Açucena

Nicolau ajuda Açucena a desamarrar Jesuíno. Timóteo ordena Zóio-Furado a levar Batoré e o oficial de justiça para fora da cidade. Bartira flagra Vicentina beijando Farid. Rosa arma contra Timóteo. O povo brogodense joga tomates em Timóteo, que é salvo por seus jagunços. Farid tenta se explicar para Bartira. Antônia tem uma ideia para libertar Açucena e Jesuíno. No cárcere, Açucena e Jesuíno reafirmam o amor que sentem um pelo outro. Baldini e Nicolau vasculham o quarto do coronel à procura do tesouro. Nicolau impede que Timóteo encontre Açucena no cárcere de Jesuíno. Rosa aceita namorar Cícero. Augusto afirma que o casamento de Açucena com Timóteo não acontecerá. Rosa descobre o caso entre Florinda e Petrus. Antônia chega à fazenda e implora que o irmão a deixe ficar. Padre Joaquim, Euzébio, Virtuosa, Augusto e Petrus conversam sobre o plano de Herculano. Florinda não gosta do namoro de Rosa com Cícero. Jesuíno sofre por causa de Açucena. Felipe diz a Dora que está apaixonado. Nicolau flagra Antônia e Açucena combinando a fuga.

Capítulo 127 de segunda, 05/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Nicolau leva Açucena ao encontro de Jesuíno

Açucena chega à fazenda de Timóteo. O povo de Brogodó fica chocado ao ver uma forca instalada na praça da cidade. Timóteo se emociona com a visita de Açucena. Açucena propõe se casar com Timóteo e se tornar sua rainha para libertar Jesuíno. Batoré comanda o povo de Brogodó para destruir a forca. Açucena pede ajuda a Lilica. Efigênia fica tocada com o arrependimento de Baldini. Miguézim afirma que Jesuíno está correndo perigo e Herculano se preocupa. Timóteo cobra de Nicolau a poção do amor que ele lhe prometeu. Timóteo diz que aceita libertar Jesuíno depois que Açucena se casar com ele, mas ela desconfia de sua palavra. Ternurinha teme a reação de Timóteo ao saber que a forca foi destruída. Baldini diz a Cecília que sente orgulho dela. Neusa e Helena ficam preocupadas quando um oficial de justiça chega para levar Batoré. Vicentina finge sentir dor de dente e Genaro vai à casa de Bartira chamar Farid. Timóteo se enfurece ao saber da destruição da forca. Timóteo leva Açucena até Jesuíno e se exibe diante do rival. Batoré entrega os papéis de anulação de seu casamento com Antônia para Helena. Jesuíno implora que Açucena desista de casar com Timóteo. Timóteo diz a Açucena que irá atrás de padre Joaquim para casá-los. Timóteo pede para Lilica cuidar de Açucena. Batoré assina a anulação de seu casamento com Antônia. Batoré se despede de Nidinho. Seguindo ordens de Úrsula, Nicolau seduz Lilica e rouba a chave do quarto de Açucena. O mordomo leva a princesa para ver Jesuíno.

Capítulo 126 de sábado, 03/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Açucena foge para salvar Jesuíno

Augusto segue na direção de Timóteo e Baldini implora que o rei o deixe lutar contra o vilão. Timóteo percebe que será atacado e inicia um tiroteio na praça de Brogodó. Baldini salva a vida de Açucena e toma um tiro em seu lugar. Augusto agradece Baldini por sua coragem. Ternurinha sonha com Zóio-Furado. Penélope se declara para Bel. Cícero e Rosa curtem o início do namoro. Téinha vê Florinda e Petrus se beijando. Maria Cesária se preocupa com Augusto. Dora afirma a Nidinho que vai resolver o problema dele com Patácio. Timóteo diz a Jesuíno que Úrsula fará com que Açucena se apaixone por ele, e o jovem desafia o vilão. As mulheres da corte se preocupam com a guerra contra Timóteo. Florinda confidencia a Téinha que está confusa com relação a seus sentimentos por Petrus e Zenóbio. Padre Joaquim leva Nidinho embora do palácio do governo. Cícero e Bel contam a Herculano os planos de Timóteo contra Jesuíno. Dora tenta acalmar Benvinda. Açucena pretende libertar Jesuíno, mas Euzébio prende a filha em casa. Bartira sente ciúmes de Farid com Vicentina. Herculano explica a todos seu plano para resgatar Jesuíno. Dora e Açucena se confortam. As mulheres rezam pedindo proteção para seus companheiros. Dora diz a Felipe que tem medo de perdê-lo. Açucena foge para ir ao encontro de Timóteo e Virtuosa percebe o sumiço da filha. 

Capítulo 125 de sexta, 02/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Timóteo anuncia o enforcamento de Jesuíno

Herculano pensa em um meio de entrar na fazenda de Timóteo com os colonos. Helena convence Batoré a se juntar aos cangaceiros contra Timóteo e os dois se beijam. Patácio não deixa que Ternurinha conte a Fausto que ele é o pai de Nidinho. Penélope sugere mandar a filmagem dos testes para que os produtores na capital decidam entre Lilica e Téinha. Herculano recusa a ajuda de Batoré. Timóteo coloca uma falsa coroa na cabeça e, demonstrando loucura, condena Jesuíno à morte. Batoré acata a decisão de Herculano. Jesuíno enfrenta Timóteo. Herculano e Benvinda se reaproximam. Cândida diz a Herculano que acredita que Benvinda ainda o ama. Baldini foge da fazenda de Timóteo. Nidinho pensa em dar orgulho para Patácio. Penélope descobre que Jesuíno é refém de Timóteo. Timóteo tem um pesadelo com Açucena e Jesuíno. Úrsula convence Timóteo a soltá-la. Baldini procura Augusto para ajudá-lo a resgatar Jesuíno. Augusto e Petrus ficam temerosos em confiar em Baldini. Timóteo afirma a Nicolau que ainda enforcará Jesuíno, e o mordomo lhe promete entregar uma poção que fará Açucena se apaixonar por ele. Dora e Fausto descobrem que são irmãos de Nidinho. Cícero pede para namorar Rosa. Timóteo anuncia para a cidade o enforcamento de Jesuíno.

Capítulo 124 de quinta, 01/09/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Herculano promete resgatar Jesuíno

Augusto garante que vai recuperar o tesouro. Florinda e Petrus avistam Timóteo, Zóio-Furado e Isaías saindo da selaria apressados. Baldini insiste que Timóteo divida o tesouro com seus cúmplices. Cândida se preocupa com Jesuíno. Belarmino encontra Jesuíno na estrada. Batoré diz a Helena que ajudará as filhas da mulher que ele atropelou na estrada. Felipe pensa em se casar com Dora, que fica surpresa. Zóio-Furado consegue prender Jesuíno e o leva até a fazenda. As mulheres de Brogodó fazem o teste para o papel no filme sobre a princesa Aurora. Belarmino avisa Herculano que Jesuíno foi capturado. Miguézim pede que Batoré vá atrás de Timóteo. Timóteo manda Zóio-Furando prender Jesuíno no quarto dos colonos e esconde o tesouro em seu quarto. Nicolau e Baldini invadem o quarto onde Timóteo escondeu o tesouro. Timóteo provoca Jesuíno. Bartira desconfia de Farid. As mulheres de Brogodó aguardam ansiosas os resultados dos testes para o filme. Neusa fica sabendo que Jesuíno tem direito ao trono de Seráfia. A disputa pelo papel de atriz para o filme fica empatada entre Téinha e Lilica. Timóteo flagra Úrsula, Baldini e Nicolau em seu quarto e manda prendê-los. Quiquiqui descobre que Jesuíno foi capturado. Patácio fala de Zóio-Furado e deixa Ternurinha nervosa. Zóio-Furado ameaça prender Lilica se ela pensar em pedir sua parte no tesouro. Timóteo comemora o sucesso de seu plano. Herculano chega à Vila da Cruz e promete à Benvinda que irá resgatar Jesuíno.

Capítulo 123 de quarta, 31/08/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Miguézim revela que o tesouro foi roubado

Augusto e Belarmino combinam a viagem de Jesuíno para Seráfia. Um capanga de Timóteo ameaça Severina e obriga Raimundo a contar onde está o tesouro. Batoré diz a Antônia que vai pedir a anulação de seu casamento. Dora afirma a Felipe que não o ama, e ele promete deixá-la em paz. Jesuíno agradece pela proteção de Herculano. Belarmino avisa Açucena sobre a viagem para Seráfia. Raimundo e Severina choram abraçados após a partida do capanga de Timóteo. Bartira proíbe Farid de se encontrar com Vicentina. Porém, ela arma um encontro com o barbeiro e o agarra. Patácio avisa às moças da cidade sobre o concurso para escolher uma nova atriz para o filme da capital. Farid pede perdão a Penélope e foge de Vicentina. Augusto é convidado a financiar o filme sobre a história de Açucena. O capanga avisa Timóteo onde está escondido o tesouro. Nicolau planeja roubar o tesouro de Timóteo com ajuda de Baldini e Úrsula. Açucena se despede dos pais e de Miguézim. Confusa, Dora pede que Felipe fique com ela. Raimundo avisa a Miguézim que foi obrigado a contar onde o tesouro de Seráfia estava escondido. Florinda se sente confusa em relação a Petrus. Neusa participa do teste de elenco para o filme. Batoré confessa a Nidinho que está gostando de Helena. Jesuíno se despede de Herculano e Cândida tem um mau pressentimento. Florinda pede para Petrus ficar. Miguézim avisa a Açucena e Augusto que o tesouro foi roubado.

Capítulo 122 de terça, 30/08/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Jesuíno aceita ser o novo rei de Seráfia

Timóteo ordena que Zóio-Furado prepare seus capangas para capturar Jesuíno no acampamento de Herculano. Dora fica confusa quanto a seus sentimentos por Felipe. Antônia e Inácio reafirmam o amor que sentem um pelo outro. Ternurinha discute com Patácio ao descobrir que ele a traiu no passado. Vicentina tenta se aproximar de Farid. Jesuíno suspeita que Timóteo saiba onde fica o acampamento. Herculano decide levantar acampamento. Cícero pensa em Rosa. Quiquiqui conta a Setembrino que se envolveu com Neusa. Nidinho se entristece por Patácio não aceitá-lo como filho e Batoré o conforta. Açucena tem um pesadelo com Timóteo e acorda assustada. Timóteo promete matar Jesuíno. Miguézim tenta acalmar Açucena. Dora flagra Patácio dormindo na sala. Timóteo se enfurece ao encontrar o acampamento dos cangaceiros desfeito. Úrsula pede que Timóteo a leve para sua fazenda. Herculano lamenta por ter deixado Úrsula para trás. Zenóbio vai embora e Florinda ordena que Petrus saia de sua casa. Dora e Felipe se beijam novamente. Jesuíno manda dizer a Augusto que aceita ser o rei de Seráfia.

Capítulo 121 de segunda, 29/08/2011
ÚLTIMAS SEMANAS

Antônia e Inácio decidem ficar juntos

Timóteo afirma que quer Jesuíno morto. Augusto se decepciona quando Jesuíno se recusa a ser rei de Seráfia. Herculano se desespera com a condição de Úrsula. Felipe assume para Dora que se enganou com Açucena. Felipe e Dora veem um cartaz oferecendo uma recompensa por Jesuíno. Jesuíno tenta decidir se aceita se tornar o rei de Seráfia. Miguézim afirma que Açucena e Jesuíno não podem ir embora do sertão. Belarmino chama Sérgio para socorrer Úrsula. Herculano confessa para Cícero que ama Úrsula. Cícero decide procurar Rosa. Tomás consegue patrocínio para fazer um filme em Brogodó. Vicentina se interessa por Farid. Dora e Felipe mostram a Jesuíno o cartaz oferecendo uma recompensa por ele. Neusa se interessa por Quiquiqui e o beija. Setembrino fala sobre sua história e Téinha fica encantada. Cícero e Rosa se beijam. Zenóbio diz a Petrus que vai viajar para que Florinda decida o que sente pelo duque. Jesuíno é recebido com alegria no acampamento. Um dos homens de Timóteo segue Jesuíno até o acampamento de Herculano. Antônia e Inácio sofrem um acidente com a carroça. Vicentina vai à casa de Bartira para falar com Farid. Ternurinha ouve Patácio contar para Nidinho que é seu pai. Antônia e Inácio passam a noite em um casebre e se beijam. Felipe decide mostrar a Dora que pode conquistá-la. Timóteo planeja invadir o acampamento dos cangaceiros para capturar Jesuíno.

Capítulo 120 de sábado, 27/08/2011

Timóteo oferece uma recompensa por Jesuíno

Timóteo planeja recapturar Açucena. Herculano procura Úrsula. Augusto aceita que Açucena e Jesuíno se casem. Zenóbio decide viajar para a Amazônia e Florinda fica angustiada. Antônia fica sabendo que Timóteo está em Vila da Cruz e avisa Açucena e Jesuíno. Bartira conta para Sérgio que reatou com Farid. Penélope diz a Bel que ele pode virar um artista de cinema. A chegada dos atores Vicentina Celeste e Silvério Duarte faz sucesso em Brogodó. Patácio decide dar as boas vindas aos artistas. Timóteo fica de tocaia em Vila da Cruz. Antônia e Inácio avisam a Miguézim sobre o plano de Jesuíno contra Timóteo. Tomás diz que escolherá uma moça da cidade para contracenar com Silvério em seu novo filme. Dora e Felipe se beijam novamente. Úrsula é picada por uma cobra. Timóteo invade a casa de Euzébio e descobre que foi enganado por Jesuíno. Felipe se recusa a ir até Vila da Cruz. Herculano encontra a duquesa e a leva para seu acampamento. Jesuíno se surpreende quando Augusto avisa que ele será o rei de Seráfia. Timóteo decide oferecer uma recompensa para quem capturar Jesuíno.

Capítulo 119 de sexta, 26/08/2011

Timóteo observa o retorno de Açucena

Um capanga de Timóteo encontra o tesouro de Seráfia. Úrsula se sente insegura no acampamento. Batoré garante a Nidinho que seu pai irá lhe procurar. Helena insinua que Felipe deveria se casar com Dora. Dora pensa em Felipe. Bartira e Farid reatam. Raimundo e Tibungo escondem o tesouro em Vila da Cruz. Patácio teme que todos saibam que ele é o pai de Nidinho. Zóio-Furado procura Ternurinha. Téinha descobre que Quiquiqui mentiu sobre os versos de cordel e termina o namoro. Timóteo fica sabendo do paradeiro de Açucena. Quiquiqui e Neusa se encontram na igreja. Belarmino pede permissão a Herculano para procurar Penélope. Os atores da Capital chegam com Penélope de carro e são abordados pelos cangaceiros. Zenóbio libera Florinda para ficar com Petrus. Cícero sente ciúmes de Rosa. Úrsula foge do acampamento e deixa um bilhete para Herculano. Herculano ordena que o bando encontre Úrsula. Efigênia conta para Augusto que Jesuíno é descendente de Serafim D’Ávila. Felipe e Dora se beijam. Timóteo vê Açucena e Jesuíno chegarem à Vila da Cruz.

Capítulo 118 de quinta, 25/08/2011

Florinda pede que Petrus a esqueça

Petrus descobre que Miguézim está escondendo o tesouro de Seráfia. Inácio diz a Antônia que gostaria de ser como Miguézim. Cícero diz a Belarmino que Penélope o ama. Penélope decide voltar a Brogodó. Farid promete a Bartira que não viajará mais. Isaías chega a Vila da Cruz, e Miguézim permite que ele fique. Batoré conta a Nidinho que não é seu pai. Petrus confirma com Efigênia a ascendência de Jesuíno. Carlota comenta que existe uma atração entre Dora e Felipe. Felipe se confunde e chama Açucena de Dora. Açucena diz a Jesuíno que nada irá separá-los novamente. Zenóbio volta para casa. Petrus procura Florinda. Batoré exige que Patácio assuma a paternidade de Nidinho. Úrsula descobre que Augusto está retornando a Brogodó. Timóteo descobre que Açucena está voltando para Brogodó. Timóteo comenta com Nicolau e Baldini que tomará o poder novamente para acabar com Jesuíno. Úrsula se preocupa com o retorno de Augusto. Florinda diz a Petrus que ele precisa esquecer o que aconteceu entre eles. Batoré estipula um prazo para que Patácio conte a Nidinho que é seu pai. Helena fica orgulhosa das atitudes de Batoré. Miguézim decide mudar o tesouro de lugar. 

Capítulo 117 de quarta, 24/08/2011

Batoré descobre que não é pai de Nidinho

Augusto decide retornar ao Brasil. Helena se surpreende ao ficar sabendo que o casamento de Felipe não aconteceu. Dora e Tibungo denunciam Timóteo. Úrsula ganha um terço para pagar por seus pecados. Augusto estranha a reação de Felipe com a fuga de Açucena. Belarmino recebe uma mensagem de Penélope. Penélope conhece Vicentina Celeste e Silvério Duarte, dois atores da capital. Setembrino e Quiquiqui contam para Cícero que Rosa é apaixonada por ele. Dora avisa a Herculano que Timóteo está mantendo Miguézim preso. Timóteo quer arrancar de Miguézim informações sobre o tesouro de Seráfia. Herculano chega com seus homens à fazenda de Timóteo para resgatar Miguézim. Neusa pensa em Quiquiqui. Os cangaceiros resgatam Miguézim. Petrus avisa a todos no palácio que Zenóbio recebeu alta no hospital. Patácio e Ternurinha se preocupam com Dora. Batoré se entristece quando padre Joaquim lhe revela que Nidinho não é seu filho. Os jagunços de Timóteo encurralam os cangaceiros na fazenda, mas eles conseguem escapar. Batoré pede que padre Joaquim não conte a verdade para Nidinho. Cândida aconselha Cícero a esquecer Antônia e ficar com Rosa. Herculano chega com Miguézim ao acampamento. Herculano repreende Úrsula. Timóteo coloca um espião em Vila da Cruz.

Capítulo 116 de terça, 23/08/2011

Açucena desiste de casar e foge com Jesuíno

Os moradores de Vila da Cruz desistem de lutar contra Timóteo. Petrus procura Herculano. Zenóbio é transferido para ser tratado na capital. Chega o dia do casamento de Açucena. Jesuíno invade o casteo de Seráfia. Maria Cesária tenta acalmar Felipe, que está ansioso com o casamento. Inácio beija Antônia. Miguézim não conta onde está o tesouro e Timóteo fica irritado. Jesuíno chega a tempo de interromper o casamento. Açucena hesita em ir embora com Jesuíno. Timóteo avisa a Nicolau, Baldini e Zóio-Furado que mandou seus homens obrigarem Miguézim a dizer o paradeiro do tesouro. Um dos jagunços teme em cumprir as ordens do coronel contra o profeta e vai à Vila da Cruz denunciar a situação. Açucena desiste de se casar, vai atrás de Jesuíno e os dois se beijam dentro da igreja. Dora se junta aos sertanejos para salvar Miguézim. Padre Joaquim revela para Setembrino e Quiquiqui que Patácio é o verdadeiro pai de Nidinho. Miguézim afirma para o jagunço de Timóteo que a flor irá voltar. Augusto decide voltar para o Brasil para buscar Açucena.

Capítulo 115 de segunda, 22/08/2011

A união faz a força

Lilica revela a Timóteo que Jesuíno foi à Seráfia atrás de Açucena. Dora revela a Patácio e Ternurinha que pretende voltar ao Rio de Janeiro. Açucena admite para Maria Cesária que ainda ama Jesuíno. Felipe pensa em Dora. Zóio-Furado diz a Timóteo que quer uma parte do tesouro de Seráfia. Miguézim reza por Açucena e Jesuíno quando é capturado pelos jagunços de Timóteo. Batoré promete a Nidinho que irá assumir sua paternidade. Padre Joaquim reza pela saúde de Zenóbio. Timóteo pressiona Miguézim a revelar onde o tesouro está escondido. Açucena sonha com Jesuíno. Felipe acorda sobressaltado depois de sonhar com Dora. Miguézim é preso em um casebre. Padre Joaquim avisa a Batoré que precisa conversar com ele. Florinda se incomoda com o cortejo de Petrus. Maria Cesária aconselha Açucena. Augusto conta a Felipe que Zenóbio levou um tiro. Dora pensa em Jesuíno e Felipe. Patácio e Ternurinha temem que Timóteo os escravizem novamente. Petrus pede para Dora levá-lo ao acampamento dos cangaceiros. Úrsula acredita que Herculano nunca a entregará para as autoridades de Seráfia e tenta convencê-lo a fugir com ela. Antônia e Benvinda se preocupam com o sumiço de Miguézim. Antônia procura Batoré. Os moradores de Vila da Cruz vão, todos juntos, à fazenda de Timóteo procurar por Miguézim.

Capítulo 114 de sábado, 20/08/2011

Timóteo fica sabendo da viagem de Jesuíno

Jesuíno arruma suas malas para ir para Seráfia. Batoré se prepara para transferir Nicolau, Baldini e Timóteo. Herculano deixa Úrsula no local combinado com Batoré. Zóio-Furado e seus homens espreitam o comboio com os prisioneiros à espera de uma oportunidade para atacar. Jesuíno se despede de Padre Joaquim antes de ir para Seráfia. Batoré se irrita com Timóteo. Padre Joaquim não acredita que Jesuíno seja descendente do fundador de Seráfia. Herculano desiste de entregar Úrsula. Jesuíno se despede dos amigos. Zóio-Furado liberta Timóteo, Baldini e Nicolau. Cândida não gosta de ver Úrsula de volta ao acampamento. Timóteo dispara contra Batoré, mas acaba atingindo Zenóbio. Petrus leva o marquês para Vila da Cruz atrás de cuidados. Sérgio informa que Zenóbio precisa ser transferido para um hospital. Euzébio e Virtuosa são informados da fuga de Timóteo. Florinda se desespera ao ver o estado de Zenóbio. Batoré fala para Nidinho que é seu pai. Dora se despede de Herculano e Cândida. Lilica avisa a Timóteo que Jesuíno foi buscar Açucena.

Capítulo 113 de sexta, 19/08/2011

Jesuíno decide ir para Seráfia

Jesuíno se recusa a acreditar que seja descendente de Serafim D'Ávila, fundador de Seráfia. Úrsula tenta convencer Herculano a não entregá-la para a polícia. Baldini conta para Cecília que sua verdadeira mãe é a duquesa Úrsula. Batoré recebe um recado de Herculano. Timóteo lê o bilhete de Zóio-Furado. Efigênia e Miguézim explicam a Jesuíno toda a história de sua ascendência e que ele tem o direito ao trono de Seráfia. Efigênia diz a Jesuíno que Açucena o ama. Augusto conta a história de Serafim D'Ávila para a família real. Dora ouve Jesuíno falando de Açucena, e ele lhe pede perdão. Açucena se entristece ao experimentar seu vestido de noiva. Bartira se comove com Farid. Dora termina seu noivado com Jesuíno. Nicolau agride Baldini e chantageia Timóteo. Maria Cesária faz um bolo e as cozinheiras do palácio acham graça. Jesuíno decide ir para Seráfia buscar Açucena. Açucena e Felipe fazem o primeiro ensaio para o casamento.

Capítulo 112 de quinta, 18/08/2011

Jesuíno descobre que é um nobre

Jesuíno desconfia de Úrsula. Baltazar estranha as receitas de Maria Cesária. Bel sofre com a partida de Penélope. Felipe e Açucena namoram nos jardins do palácio real de Seráfia. Farid implora pelo perdão de Penélope. Filó e Quiquiqui tentam acalmar Neusa. Bartira passa mal e Salim procura o doutor Sérgio. Patácio conta a Ternurinha a história do tesouro desaparecido de Seráfia. Zóio-Furado avisa que ajuda Timóteo a fugir da cadeia em troca do paradeiro do tesouro. Ternurinha apoia a ideia de Zóio-Furado. Carlota reclama que suas roupas não lhe servem mais. Ternurinha usa Fausto para mandar um recado para Timóteo na cadeia. Miguézim fala com Efigênia e se surpreende ao ver o retrato do fundador de Seráfia, constatando que ele é um dos antecedentes de Benvinda. Baldini conta para Cecília que é seu pai. Dora e Felipe sentem saudades um do outro. Belarmino e Jesuíno sofrem por amor. Herculano avisa Úrsula que vai entregá-la para a polícia. Miguézim e Efigênia mostram o pergaminho que comprova que Jesuíno é descendente direto do fundador de Seráfia e o profeta o avisa para buscar Açucena.

Capítulo 111 de quarta, 17/08/2011

Herculano avisa que Miguézim corre perigo

Herculano pergunta a Jesuíno se ele quer mesmo se casar com Dora. Herculano ordena que seus homens encontrem Zóio-Furado. Ternurinha cuida de Zóio-Furado. Açucena se prepara para conhecer seus súditos e se incomoda com a quantidade de criadas lhe servindo. Augusto anuncia para o povo de Seráfia seu casamento com Maria Cesária e o de Felipe com Açucena. Miguézim pede para ver fotos dos antigos parentes de Herculano e Cândida. Jesuíno se anima ao ouvir que Euzébio e Virtuosa receberam uma carta de Açucena e Dora sente ciúmes. Jesuíno tenta disfarçar seu incômodo ao ver uma foto de Felipe e Açucena juntos. Petrus e Zenóbio informam Baldini e Nicolau que eles serão extraditados para Seráfia. Timóteo conta para Batoré e Patácio sobre o tesouro de Seráfia e pede sua liberdade para dizer quem o está guardando. Úrsula propõe que Herculano fuja com ela. Miguézim procura Benvinda e lhe pede para ver fotos de seus antecedentes. Miguézim vê uma antiga foto de um parente de Benvinda e percebe a semelhança com o retrato que ele encontrou no baú do tesouro da corte, mas ela não sabe informar quem é o homem do retrato. Úrsula fala para Herculano que Timóteo também sabe onde está o tesouro de Seráfia. Patácio e Batoré acreditam que Timóteo esteja blefando sobre o tesouro. Augusto envia um major do exército de Seráfia para o Brasil. Herculano diz a Jesuíno que Miguézim corre perigo por causa do tesouro.

Capítulo 110 de terça, 16/08/2011

Açucena sente falta de Jesuíno

Patácio e Fausto lamentam a escolha de Dora pelo cangaço. O povo de Brogodó fica encantado ao ver um dirigível sobrevoando a cidade. Miguézim afirma que Açucena não poderia ter partido para Seráfia. Nicolau, Baldini e Timóteo veem o dirigível da cadeia. Úrsula desmaia e Herculano se preocupa. Batoré conta para Helena que vai adotar Nidinho se ele for mesmo seu filho. Ternurinha liberta Zóio-Furado. Cícero avisa Herculano que Zóio-Furado escapou. Jesuíno promete se casar com Dora. Miguézim descobre que Jesuíno é o rei que ele procurava. Augusto, Maria Cesária, Felipe e Açucena chegam a Seráfia. Felipe diz a Açucena que ela representa a paz que o povo de Seráfia precisa. Maria Cesária se assusta com o tamanho de seu novo quarto. Açucena confessa a Maria Cesária que sente falta de Jesuíno. Jesuíno pede permissão a Herculano para fazer uma festa de noivado para ele e Dora. Miguézim tem um sonho com Jesuíno e pega um antigo pergaminho no baú do tesouro de Seráfia.

Capítulo 109 de segunda, 15/08/2011

A busca de Nidinho

Baldini imobiliza Timóteo e salva Augusto. Petrus comenta que não quer mais voltar para Seráfia. O gerador de Brogodó explode durante a sua inauguração. Batoré convida Helena para um chá e conta que está separado de Antônia. Açucena, Felipe, Augusto e Maria Cesária se preparam para partir para Seráfia. Açucena se despede de Euzébio e Virtuosa. Helena decide ficar em Brogodó. Jesuíno chega para se despedir de Açucena. Jesuíno e Açucena sofrem com a despedida e Felipe e Dora tentam disfarçar sua emoção. Ternurinha resolve seguir Dora e Jesuíno para ajudar Zóio-Furado. Nicolau planeja fugir da masmorra. Zóio-Furado sofre na prisão dos cangaceiros. Zenóbio pede para conversar com Petrus e Florinda fica tensa. As crianças decidem conversar com Batoré sobre o caso de Nidinho. Zenóbio confronta Petrus. Herculano tenta se negar que está apaixonado por Úrsula. Cândida manda Úrsula cortar lenha. Dora tenta consolar Jesuíno, mas ele sofre por causa de Açucena e a rejeita. Dora confronta Herculano. Bel convence Penélope a ficar mais tempo em Brogodó. Nidinho pergunta a Batoré se ele é seu pai.

Capítulo 108 de sábado, 13/08/2011

Timóteo toma Augusto como refém

Patácio tenta discursar depois do anúncio do rei. Patácio conta para a família que Dora se uniu aos cangaceiros. Açucena fica enciumada com o fato de Dora ter entrado para o cangaço por causa de Jesuíno. Dora garante a Jesuíno que ficará ao lado dele. Herculano manda Úrsula costurar sua roupa. Penélope termina sua matéria sobre Brogodó. Belarmino visita Penélope e a pede em casamento. Augusto vai à casa de Maria Cesária para pedir sua mão em casamento a Amália e Damião. Jesuíno visita Benvinda. Açucena fica arrasada ao saber que Euzébio e Virtuosa não vão com ela para Seráfia. Zenóbio vê Florinda indo se encontrar com Petrus. Florinda e Petrus passam a noite juntos. Ternurinha interroga Patácio sobre a visita de padre Joaquim. Nidinho se intristece ao saber que Cecília irá voltar para Seráfia. Açucena encontra Jesuíno na igreja de Vila da Cruz e fica angustiada. Açucena diz a Jesuíno que irá para Seráfia. Jesuíno sofre por Açucena. Florinda se sente culpada por ter ficado com Petrus. Na cadeia, Timóteo ameaça Augusto com uma faca e exige ser libertado.

Capítulo 107 de sexta, 12/08/2011

O discurso do rei

Jesuíno manda Timóteo e Baldini para a cadeia. Miguézim diz a Inácio que Augusto não é o verdadeiro rei. Benvinda e Antônia se emocionam ao saber da prisão de Timóteo. Helena e Maria Cesária prendem Nicolau no quarto. Batoré promete não acatar mais as ordens de Timóteo. Setembrino declama um versinho e Téinha fica encantada. Cícero diz a Rosa que ainda ama Antônia. Eufóricos, todos se reencontram no palácio da prefeitura. Augusto afirma a Maria Cesária que falará com seus pais sobre levá-la para Seráfia. Farid tenta voltar para a casa de Bartira, mas é expulso. Benvinda e Antônia comemoram a prisão de Timóteo. Cícero pede mais uma chance a Antônia. Rosa se insinua para Cícero. Maria Cesária avisa Amália e Damião que Augusto quer conversar com eles. Efigênia sugere que Açucena tente se apaixonar por Felipe. Jesuíno sofre ao pensar em Açucena. Aliviado, Augusto comemora a prisão de Nicolau. Batoré invade o quarto e leva Nicolau para a delegacia. Miguézim fica perturbado ao saber que Açucena está decidida a assumir o trono. Zenóbio fica incomodado ao flagrar Florinda e Petrus conversando. Açucena ouve Dora dizer que se mudará para o cangaço. Dora surpreende Jesuíno ao assumir que quer casar com ele no cangaço. Da prisão, Timóteo descobre que Augusto pretende fazer um discurso na praça de Brogodó. Augusto anuncia ao povo de Brogodó seu casamento com Maria Cesária e a partida com Açucena e Felipe para Seráfia. 

Capítulo 106 de quinta, 11/08/2011

Timóteo e Baldini são presos

Herculano deixa Úrsula amarrada e amordaçada na mata. Nidinho acredita que Zenóbio seja seu pai. Maria Cesária prepara um banquete para receber Augusto no palácio da prefeitura. Padre Joaquim revela a Patácio que ele é o pai de Nidinho e o prefeito se apavora ao lembrar de seu antigo caso com Josefa. Tibungo vê Lilica fugindo e a segue. Cândida descobre que Açucena fugiu do acampamento dos cangaceiros. Jesuíno se apavora ao ver Açucena na congada e pede que ela vá embora. Padre Joaquim dá um prazo para Patácio contar a verdade para Nidinho, Fausto, Dora e Ternurinha. Nidinho pergunta se Zenóbio é seu pai. Tibungo segue Lilica. Lilica chega à fazenda. Nidinho visita Batoré na cadeia. Tibungo consegue impedir Lilica de falar com Timóteo. Quiquiqui canta para distrair o vilão e os outros seguem com o plano. Os cangaceiros invadem a fazenda e encerram o reinado de Timóteo. Os prisioneiros são libertados e Timóteo e Baldini são presos. Herculano avisa a Augusto que vai levar Úrsula para o acampamento. Jesuíno se entristece ao ver Açucena e Felipe juntos. Augusto reúne a família para comemorar a retomada do trono real. Herculano avisa Úrsula que ela agora é sua prisioneira. Timóteo e Baldini chegam a Brogodó amarrados e são levados para a delegacia, sob vaias do povo.

Capítulo 105 de quarta, 10/08/2011

Herculano prende Úrsula na mata

Benvinda prende Lilica em sua casa. Timóteo manda Quiquiqui e Setembrino esculpirem uma estátua sua e escreverem um cordel sobre seus feitos. Timóteo fecha a escola pública de Brogodó. Garnizé dá notícias de Augusto para Açucena. Timóteo decide castigar dois de seus capangas pela fuga de Tibungo. Úrsula diz a Baldini que Cecília é sua filha e ele se emociona. Baldini pede perdão a Cecília. Zenóbio garante que não é o pai de Nidinho e resolve se afastar de Florinda. Timóteo diz que mandou fazer a estátua para agradar Açucena. Batoré pede a Filó para mandar um recado para Antônia. Filó conta para Antônia que Batoré enfrentou Timóteo e Inácio fica com ciúmes. Augusto e Petrus cuidam dos dois capangas de Timóteo feridos. Carne-Seca descobre que Timóteo já sabe de sua fuga. Começa a congada e todos entram na festa disfarçados. Úrsula reconhece Herculano. Herculano percebe que foi reconhecido por Úrsula. Efigênia torce para Augusto retomar o trono logo. Augusto e Petrus aguardam o momento da ação contra Timóteo. Açucena foge do acampamento dos cangaceiros para se juntar ao bando na congada. Úrsula procura por Herculano na congada. Lilica consegue escapar da casa de Benvinda. Herculano prende Úrsula na mata. 

Capítulo 104 de terça, 09/08/2011

Lilica descobre os planos de Jesuíno

Miguézim expulsa Timóteo da igreja. Os capangas de Timóteo param na estrada para rezar. Miguézim avisa que Inácio e Antônia podem sair do esconderijo na igreja. Timóteo encontra Raimundo na mata. Raimundo engana Timóteo e esconde as roupas da congada no mato. Amália resolve ir atrás de seus filhos. Úrsula espiona Timóteo. Carne-Seca ajuda Amália a fugir com Tibungo. Antônia beija Inácio. Miguézim faz planos para o dia da ação contra Timóteo. Açucena fica encantada vendo Jesuíno vestido para a congada. Herculano passa o comando da batalha para o filho. Jesuíno explica o plano para invadir a fazenda de Timóteo, que agora resolveu fechar a escola pública de Brogodó. Carne-Seca pede perdão a Miguézim. Petrus confessa a Augusto seu amor por Florinda. Zig e Dulcina contam para a mãe o que descobriram sobre o pai de Nidinho. Nidinho pergunta por seu pai a Padre Joaquim. Timóteo flagra Neusa se insinuando para seus capangas diante de Farid e manda prendê-la por adultério. Timóteo exonera Batoré e manda prendê-lo com Neusa. Na cadeia, Batoré finalmente reconhece que Timóteo enlouqueceu. Ternurinha incentiva Zóio-Furado a tomar o poder de Timóteo. Belarmino conta para todos que Jesuíno está no comando do bando dos cangaceiros. Os capangas de Timóteo descobrem que Tibungo fugiu. Garnizé repassa as orientações de Jesuíno para o povo de Vila da Cruz. Lilica ouve Benvinda comentar sobre os planos da ação contra Timóteo.

Capítulo 103 de segunda, 08/08/2011

Timóteo invade a igreja de Vila da Cruz

Amália se entristece com o desaparecimento de seus filhos. Farid se irrita com doutor Sergio. Lilica ouve Severina e Raimundo conversando sobre o tesouro que Miguézim escondeu. Setembrino se irrita ao ver Quiquiqui jogando seu charme para Téinha. Lilica espiona Antônia. Maria Cesária revela a todos o que Augusto e Petrus estão sofrendo. Jesuíno beija Dora. Açucena e Felipe chegam ao acampamento. Lilica conta para Timóteo sobre o tesouro de Seráfia e Úrsula ouve a conversa. Timóteo paga Lilica pela informação do tesouro. Úrsula confabula com Baldini e Nicolau uma forma de pegar o tesouro de Seráfia antes de Timóteo. Zenóbio fica com ciúmes de Florinda. Felipe diz a Dora que se apaixonaria por ela se não tivesse um compromisso com a princesa. Jesuíno e Açucena discutem. Herculano aconselha Jesuíno a se entender com Açucena. Neusa se insinua para Timóteo, que manda Batoré prendê-la. Timóteo decide ir à Vila da Cruz e Baldini insiste em ir com ele. Bartira anuncia ao povo de Vila da Cruz que eles estão sendo invadidos por Timóteo. Timóteo invade a casa de Benvinda. Miguézim promete a Antônia que irá protegê-la de Timóteo. Timóteo e seus capangas invadem a casa de Bartira. Timóteo invade a casa de Amália e a provoca falando da situação de seus filhos. Timóteo encontra o alçapão na igreja, mas Miguézim o impede de abri-lo.

Capítulo 102 de sábado, 06/08/2011

Felipe sugere que Açucena se esconda com o bando

Inácio sugere que Antônia vá trabalhar em Vila da Cruz. Lilica diz a Tibungo que foi expulsa da fazenda e pede sua ajuda. Amália desconfia de Lilica e alerta Açucena. Batoré e Zóio-Furado prendem Penélope. Cícero avisa Herculano sobre a prisão de Penélope. Nidinho pega a carroça do tio para ir a Formosura com Zig, Dulcina, Juca e Cecília. Florinda discute com Zenóbio por causa de Petrus. Timóteo, Baldini e os jagunços invadem a casa de Damião para prender Maria Cesária e Tibungo. Zenóbio e Setembrino decidem ir a Formosura atrás das crianças. Nidinho descobre que seu pai pode ser um homem importante em Brogodó. Bel pede para Dora lhe explicar como advogar. Penélope insiste em dizer a Batoré que não sabe onde fica o acampamento dos cangaceiros. Maria Cesária conta para Carlota e Fausto que Timóteo pretende castigar Augusto e Petrus. Augusto, Petrus e Tibungo são presos a um tronco e chicoteados. Timóteo decide manter Tibungo no tronco. Efigênia se desespera ao ver Augusto e Petrus feridos. Timóteo obriga Maria Cesária a cozinhar para ele no palácio. Fausto leva notícias de Augusto para Maria Cesária. Dora conta para Herculano que ajudou Bel a salvar Penélope. Belarmino se disfarça de advogado, vai à delegacia e consegue libertar Penélope. Penélope e Belarmino trocam declarações de amor. Lilica pergunta sobre o paradeiro de Açucena, mas Salim mente e não conta nada. Antônia vai à escola assistir uma das aulas de Inácio para as pessoas carentes. Nidinho esconde de Setembrino o que descobriu sobre seu pai. Mesmo feridos, Augusto e Petrus são obrigados a trabalhar em serviços pesados. Timóteo decide construir um busto em sua homenagem. Felipe diz a Açucena que o único lugar onde ela estará segura é no acampamento dos cangaceiros.

Capítulo 101 de sexta, 05/08/2011

Lilica se torna espiã de Timóteo

Petrus fica desanimado com a ausência de Florinda. Florinda confessa a Zenóbio que está confusa em relação a Petrus. Felipe e Açucena se beijam. Nicolau vê Maria Cesária e Tibungo saindo da casa onde estão Augusto e Petrus e se irrita. Jesuíno e Dora entram na casa de Miguézim à procura de uma arca e são surpreendidos pelo profeta. Miguézim despista Jesuíno e Dora. Assim que os dois deixam sua casa, o profeta enterra o tesouro de Seráfia. Nicolau provoca Augusto e Petrus. Jesuíno pergunta para Benvinda sobre o tesouro de Seráfia. Açucena convida Felipe para conhecer a horta de Vila da Cruz. Jesuíno se entristece ao ver Felipe e Açucena juntos na horta. Timóteo manda Batoré prender Penélope para atrair Bel. Nicolau conta a Timóteo que viu Maria Cesária na fazenda. Úrsula faz chantagem e ameaça Zóio-Furado. Açucena afirma a Felipe que vai esquecer Jesuíno. Dora diz a Jesuíno que eles ficarão juntos. Zóio-Furado vai à casa de Batoré levar um recado de Timóteo. Timóteo busca por rastros de Maria Cesária na fazenda. Antônia convida Inácio para lanchar na casa de Benvinda. Timóteo pressiona Lilica. Timóteo fica indignado ao saber que Tibungo também esteve na fazenda. Damião bota Amália contra a parede. Farid implora para Bartira aceitá-lo de volta, mas ela não aceita. Timóteo deixa Petrus passando sede. Timóteo manda Lilica ser sua espiã em Vila da Cruz.

Capítulo 100 de quinta, 04/08/2011

Jesuíno acredita que Miguézim esteja com o tesouro

Miguézim entrega a Herculano uma doação e deixa Jesuíno desconfiado. Açucena pede a Felipe para voltar para a casa de seus pais. Antônia revela a Inácio que saiu da casa de Batoré. Batoré decide libertar Quiquiqui e Setembrino. Jesuíno tenta descobrir como o profeta conseguiu o dinheiro para os disfarces. Antônia desabafa com Benvinda. Batoré chantageia Quiquiqui e Setembrino e vai até Vila da Cruz atrás de Antônia. Antônia e Benvinda ficam sabendo que Batoré está em Vila da Cruz. Batoré encontra Antônia e implora que ela volte para casa, mas ela o rejeita. Bartira não resiste ao beijo de Farid. Jesuíno descobre que o tesouro de Augusto foi roubado. Padre Joaquim desconfia do silêncio das crianças. Batoré fica arrasado por não ter Antônia ao seu lado. Inácio confessa a Miguézim que está impressionado com a coragem de Antônia. Florinda pensa no beijo que deu em Petrus. Jesuíno comenta com Dora que acredita que o tesouro de Seráfia está com Miguézim.

Capítulo 99 de quarta, 03/08/2011

Miguézim lança profecia sobre Jesuíno

Timóteo decide reunir seus homens para invadir o cinema. Jesuíno explica a todos no cinema seu plano para libertar Augusto e Petrus. Nidinho encontra a antiga casa de sua mãe. Filó corre para avisar os sertanejos que Timóteo pretende invadir o cinema. Timóteo diz a Batoré que irá decretar pena de morte a quem conspirar contra ele. Filó consegue avisar a Penélope que Timóteo pretende invadir o cinema. Timóteo reúne seus homens e se encaminha ao cinema, mas se surpreende ao encontrar todos assistindo a um filme. Jesuíno avisa que precisam de dinheiro para executar o plano. Tibungo avisa Augusto e Petrus sobre os planos de Jesuíno. Antônia tenta convencer Batoré a soltar Quiquiqui e Setembrino, mas é impedida por Timóteo. Herculano comenta com Cândida que está orgulhoso de Jesuíno. Antônia diz a Batoré que se envergonha de ter casado com ele. Dora tenta beijar Jesuíno, mas ele recua. Açucena se aborrece por não poder lutar ao lado de Jesuíno. Miguézim entrega uma caixa com dinheiro para a compra dos disfarces e todos ficam surpresos. Nidinho ouve os relatos de um vizinho sobre sua mãe. Farid pede perdão a Bartira. Antônia decide sair de casa e vai para Vila da Cruz. Neusa avisa a Batoré que Antônia foi embora. Antônia chega em Vila da Cruz e encontra Inácio cuidando de um cachorro de rua. Felipe esnoba Açucena. O profeta vê Jesuíno com uma coroa de papel e afirma que ele é o rei que salvará o sertão.

Capítulo 98 de terça, 02/08/2011

Batoré é impedido de entrar no cinema

Herculano aconselha Jesuíno a ficar com Dora. Dora comenta com Cândida que seria capaz de tudo por Jesuíno. Herculano pensa nos momentos que viveu com Úrsula. Úrsula sente saudades do capitão. Maria Cesária conforta Augusto. Lilica e Tibungo se beijam. Belarmino e Jesuíno ficam chocados ao lerem os novos decretos de Timóteo. Zenóbio pergunta a Florinda como foi seu encontro com Petrus. Rosa dá a ideia de reunir todos os que são contra Timóteo no cinema. Nidinho acredita que descobriu o endereço de sua mãe. Helena percebe a intimidade entre Zóio-Furado e Ternurinha. Timóteo faz comentários insanos sobre os novos decretos reais. Timóteo avisa a Téinha que todas as crianças devem pagar a ele uma mensalidade para estudar. Jesuíno combina com Ademar de reunir o povo de Brogodó e Vila da Cruz no cinema. Farid tenta entrar no quarto de Penélope, mas Bel o expulsa. Batoré convida Antônia para ver uma fita. Jesuíno e Belarmino contam para Herculano que Ademar liberou o cinema. Timóteo leva Zóio-Furado para recolher o dinheiro dos comerciantes. Açucena reza com Virtuosa. Batoré desconfia por não conseguir entrar no cinema e conta a Timóteo que algo está acontecendo lá dentro.

Capítulo 97 de segunda, 01/08/2011