Cama de Gato é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 5 de outubro de 2009 e 9 de abril de 2010, em 161 capítulos, substituindo Paraíso e sendo substituída por Escrito nas Estrelas. Foi a 74ª "novela das seis" exibida pela emissora. Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, com colaboração de Júlio Fischer, Thereza Falcão, Alessandro Marson e João Brandão, é escrita com a supervisão de texto de João Emanuel Carneiro, teve a direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Thiago Teitelroit, André Felipe Binder, Roberto Vaz e Vinícius Coimbra, com direção geral de Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.
Marcos Palmeira interpretou o personagem principal, um homem rico e amargurado chamado Gustavo Brandão, numa trama que narra os acontecimentos da perfumaria Aromas, pertencente à sua família. Além de Marcos Palmeira, a novela contou com as participações de Camila Pitanga, Carmo Dalla Vecchia, Paolla Oliveira, Dudu Azevedo, Heloísa Perissé, Marcello Novaes, Aílton Graça e Isabela Garcia.
Voltada ao público em geral, a telenovela foi bem-recebida pela crítica e pelo público, oscilando uma média de 24 pontos. Desta forma, conquistou o prêmio de melhor telenovela na categoria "drama" da cerimônia canadense Banff World Television, e foi indicada a seis categorias do 12º Prêmio Contigo! de TV.