Amor à Vida - Trama

César (Antonio Fagundes) e Pilar (Susana Vieira)

César (Antonio Fagundes) e Pilar (Susana Vieira) parecem um casal em harmonia. Ela, dermatologista que largou a profissão para cuidar da família, é apaixonada pelo médico, e não consegue imaginar sua vida sem ele. Por amor, sempre relevou os casos extraconjugais do marido, diretor-presidente do hospital San Magno, um dos núcleos principais da história. Um desses casos vira determinante para uma série de reviravoltas na trama.

Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira)

Paloma (Paolla Oliveira), a filha preferida de César, é uma jovem intensa, que não consegue entender por que sua relação com a mãe é tão carregada de tensões e conflitos. Félix (Mateus Solano), por sua vez, é o “queridinho” de Pilar. Desprovido de caráter e ambicioso ao extremo, sonha um dia assumir a direção do hospital, e vê a irmã como um obstáculo. No fundo, esconde uma grande mágoa por não ser amado pelo pai com a mesma intensidade com que César ama Paloma, por isso tem raiva dela. Paloma, no entanto, ama o irmão, em quem confia plenamente.

Paloma (Paolla Oliveira) e Ninho (Juliano Cazarré)

A história começa dez anos antes, quando os Khoury viajam ao Peru para comemorar o ingresso de Paloma no curso de Medicina. Félix aproveita as brigas da irmã com a mãe para tentar jogá-la contra os pais. Embora não tenha provas, ele acredita que Paloma é adotada, e convence a irmã disso. Desnorteada, Paloma rompe com os pais e decide reescrever sua trajetória ao lado de Ninho (Juliano Cazarré), rapaz que conhece na viagem, e por quem se apaixona. Ela abre mão do futuro previsível, da carreira médica e das posses da família para experimentar uma vida livre, sem metas traçadas. Ninho a convence a seguir seus passos, ou seja, andar sem rumo, com um estilo de vida onde não há espaço para regras, disciplinas nem amarras familiares que considera conservadoras.

Enamorados e sem um tostão no bolso, Paloma e Ninho se aventuram e vão parar na Bolívia. A jovem, no entanto, engravida, e os dois decidem voltar ao Brasil. Sem recursos, Ninho aceita transportar droga colada ao próprio corpo, mas é preso no aeroporto. Paloma consegue embarcar para São Paulo, e procura Félix em busca de ajuda. Frio e calculista, ele consegue libertar Ninho e reaproximá-lo da irmã, sem que Pilar e César desconfiem da gravidez.

Paloma e Ninho, porém, embora se amem, não se entendem mais, já que têm prioridades e objetivos diferentes. Após uma discussão em um bar, Ninho deixa Paloma sozinha, e ela dá à luz uma menina, em condições precárias, no banheiro do estabelecimento. Márcia (Elizabeth Savalla), uma desconhecida, é quem faz o parto. Com receio da polícia, ela pede socorro e trata de deixar o local, deixando Paloma desmaiada e o bebê a seu lado. Paloma perde os sentidos durante o parto, e não chega a ver a filha viva. Félix encontra Paloma e o bebê no banheiro do bar, acha que a irmã está morta e, sorrateiramente, leva com ele a criança, que joga em uma caçamba de lixo.

Luana (Gabriela Duarte) e Bruno (Malvino Salvador)

Paralelamente ao drama de Paloma, transcorre a história de Bruno (Malvino Salvador), que vê sua vida se transformar em uma grande tragédia quando a mulher, Luana (Gabriela Duarte), e o filho que ela dá à luz morrem no parto, no centro cirúrgico do San Magno. Desesperado, ele sai à rua e, caminhando a esmo, ouve o choro da criança abandonada em meio aos sacos de lixo. Bruno vê na menina um presente divino e, sem hesitar, decide criá-la como seu pai, contando com a conivência da mãe, Ordália (Eliane Giardini), enfermeira do San Magno, e da obstetra Glauce (Leona Cavalli), que é secretamente apaixonada por ele. As duas atestam que Luana deu à luz uma menina.

Levada para o hospital da família, Paloma é informada de que foi encontrada sozinha, e que seu bebê desapareceu, ou pode ter morrido. Coincidentemente, ela acaba amamentando a filha ao conhecer a suposta filha de Bruno no berçário. Paloma logo se afeiçoa à menina.

Paulinha (Klara Castanho), Paloma (Paolla Oliveira) e Bruno (Malvino Salvador)

A história dá um salto de dez anos. Paloma nunca se recuperou da perda da filha e da paixão amarga que viveu com Ninho. Ela se torna pediatra, e passa a cuidar justamente de Paulinha (Klara Castanho), a filha de Bruno, que reaparece em sua vida. Com o reencontro, os dois se apaixonam. É a chance para que os três formem uma família.

César (Antonio Fagundes) e Aline (Vanessa Giácomo)

César e Pilar vivem um casamento de aparências: ela, mesmo sabendo dos casos extraconjugais do marido, sempre preferiu relevar em função do amor que sente pelo médico. Porém, a contratação de uma nova secretária, Aline (Vanessa Giácomo), a faz temer o fim de seu casamento. Fazendo-se de boa moça, ela se torna amiga de Pilar e Bernarda (Nathalia Timberg), e passa a frequentar a casa da família. Sedutora e ardilosa, a jovem vira amante de César e, antes que ele termine o relacionamento, engravida dele, levando-o a se separar de Pilar.

Homossexual, ferino, irônico e extremamente divertido, Félix é o grande destaque de Amor à Vida. Logo no primeiro capítulo da história, Félix diz a que veio, mostrando do que é capaz em nome da ambição: joga a filha recém-nascida de sua irmã, Paloma, em uma caçamba de lixo, sem resquícios de piedade, e ainda a apelida de “Ratinha” – isso após abandonar Paloma, desfalecida e à beira da morte, no chão de um bar.

Edith (Bárbara Paz) e Félix (Mateus Solano)

Félix é casado com Edith (Bárbara Paz), com quem tem um filho, Jonathan (Thalles Cabral). Mas tudo não passa de fachada. Embora Edith demonstre amá-lo de verdade, Félix formou aquela família para agradar ao pai e camuflar sua homossexualidade. Ele maltrata o filho e, secretamente, tem encontros com um namorado, Anjinho (Lucas Malvacini). Edith, porém, também esconde seus segredos.

Carlito (Anderson di Rizzi) e Valdirene (Tatá Werneck)

Neymar, Alexandre Pato, Gusttavo Lima, Gustavo Borges, Luciano Huck, Victor Belfort. Esses são alguns homens famosos que viram alvo de Valdirene (Tatá Werneck), a Val Delícia. A periguete passa praticamente a novela toda tentando dar o golpe da barriga em algum milionário e, assim, resolver sua vida. Sempre com o apoio da mãe, a ex-chacrete Márcia, que criou a filha com um único objetivo na vida: fisgar um marido rico. Valdirene, entretanto, não leva jeito para periguete – é desengonçada, baixinha, não tem o corpo escultural das modelos, e coleciona uma série de gafes. Ignorante, usa palavras cujo significado desconhece, mas toda vez que a mãe, Márcia, pergunta se ela é burra, ela garante: “Sou inteligência pura”. Márcia e a filha são muito unidas. Val costuma chamar a mãe de “mãezoca”. Ela se apaixona pelo vizinho Carlito (Anderson di Rizzi), que a ama de verdade, mas o despreza porque ele é pobre. A relação de Valdirene e Carlito, que ela chama carinhosamente de Palhaço, sofre altos e baixos durante a trama. Embora apaixonada por ele, Val não quer perder de vista seu objetivo, e vive dando o fora no rapaz, para sofrer em silêncio depois.

Vega (Christiane Tricerri), Atílio (Luis Melo) e Márcia (Elizabeth Savalla)

Márcia é uma lutadora, que sustenta a si própria e a filha, Valdirene, vendendo cachorro quente na movimentada rua 25 de Março, tradicional centro de comércio popular em São Paulo. Ex-chacrete do programa Cassino do Chacrinha, conhecida como Tetê Para-choque e Para-lama, Márcia transferiu para a filha o sonho de ser famosa e de casar com um milionário para sair da pobreza. A “rainha do hot dog” vive arquitetando planos para que Valdirene fisgue um bom partido. Surpreendentemente, é Márcia que, sem saber, arruma um marido rico. Ela acolhe em sua casa o desmemoriado Atílio (Luis Melo), diretor financeiro do hospital San Magno, que encontra na rua por acaso, maltrapilho e esfomeado. Os dois iniciam uma relação e se casam, ignorando a bigamia do noivo, que já é casado com Vega (Christiane Tricerri). Atílio perdeu a memória após um acidente provocado a mando de Félix. Ele fugiu do San Magno, onde estava internado, e foi parar na rua 25 de Março, dizendo chamar-se Alfredo Gentil.

Perséfone (Fabiana Karla) e Daniel (Rodrigo Andrade)

Perséfone (Fabiana Karla), a enfermeira acima do peso do hospital San Magno, merece um capítulo à parte. A personagem passou parte da trama tentando perder a virgindade, e se insinuou para colegas e desconhecidos ao longo dos capítulos. Suas investidas, porém, sempre davam errado. Até que o fisioterapeuta Daniel (Rodrigo Andrade), um dos seus alvos, acabou se apaixonando pela gordinha, e levou-a ao altar.

Eron (Marcello Antony), Amarilys (Danielle Winits) e Niko (Thiago Fragoso)

Eron (Marcello Antony) e Niko (Thiago Fragoso) formam um casal, e vivem uma relação estável e feliz. O primeiro é advogado do hospital San Magno. O segundo, dono e chef de um restaurante de comida japonesa. Bem-sucedidos, eles representam um modelo familiar que se sustenta em pilares como o respeito e o afeto. A relação dos dois é abalada quando entra em cena a dermatologista Amarilys (Danielle Winits). Amiga de Niko, ela sugere ser barriga solidária da dupla, para gerar o filho com que o amigo tanto sonha. Niko quer ampliar a família. A ideia é que Amarilys gere o fruto da inseminação artificial que juntaria os espermatozoides do casal com o óvulo de uma doadora anônima. As coisas, porém, não saem como o planejado.

Leila (Fernanda Machado), Thales (Ricardo Tozzi) e Nicole (Marina Ruy Barbosa)

Amor à Vida apresentou várias tramas paralelas. Uma delas envolve a ambiciosa Leila (Fernanda Machado) e seu namorado, Thales (Ricardo Tozzi). A sobrinha de Pilar vislumbra uma oportunidade de enriquecer sem fazer esforço ao conhecer Nicole (Marina Ruy Barbosa), uma jovem rica e órfã, sozinha no mundo. Nicole é filha de antigos amigos de Pilar. Quando ela chega ao Brasil, esta pede a Leila que fique amiga da moça e faça companhia a ela em passeios pela cidade. Leila ganha a confiança de Nicole. Tempos depois, Nicole descobre que tem câncer. Encantada com a fortuna da jovem milionária, Leila logo arma um plano: convence Thales a cortejar Nicole e casar-se com ela, para ficar com todo o seu dinheiro.

Bernarda (Nathalia Timberg) e Lutero (Ary Fontoura)

Lutero (Ary Fontoura) começa a novela como cirurgião-chefe do hospital San Magno. Respeitado e admirado pelos colegas e pupilos, o médico é destituído do cargo depois que suas mãos perdem a firmeza, impedindo que ele faça cirurgias. Mas ele continua trabalhando no hospital, como chefe dos médicos residentes. Quando perde o cargo, Lutero também perde o chão, sendo consolado por Bernarda, a mãe de Pilar. Ela se torna uma grande amiga e confidente do cirurgião. Com o passar do tempo, os dois desenvolvem mais do que uma amizade e, unidos pelo afeto, começam a namorar, experimentando o amor na terceira idade.

Murilo (Emílio Orciollo Netto) e Gigi (Françoise Forton)

Gigi (François Forton), ex-mulher de Atílio, é uma mulher divertida que vive tentando resgatar o antigo padrão de vida. Mãe de Murilo (Emilio Orciollo Netto) e avó de Sandra (Thavyne Ferreira) – embora deteste ser chamada de avó –, ela não se constrange em recorrer ao ex-marido para sanar as dívidas acumuladas pelos excessos de quem não se dá conta de que as coisas mudaram. Volta e meia, Gigi também recorre à amiga Pilar, pedindo ajuda para pagar suas contas. O filho, Murilo, não ajuda. O rapaz é um bon vivant sem um tostão, que também não quer saber de trabalhar.

Denizard (Fúlvio Stefanini) e Ordália (Eliane Giardini)

Um dos núcleos divertidos da novela é o bar de Denizard (Fúlvio Stefanini), o pai de Gina (Carolina Casting), Carlito, Bruno e Luciano (Lucas Romano). Homem ignorante, de coração grande, Denizard é o típico pai de família bonachão, mas que não tem papas na língua nas críticas aos filhos e no relacionamento com as pessoas. Ele diz o que pensa. No dia a dia do bar, vive brigando com seu funcionário, Rinaldo (Marcelo Flores), a quem chama de “Filósofo”. Denizard é casado com Ordália, auxiliar de enfermagem no hospital San Magno, com quem vive um casamento feliz. 

Gina (Carolina Kasting) e Herbert (José Wilker)

Gina, jovem e religiosa, é filha de Ordália. Ela se envolve com Herbert (José Wilker), um médico que tem um passado misterioso com Ordália. Gina enfrenta críticas pela diferença de idade em relação ao seu novo namorado e conta com o apoio da mãe, enquanto ela ainda não o encontra pessoalmente e o reconhece.

Joana (Bel Kutner) e Luciano (Lucas Romano)

Luciano é um estudante de Medicina dedicado, que se aproxima de Joana (Bel Kutner), uma enfermeira mais velha e experiente e conta com sua ajuda para custear seus estudos. Porém, Luciano demonstra ter vergonha de apresentá-la à sua família devido à diferença de idade, o que gera uma crise no relacionamento.

Rafael (Rainer Cadete) e Linda (Bruna Linzmeyer)

Amor à Vida apresentou algumas ações socioeducativas ao longo de seus capítulos. A de maior destaque foi a trama envolvendo a autista Linda (Bruna Linzmeyer), a jovem filha de Amadeu (Genézio de Barros) e Neide (Sandra Corveloni). A doença de Linda, que necessita de muitos cuidados e atenção especial, faz com que sua família seja obrigada a se reinventar e descobrir novas formas de se relacionar. A trama mostra que o autismo pode se manifestar de diversas formas, e que não é impossível ajudar o doente a superar muitos de seus limites. Linda tem crises temporárias, muitas provocadas pela insensibilidade e pelo desafeto da irmã, Leila, que não tem paciência para a jovem e defende sua internação. Já Daniel é extremamente carinhoso com a irmã mais nova, que é superprotegida pela mãe. Por excesso de zelo, Neide, involuntariamente, impede a evolução da filha. No decorrer da trama, Linda passa a contar com o apoio de Rafael (Rainer Cadete), jovem advogado que faz o que pode para inseri-la na sociedade. Rafael enfrenta a resistência e a desconfiança da família da jovem até provar que realmente ama Linda e tem boas intenções.

Michel (Caio Castro) e Patrícia (Maria Casadevall)

Michel (Caio Castro) e Patrícia (Maria Casadevall) se conhecem no hospital San Magno. Ele é o novo endocrinologista do prédio, um jovem bonito que atrai a atenção das mulheres. Ela trabalha como secretária no local. Logo nos capítulos iniciais, Patrícia se casa com Guto (Márcio Garcia) e é traída na lua de mel. Depois disso, fica predisposta ao sexo com qualquer homem por quem se sinta atraída, sem vínculos afetivos, já que não acredita mais nos relacionamentos amorosos. Michel, mulherengo, também não quer saber de compromisso, e age da mesma forma. Os dois sentem uma forte atração física um pelo outro, e começam a se relacionar. Com o tempo, a ligação se fortalece e o relacionamento fica mais sério. Até que a advogada Sílvia (Carol Castro) surge para incrementar a trama. Ela é mulher de Michel, de quem estava momentaneamente separada porque os dois haviam decidido dar um tempo na relação. Quase ao mesmo tempo, Guto reaparece na vida de Patrícia. O que era um triângulo vira um quarteto, com direito a traições e troca de casais.

ESTREIA DIA 12/01/2025